Reforma Turiscar Rubi 1991

Olá amigos, estou chegando agora aqui nesse forum, eu frequento o MACAMP. Sou de Pelotas.
Sobre a estrutura dos trailers tenho estudado isso ultimamente pois estou reunindo o máximo de informações para iniciar a construção do meu em seguida.
Tenho pesquisado materiais compostos, fibra de vidro, vetroresina, essas coisas. A estrutura pensava em fazer de metalon 30x30 porém ontem mesmo falando com o Sr. Julio da Vetroresina de São Paulo, ele me deu a dica de como fazer a estrutura toda no mesmo material que consiste em fazer um sanduiche com as chapas de fibra de vidro e a cada 60cm por exemplo usar uma tira do mesmo material perpendicular as laterais, isso dentro do “sanduiche” o que daria a resistencia necessária. O miolo pode ser isopor, pvc expandido, etc.
Com isso o trailer fica muito leve e rígido.

Enfim, pra não desvirtuar o tópico do Matheus, parabéns pela manutenção, está no maior capricho como deve ser feito!!!
Forte abraço.

Seja bem vindo, Giuliano!

Não tinha ouvido falar dessa possibilidade ainda. Será que não fica meio frágil a estrutura? Olha que esses trailers trabalham um bocado quando colocamos eles em lugares mais “estranhos”. :smiley:

Legal que moras aqui por perto. Qualquer dia vamos ter que marcar um encontro então. :+1:

ola giuliano_mo entre em contato eu moro em pelotas tambem e estou querendo construir ou reformar um trailer. email: franksti@bol.com.br

Gustavo, o método construtivo fica bem forte e leve, tão forte como a construção tradicional dos trailers antigos por exemplo.

1 curtida

Olá, pessoal!
A reforma segue com a preparação das travessas e parafusos que sustentam os tanques. Ao invés de utilizar contraporca resolvi colocar porcas auto travantes, mas não sei como irão se comportar nesta aplicação, vamos testar!
Em uma das travessas do tanque de água servida foi feito um suporte para fixar a bomba d’água, e felizmente o resultado foi melhor do que o esperado, já que tinha receio de ter problema com ruído oriundo da vibração da bomba.
Na parte superior dos tanques foram colocados calços de forma que ambos ficassem com certa inclinação para a saída de água. No teste que fiz verifiquei que é possível esgotar praticamente toda água servida, restando menos de 1 litro no sistema, comparado ao tanque e sifões secos.

Aproveitando todos os dias mais quentes, com temperaturas acima de 20°C, o que é pouco comum nesta época, pintei algumas peças do trailer.
Todas elas foram lixadas, algumas reparadas, como a frente do trailer que tinha alguns pontos quebrados, para então receber fundo primer PU e acabamento PU na cor branco puro.

Fundo:

Acabamento:

Preparei também a iluminação em led das lanternas traseiras. Como não se trata de uma lampada comum, fiz algumas para ficar de reserva.

Sinaleira:

Freio:

Pisca:

Logo espero ter mais novidades.
Abraço!

Muito legal Matheus, belo trabalho!
Si você me permite uma opinião, acredito que seria legal proteger da poeira e água a bomba, com um invólucro de fibra ou madeira; era assim, numa caixinha de madeira, que a bomba do Diamante ficava fechada, com um certo espaço para permitir a refrigeração da mesma. (Talvez você até fez, e eu não percebi).
Nunca tive problemas com a bomba, mesmo andando em dias de muita chuva, quando as poças de água lavavam por baixo o piso do Trailer, com uma certa violência até, em função da velocidade.
Mais uma vez, belíssimo trabalho, meus parabéns!

Dardo.

Novamente, muito alto nível o trabalho, Matheus. Essa reforma vai virar uma referência pro pessoal que quiser fazer uma reforma geral no trailer, e ele vai virar uma relíquia. Estava mostrando as fotos pra minha esposa agora mesmo e comentando.

Parece estar chegando nos finalmentes. Quando é a estréia?

Matheus, vc esta de parabéns! seu trabalho é melhor que profissional! também ainda estou terminando as reformas em meu mini trailer, vou pegar umas dicas suas e idéias muito boas, forte abraço.

Pessoal, obrigado pelas considerações de todos!

Dardo, ótima dica, eu não havia pensado nesta questão em relação a bomba. Comprei uma chapa de alumínio para fazer algumas peças, vou ver se aproveito o que sobrar dela para fazer uma proteção.

Gustavo, eu e meu pai estamos tentando reparar cada parte da melhor forma que podemos com nossas habilidades. Fico feliz em saber que estão gostando do resultado.
Ainda não temos previsão para estréia, mas espero ser até o fim deste ano!

Eduardo, a intenção aqui é esta, compartilhar as ideias!

Abraços!

Olá pessoal, a reforma do Rubi segue em bom ritmo, esperamos deixar ele pronto ainda este ano.

Envio mais alguns detalhes para que possam acompanhar um pouco…

O teto do trailer já foi pintado, assim pude finalizar a instalação do aquecedor de água, colocando a chaminé e fixando ele na parede.

Fiz três peças triangulares com furos para passar as mangueiras, acomodando elas no canto do banheiro. No fim da reforma pretendo fazer um acabamento na frente com o alumínio que sobrar da confecção de algumas peças.

No banheiro, principalmente durante o inverno, sentimos a necessidade de fechar a clarabóia logo ao terminar o banho. Para ficar prático, resolvi trocar a claraboia original por uma mais fácil de abrir.

Optei pelo modelo sem exaustor, com a intenção de instalar parte de um cooler para esta tarefa. O resultado me agradou bastante.

Na cozinha tínhamos um depurador de ar que funcionava em 110V e era bem barulhento, ele foi substituído por um exaustor que confeccionei em alumínio.

Ele funciona com um cooler e iluminação led 12V.

O interruptor do cooler foi adaptado para led e resistor adequados para 12V, já que só encontrei estes interruptores 110v aqui no comércio.

O fogão do Rubi tem isolamento térmico nas laterais e traseira, porém o fundo não possui isolamento e fica bem próximo do queimador do forno. Originalmente o fogão era fixado sobre duas travessas de madeira que acabaram queimando como podem ver na foto abaixo.

Para tentar resolver este problema fiz duas travessas novas em alumínio, com furos na parte da frente e de trás de cada travessa e isolamento com manta na parte superior. Espero que o calor seja dissipado antes de chegar na madeira. Logo pretendo testar com uma lasanha. :yum:

Logo trago mais alguns detalhes.

Abraços!

2 curtidas

Tá ficando muito bonito, Matheus! Que trabalho legal que estás fazendo.

Parabéns em especial pelo depurador. Ficou muito bom!

Quanto ao aquecedor, será que não tem perigo ele estar tão próximo as paredes, principalmente a de trás? Imagino que deves ter colocado uma manta alí… será que valeria a pena afastar ele um pouco mais, semelhante ao que fizesses no fogão, com suportes de alumínio (além da manta)? Dá um certo medo. :fearful:

E uma dica com relação a claraboia: o modelo que temos no trailer é bem semelhante a esse na parte de cima, e ela tem um problema sério mas simples de resolver: qualquer chuva que caia e pegue a claraboia meio aberta, aquele espaço que há entre o alumínio e o plástico na parte de cima funciona como uma calha e faz com que a água vá direto pra madeira. A solução, como deves imaginar, é colocar silicone em toda a volta.

Pra ficar mais claro, nessa parte aqui:

image

Matheus,

Muito bom essa tua reforma, e concordo com o Gustavo o depurador ficou especial. Logo o Rubi vai estar na estrada…

Abraço

Marcelo

Excelente trabalho !
Eu só me preocuparia um pouco com o aquecedor: o GLP ( ao contrário do GN) é mais denso do que o ar, então, havendo vazamento, o gás vai se acumular nas partes baixas do interior.
Melhor pensar em isolar o aquecedor e fazer uma calha+grelha que encaminhe o gás para o exterior no caso de vazamento.
Boa sorte e parabéns pelo belo trabalho.

Gustavo, obrigado pela dica. Quando estava montando a claraboia lembrei de ter lido um relato teu sobre esta questão da entrada de água na fresta entre as molduras quando ela está aberta, mas acabei esquecendo de fazer a vedação que tu indicou. Já anotei aqui pra não esquecer.

No caso do aquecedor, antes de instalar pensei nesta questão do aquecimento, principalmente na parte traseira. Então, coloquei ele em funcionamento fora do trailer, na potência máxima, para ver o quanto o capa externa iria esquentar. Ele externamente esquenta muito pouco,(ao contrário da chaminé que esquenta bastante) e não julguei necessário um isolamento térmico, coloquei apenas um espaçador na parte traseira como pode ver na foto abaixo.

Marcelo, certo que vai estar! Numa dessas nos encontramos por algum camping!

Helvio, este realmente não é o local mais adequado para instalar o aquecedor, mas digamos que estou lidando com um risco calculado. Este aquecedor tem alguns sistemas de segurança que evitam problemas mais graves, mas ainda assim existem riscos que procuro evitar com medidas rotineiras como sempre fechar o registro geral de gás antes de andar com o trailer e antes de dormir. De qualquer forma, obrigado pelo alerta.

Obrigado pelas considerações de todos!
Abraços!

1 curtida

Legal, Matheus. Parecia que estava encostado, mas assim parece legal mesmo. E o teste na prática resolve a questão de fato.

Quando vai pra estrada? Parece estar nos finalmentes já. :+1:

Gustavo, pretendo terminar ele ainda este ano, espero que no máximo até o fim de janeiro de 2018 ele já esteja na estrada!
Abraço.

1 curtida

Pessoal, agora vem a parte que, pra mim, era a mais crítica, a recuperação dos pontos da estrutura de madeira que estavam danificados.
No momento da compra eu já tinha percebido que alguns locais estavam danificados, ao abrir as paredes verificamos outros que não estavam em estágio tão avançado então só eram percebidos após a retirada das chapas de alumínio.
Inicialmente a minha ideia era abrir somente uma parte do trailer, mas com o andamento da reforma decidimos não deixar nenhum detalhe para trás. Diante da habilidade que meu pai tem para trabalhar com madeira, imensamente maior que a minha, deixei toda reforma do madeiramento da estrutura por conta dele.

Bom, nós começamos abrindo a lateral esquerda, que era a parte que já sabíamos que estava danificada, não só em função de infiltrações, mas também por cupins…

DSCN4705

DSCN4712

DSCN4724

Combater os cupins não é uma tarefa muito fácil, eles podem estar muito além de onde você vê e nem sempre os venenos líquidos são capazes de extermina-los.
Após abrir esta primeira parte resolvi fazer um teste. Cavei com um formão uma das madeiras da estrutura para verificar se os cupins estavam vivos e trabalhando naquele local. De fato estavam! Então apliquei inseticida (Jimo Cupim) em toda extensão da madeira e depois de dois dias eu retirei esta madeira, verificando que o veneno tinha permeado toda sua área e todos os cupins tinham morrido.
Com este teste fiquei tranquilo, pois sei que envenenando todo trailer tenho grandes chances de extermina-los totalmente, mesmo que ainda reste no fim da reforma alguma madeira que tenha sido habitada por eles.
De qualquer forma, retiramos toda a parte do madeiramento onde encontramos esta praga, eles deixam a madeira oca e consequentemente sem resistência.

Cupins mortos:
DSCN4872

DSCN4867

Para aplicar o veneno foi preciso retirar a cola que fixava o isopor na estrutura em todo trailer, só assim o líquido consegue permear.
A forma mais fácil e eficiente que encontrei para fazer isso foi escovando a madeira com escova de aço na retífica manual.

Após a escovação de uma parte:
DSCN4900

Veneno aplicado:
DSCN4906

Antes de desmontar meu pai fez alguns gabaritos:
DSCN4925

Algumas fotos dos principais pontos recuperados:
DSCN5010

DSCN5011

DSCN5095

DSCN5108

DSCN5106

DSCN5128

DSCN5528

DSCN4938

DSCN4924

DSCN5027

DSCN5655

DSCN5656

DSCN5654

DSCN5659

DSCN5712

DSCN6435

DSCN6566

DSCN5140

DSCN5679

DSCN5685

DSCN5678

DSCN5846

DSCN5687

DSCN5674

DSCN5744

DSCN5769

DSCN5772

DSCN5798

DSCN5799

DSCN5829

DSCN5833

DSCN5533

DSCN5538

DSCN5547

DSCN5573

DSCN5569

DSCN5667

DSCN6478

DSCN5692

DSCN5693

Instalação de tela nas chaminés em posição que impossibilita que os pássaros façam ninhos.DSCN6040

DSCN6035

DSCN6074

Instalação do painel solar de forma que seja possível remove-lo de forma mais fácil caso seja necessário.DSCN5039

DSCN5805

DSCN5813

DSCN6318

DSCN6324

DSCN6322

Fazendo uma claraboia nova usando a velha como molde:
DSCN6406

DSCN6402

DSCN6408

DSCN6504

DSCN6550

DSCN6484

DSCN6485

DSCN6058

DSCN6061

DSCN6066

DSCN6070

DSCN6448

DSCN6451

DSCN6450

DSCN6343

DSCN6348

DSCN6399

Fiz alguns testes com diversas colas e a melhor opção que encontrei para colar o isopor na estrutura de madeira e posteriormente as chapas de alumínio externas na estrutura e no isopor foi cola com base de resina acrílica, sem solventes. Não é uma cola de contato, eu utilizei da marca Homestar. Depois de seca só solta desagregando o isopor.

DSCN6562

DSCN6424

DSCN6430

Continua…

2 curtidas

Top a reforma. Vai ficar melhor q novo!!!

1 curtida

Uau, reforma completíssima!

E que pânico que dá quando a gente vê aquela foto dos cupins… :scream: esse é o grande vilão dos trailers e motorhomes, e por mais que a gente cuide também precisa um tanto de sorte para não aparecer. Sempre que a gente vê um bichinho suspeito já salta os olhos… imagino tua reação quando visse e te desse conta que realmente precisaria fazer um trabalho mais completo de limpeza.

Por outro lado, também estás aproveitando e recuperando geral. Tá ficando muito legal! Em seguida a gente se encontra em algum camping.

1 curtida

Oi Matheus,

Excelente trabalho, o Rubi vai ficar joia.

Matheus, acompanho teu blog a algum tempo, e queria uma informação, tu rebocou o Eldorado com um Xsara, o carro aguentou bem o trabalho???
Te pergunto isso, pois quando reboquei o M&Ms o carro sofreu com o engate, mas esse era diferente do que tu colocou, tens alguma dica de como posso reforçar o engate.

Abraço

Marcelo
Família M&Ms

1 curtida