Pessoal, agora vem a parte que, pra mim, era a mais crítica, a recuperação dos pontos da estrutura de madeira que estavam danificados.
No momento da compra eu já tinha percebido que alguns locais estavam danificados, ao abrir as paredes verificamos outros que não estavam em estágio tão avançado então só eram percebidos após a retirada das chapas de alumínio.
Inicialmente a minha ideia era abrir somente uma parte do trailer, mas com o andamento da reforma decidimos não deixar nenhum detalhe para trás. Diante da habilidade que meu pai tem para trabalhar com madeira, imensamente maior que a minha, deixei toda reforma do madeiramento da estrutura por conta dele.
Bom, nós começamos abrindo a lateral esquerda, que era a parte que já sabíamos que estava danificada, não só em função de infiltrações, mas também por cupins…
Combater os cupins não é uma tarefa muito fácil, eles podem estar muito além de onde você vê e nem sempre os venenos líquidos são capazes de extermina-los.
Após abrir esta primeira parte resolvi fazer um teste. Cavei com um formão uma das madeiras da estrutura para verificar se os cupins estavam vivos e trabalhando naquele local. De fato estavam! Então apliquei inseticida (Jimo Cupim) em toda extensão da madeira e depois de dois dias eu retirei esta madeira, verificando que o veneno tinha permeado toda sua área e todos os cupins tinham morrido.
Com este teste fiquei tranquilo, pois sei que envenenando todo trailer tenho grandes chances de extermina-los totalmente, mesmo que ainda reste no fim da reforma alguma madeira que tenha sido habitada por eles.
De qualquer forma, retiramos toda a parte do madeiramento onde encontramos esta praga, eles deixam a madeira oca e consequentemente sem resistência.
Cupins mortos:
Para aplicar o veneno foi preciso retirar a cola que fixava o isopor na estrutura em todo trailer, só assim o líquido consegue permear.
A forma mais fácil e eficiente que encontrei para fazer isso foi escovando a madeira com escova de aço na retífica manual.
Após a escovação de uma parte:
Veneno aplicado:
Antes de desmontar meu pai fez alguns gabaritos:
Algumas fotos dos principais pontos recuperados:
Instalação de tela nas chaminés em posição que impossibilita que os pássaros façam ninhos.
Instalação do painel solar de forma que seja possível remove-lo de forma mais fácil caso seja necessário.
Fazendo uma claraboia nova usando a velha como molde:
Fiz alguns testes com diversas colas e a melhor opção que encontrei para colar o isopor na estrutura de madeira e posteriormente as chapas de alumínio externas na estrutura e no isopor foi cola com base de resina acrílica, sem solventes. Não é uma cola de contato, eu utilizei da marca Homestar. Depois de seca só solta desagregando o isopor.
Continua…