Bom, a reforma não segue um cronograma, então nenhuma das etapas tanto da estrutura, mecânica, hidráulica ou outra foi concluída, assim vou ir relatando em pequenas etapas.
Aproveitei alguns dias com condições climáticas adequadas e comecei a fazer um tanque de fibra. A intenção era fazer 2 tanques, sendo um para água potável e outro para água servida. Logo na primeira etapa percebi que iria gastar mais material do que eu imaginava e pelo custo dos materiais o tanque de fibra deixou de ser vantajoso em relação ao de polipropileno. Decidi então encomendar um tanque em polipropileno na empresa PPVILLE, para armazenar a água potável e usar o de fibra para água servida.
Como a fibra “não faz canto” eu resolvi fazer uma massa com resina e talco industrial para vedar totalmente a junção entre a tampa e a lateral do tanque, após ter fixado com manta e resina.
Tanque em Polipropileno.
No meu antigo eldorado, quando queria saber a quantidade de água que tinha no tanque eu sacudia o trailer e observava o movimento na lateral do tanque. Para evitar isto no Rubi, decidi construir um painel com leds para indicar o nível dos tanques.
O meu nível de conhecimento em eletrônica é muito limitado, então pesquisei bastante na web e consegui construir o painel após analisar alguns sistemas semelhantes. Só não entendi o motivo do sistema utilizar um resistor entre a base e o emissor do transistor, de repente funciona como uma espécie de proteção… Como o resistor estava presente em todos os sistemas que vi eu coloquei, e funcionou.
Este é o sensor que fica dentro do tanque.
Confira o vídeo de teste clicando AQUI.
Inicialmente minha ideia era reformar o boiler original que fornece água quente para o trailer, mas achei melhor comprar um aquecedor de passagem de 7,5 litros para substituir o boiler.
Ainda que não seja o mais indicado e seguro, decidi instalar o aquecedor dentro do banheiro, para isso foi necessário reduzir o tamanho do armário superior. Seguindo as dicas do meu pai, utilizei a face lateral externa do armário e mal se percebe que ele foi cortado.
No momento em que fui fazer o corte para instalar a chaminé do aquecedor, percebi que uma das principais travessas de apoio do teto estava no caminho e para não corta-la resolvi fazer uma espécie de coifa para o aquecedor.
Envolvi ela com uma manta para isolamento térmico utilizada também em escapamentos.
Esta etapa parou por aqui, pois preciso primeiro pintar o teto para depois finalizar a chaminé e então instalar o aquecedor.
Neste meio tempo fiz umas lampadas com fitas de led para o banheiro e para a sala utilizando tubos de pvc e suporte de lampadas velhas que queimaram. Preferi construir as lampadas porque já tinha comprado a fita de leds com potência e temperatura de cor de minha preferência.
Já retirei também o conversor original do trailer que será substituído por outros equipamentos.
Pesei o conversor e as partes do boiler para ter uma idéia de compensação de peso na parte traseira do trailer.
Conversor 34,4Kg
Boiler 15,5Kg sem contar o peso da água quando está em uso.
Pretendo instalar as duas baterias na parte traseira do trailer, no local onde ficava o boiler. Considerando a redução de peso do conversor e também do boiler, vi que não vou ter um aumento de peso na traseira em relação ao peso original.
Por enquanto é isso. Abraços!