Novidades sobre o Balão

@ Gustavo, fechei a compra do seu antigo “Balão”. Resolvi trocar os eixos e o sistema de freios. Vou colocar 2 eixos da Al-ko de 1800 kg cada.

3 curtidas

Olá @Eugenio,

Que boa notícia! Parabéns pela compra, e esperamos que ele proporcione ótimas viagens e experiências nos próximos anos. Na nossa família lembramos desse trailer e desse período com muito carinho.

Desculpe por não responder antes. Não percebi a mensagem dentro do outro tópico sobre rebocadores. Movi a mensagem para esse novo tópico para podermos acompanhar a sequência.

Já tem data a mudança de eixos? Estou curioso para ver como vai ficar.

Abraço!

2 curtidas

Bom dia, o trailer está na Itu Trailer. Os eixos novos e o novo sistema de freios da Al-ko devem chegar até o final de julho.
Não tenho data para pegar o trailer. Minha CNH é B e ainda terei que mudar para C, o que ainda não posso fazer agora por causa da pandemia.
Minha ideia inicial era viajar no final de outubro para Itu.

2 curtidas

Demorei para responder porque estou de férias e tentei ficar longe do computador e da Internet.

2 curtidas

Boa ideia ficar um pouco em reclusão nesse período, Eugenio.

Uma dica sobre a categoria é fazer logo a D e não a C, pois o trabalho é o mesmo.

Quando houverem novidades sobre os eixos, de preferência com fotos para apreciarmos :smile:, por favor manda para nós!

Grande abraço.

2 curtidas

Muitos Centros de Formação de Condutores, digo mais de 90% com certeza, não fazem a CNH C pois a D abrange a C e é feita em um microonibus mais fácil de manter (estacionamento por exemplo) do que um caminhão.
Na realidade a CNH C está caindo em desuso mesmo!!!
Coisas de brasil né, o cara se habilita na D em um microonibus e depois sai dirigindo um caminhão Baú enorme dentro da cidade por exemplo arrancando galho de arvore, fiação etc heheheh.

2 curtidas

Boa ideia a de fazer logo D. Vou ver isso assim que o Detran voltar.

2 curtidas

Uma pergunta , após as aulas teóricas e práticas, prova é fácil com o micro ? Para categoria D ?
Como foi a experiência dos amigos?

1 curtida

procura no youtube por “prova pratica categoria D” ou “exame categoria D” que tem muitos videos com dicas etc

2 curtidas

Viagem para buscar meu novo trailer (antigo balão).

Saímos no dia 11/09/2020 e Natal às 15h com destino a Maceió. Chegamos em Maceió por volta das 21h30 e andamos 515 Km.

No sábado, dia 12/09/2020, saímos de Maceió às 5h40 e paramos às 20h30 em Cândido Sales, percorremos 1025,5 Km.

No domingo saímos 5h50 e paramos às 21h, percorremos 1270 km até Porto Ferreira.

Na segunda saímos de Porto Ferreira por volta das 10h e chegamos em Itu às 12h. Percorremos 187 Km.

Saímos na quinta-feira (17/09) às 12h e paramos novamente em Porto Ferreira por duas horas.

Permanecemos rodando até 20h e paramos em um posto após Uberaba. Rodamos 445,3 km.

Na primeira noite tivemos problemas de energia no trailer. As baterias não aguentaram o inversor ligado para suprir energia para 2 ventiladores. As baterias ainda eram as que Gustavo colocou em 2015.

Na sexta-feira (18/09) saímos 6h e fomos parando em Araxá, Pirapora e Montes Claros atrás das baterias estacionárias Moura no break de 63 ah. Ainda em Pirapora ligamos para algumas lojas em Montes Claros. Uma delas disse que havia a bateria no distribuidor, que conseguiriam as baterias em meia hora. Acertamos o preço em R$ 480,00 cada bateria e informei que estava saindo de Pirapora e que em 2 horas chegaria a Montes Claros. Acertamos que eu iria parar em um posto na entrada da cidade, ainda na BR, e iria ligar para a loja. Enquanto eu ainda estava abastecendo a minha Ranger o pessoal chegou no posto e fizeram a substituição das baterias.

Após a troca das baterias prosseguimos com a viagem e paramos em um posto por volta das 20h, em um povoado de Grão Mogol. Rodamos 776,6 km.

No Sábado saímos 6h e dirigimos até 20h. Paramos em Alagoinhas na Bahia. Rodamos 773 Km. Estávamos abastecendo em Alagoinhas qundo um Troller parou ao lado do meu carro. Um senhor chamado Juscelino disse que era dono de um posto que havíamos passado, 4 km atrás. Juscelino nos convidou para retornar até o posto dele para dormir em local fechado com água e energia. Aceitamos o convite e tomamos umas boas Hienekens até 23h. Juscelino também é trailista e tem um Winnebago 1706.

No domingo saímos 8h do posto de Juscelino e dirigimos até 23h. Rodamos 903 Km. Paramos em Goianinha/RN, a apenas 36 Km de onde eu iria deixar o trailer.
Nossa ideia era seguir até o destino final mas um barulho e uma grande vibração no volante da Ranger nos fez parar em Goianinha.

Na segunda-feira saímos 7h e chegamos 7h30 em Nízia Floresta, no Condomínio Chácara do Bonfim. Rodamos 36 Km

3 curtidas

Gustavo gostaria de saber como você usava a câmera de ré do trailer. Você tem alguma especificação do equipamento? No trailer não tinha nenhum monitor para levar no carro.

2 curtidas

Que fantásticas essas fotos, @Eugenio! Não sabes a alegria que me dá ver esse trailer na estrada novamente sendo aproveitado. Espero que vocês tenham ótimas experiências daqui para frente.

Quanto ao monitor, houve alguma confusão então. Eu deixei o equipamento completo, com a tela, o receptor, e o adaptador para o isqueiro, dentro do trailer na Sinostrailer. Não havia porque eu ficar com isso, tanto porque o equipamento foi todo feito para a interconexão com o transmissor que está na parte de trás, quanto porque perto do trabalho que dá para montar o conjunto o custo é muito baixo.

Tens como falar com o vendedor para ver se ele pode te entregar? Se não der, eu vejo para ti o modelo exato do receptor de vídeo para que possas adquirir diretamente. É barato… só é chato de ter que importar novamente.

E digo que vale muito a pena. A viagem se torna muito mais tranquila com a visão traseira que essa câmera oferece. Dá para ver tudo lá atrás.

1 curtida

Vou ver com a Itu Trailer, onde eu comprei se o antigo proprietário deixou por lá ou se eles perguntam para ele.
Com a substituição dos eixos eu tive problemas com a saída do tanque de água potável que fica mais atrás. Fiquei sem água potável na Bahia. Precisei reparar.

A saída antiga é a azul que depois da foto foi fibrada. A saída nova é essa de bronze.

Resolvi revestir o tanque com lâ de vidro, para aguentar o “frio” do nordeste.


1 curtida

Um dúvida Gustavo, esse tanque mais a ré é o menor ou maior?

Eu substitui sua antiga fonte Corzus por uma fonte Usina de 70 Ah.

Os novos eixos e sistema de freios ficaram excepcionais. O trailer subiu uns 8 cm em relação ao antigo eixo.



1 curtida

Obrigado pelas belas fotos, @Eugenio

Se bem me lembro os dois tanques de água limpa têm o mesmo tamanho.

Quanto a fonte, houve algum problema com a fonte original? Eu pesquisei bastante na época e optei pela Corzus pois parecia ter um bom comportamento em termos de controle de temperatura e ruído.

Abraço!

1 curtida

Eu não achei informações muito precisas do Corzus.
Já a fonte Usina tem controle de tensão e de corrente, tem também carregamento com flutuação, e só liga a ventoinha se houver necessidade:
“Função SMART COOLER: O cooler é acionado de acordo com a necessidade da
fonte, proporciona um funcionamento mais silencioso e aumenta a vida útil do
mesmo.
Ajuste de Tensão
Ajusta a tensão de saída em qualquer valor entre 12,5V e 14,4V, pode haver uma
variação de até 1% nesse ajuste.
Ajuste de Corrente
Ajusta a corrente de saída em qualquer valor entre 10 e 100% da potência da
fonte, pode haver uma variação de até 5% nesse ajuste.”
Achei que o Usina era mais inteligente, por isso comprei. Custou R$ 347,00.
A Corzus ficou de reserva.

2 curtidas

Aqui acho que tem todos os detalhes: http://corzus.com.br/acdc-60a/

Só não há controle de corrente.

1 curtida

Eu achei essa informação que você mencionou.
Vi que a corrente de saída era contínua de 60A. Por isso resolvi trocar por um que eu possa controlar a corrente para poder dar uma carga mais lenta. Outro ponto que não achei informação no Corzus foi se ele tinha flutuação após o carregamento da bateria.
O Usina me custou R$ 347,00 com frete. Acho que valeu a pena a substituição. E o Corzus vou usar como fonte para som.

2 curtidas

Não tinha flutuação não. Essa Usina parece melhor mesmo.

Eu nunca utilizei controle de corrente porque na prática o máximo que ela conseguiria enviar era 20A por bateria, o que não é muito para essas baterias, e ainda assim quase nunca isso ocorre porque a corrente depende da diferença de tensão entre a fonte e a bateria.

Por outro lado, quando ligas um microondas ou um outro equipamento ligado no inversor, e a fonte está ligada, é ótimo a fonte entregar os 60A e dividir a carga com as baterias.

Usávamos quase sempre dessa forma nos campings pois tínhamos total independência da qualidade da tensão no camping, o que as vezes é um problema. Entre os 90V e os 250V tudo funcionava.

Com essa fonte da Usina e o sistema elétrico que tens aí podes fazer o mesmo.

1 curtida

Boa noite, infelizmente não consegui o receptor da câmera com o antigo proprietário. Ele falou que trocou de carro e o receptor foi junto.
Gustavo, se você ainda tiver as especificações por favor me informe.
O trailer já está em meu nome, consegui transferir no Detran aqui do RN.

1 curtida