Motorhome Apolo 6.0

Já viram esse motorhome da Apolo, lançado recentemente? Considerando os 6,10m de comprimento, 2,15m de largura, e 3,10m de altura, parece interessante.

O banheiro mesmo é gigante para o tamanho do veículo, o que é raro… normalmente a primeira coisa que se perde é o tamanho e a qualidade do banheiro. Por outro lado comprometeram na parte de armazenamento e da cozinha, mas também não dá para esperar milagre em um veículo de 6 metros. Parece-me que até conseguiram fazer muito.

1 curtida

Parece legal , mas fiquei me perguntando exatamente isso que comentou , banheiro tão grande para um carro menor.
Será que vale a pena !?
Claro , vai da escolha de cada um !!!
Leigo no assunto , mas estudando e olhando sempre as novidades !
Uma boa opção custo x benefício !!!

1 curtida

Realmente é uma questão pessoal pois muitas pessoas estão acostumadas a usar a infraestrutura do camping. Para nós eu simpatizo muito com a ideia de ter um bom banheiro mesmo em veículos menores. Antes de decidirmos ir na direção da Felícia, nós procuramos opções de trailers pequenos e é quase impossível achar algo com um bom banheiro. Depois, quando começamos a pensar na possibilidade do motorhome, acabei me surpreendendo novamente pois também queríamos algo pequeno, e mesmo nessa categoria os veículos menores com frequência comprometem no banheiro em favor de outras questões. Existiam outros detalhes a serem considerados para o nosso caso, como comentei no tópico da Felícia, mas ao menos nesse quesito esse modelo da Apolo teria sido aprovado.

2 curtidas

Muito legal o projeto da Apollo, gostei da distribuição interna, e especialmente, o banheiro, claro!
Lembro no ano passado quando alugamos um MH na Espanha, como era pequeno o banheiro, e como era complicado tomar banho nele!
Sem dúvida, a gente da Apollo está de parabéns pelo modelo, e espero que tenham muito sucesso e logo vejamos muitos MH como este viajando pelo Brasil e o mundo.
Grande abraço!

Dardo.

2 curtidas

Achei muito interessante o motorhome da Apolo dar maior atenção para o espaço mais usado durante o dia inclusive quando se tem visita, área esta proporcionada pelo dobrar da cama de casal; se considerarmos que o equipamento seja habitado por um casal e uma criança as divisões são bem pensadas com um banheiro muito bom possibilitando o uso do sanitário cassette e lavadora de roupa interna.
Vejo de negativo a instalação de ar condicionado e micro-ondas, costumes que deveriam ser paulatinamente abandonados e que fosse implementado o maior uso de claraboias e a utilização de aquecedor a óleo para as situações de frio.
Por fim fica a torcida pela futura implementação da fibra em vez do alumínio na carroceria (difícil inclusive para restauração de um amassado ), a qual iria contribuir positivamente para um PTB folgado.
Longa vida para a Apolo.

3 curtidas

Seja bem vindo, Wilson!

Concordamos em quase tudo. Só na questão do ar condicionado é que não dá para concordar… :smile: As claraboias ajudam, mas depois de uma determinada temperatura não adianta ventilar pois a temperatura externa é desconfortável na mesma. Pegamos temperaturas de 42 graus nesse verão, por exemplo, em vários dias. O ar condicionado era a nossa alegria. :sweat_smile:

2 curtidas

Ok Gustavo.

Com referência ao ar condicionado temos tres opções:
a) Usar a energia externa quando disponível;
b) Uso do painel solar que torna-se contraproducente;
c) Ligar um gerador o que proporciona desconforto sonoro para os vizinhos.

Soma-se aos motivos acima que estamos fazendo um esforço para criar um ambiente frio e seco o que não é salutar.

O uso do compressor de geladeira em 12V, em conjunto com o climatizador é uma variante que venho estudando.

Grato pelos votos de boa vinda.
Abraços.

1 curtida

Olá Wilson,

Essa é a nossa opção. Em epocas de calor acompanhamos a previsão do tempo e se percebemos que vai ficar desconfortável já escolhemos um local onde teremos energia. Com algum cuidado é tranquilo.

Realmente é difícil de manter o ar condicionado só no inversor. Mesmo para o dia, as placas teriam que gerar energia suficiente para o ar condicionado e para repor as baterias. Se estiver nublado ou a noite, difícil. No nosso caso não teriamos nem teto suficiente para tantas placas, ou espaço adequado para tantas baterias.

Realmente pode ser um problema. Mas também existem geradores melhores que se combinados com uma caixa abafadora praticamente não se escutam. O @Dardo tinha um ótimo conjunto no Guanaquito que era impressionante nesse sentido.

Vocês tinham problema com ar seco no motorhome ou trailer? Me ensina como se faz isso! :smile:

Nós sempre moramos em regiões umidas, e sempre tivemos que combater a umidade e o mofo. No trailer e motorhome é ainda pior, pois além do ambiente ser muito pequeno, há menos ventilação no inverno e o propano do fogão gera água.

Atualmente temos um desumidificador pequeno para evitar esses problemas no inverno. No verão não há problema algum, pois justamente ou abrimos a janela ou ligamos o ar que ajuda a desumidiifcar.

Legal, depois nos conta o resultado do estudo. Faço votos de sucesso em nome do nosso bem estar. Eu fiz algumas brincadeiras com placas Peltier há uns anos, mas o resultado não foi bom. A tal da física não ajuda… :smile:

O problema fundamental é que a troca de temperatura do ar requer energia significativa, e não há muita mágica que possamos fazer. Ao usar menos energia, o resultado acaba por ser menos apropriado também.

Grande abraço!

2 curtidas