Apolo 3000/3600 e Young 32

Olá Berna,

Parabéns pelo trailer! Que bonito.

Estou vendo três fotos aqui no tópico, duplicadas nas duas mensagens acima. Houveram outras que não funcionaram? Qual foi o problema na hora de enviar?

Não parece absurdo, dependendo do peso do trailer, do motor do veículo, e do percurso. Para dar uma ideia, a S10 fazia com o Balão por volta de 7.5 a 8.5 com diesel. Mas por outro lado o trailer certamente era bem mais pesado também.

Acima vejo que o carro é um V6 com 280cv a gasolina. Bastante potência, mas provavelmente economia não será o forte dele de fato.

Qual o peso do trailer?

Esse balanço inicialmente parece desconfortável mas em seguida acostumamos e torna-se natural. É perfeitamente normal pois apesar de possuir as próprias rodas e eixos, ainda assim é um veículo de quase duas toneladas (imagino, pelo tamanho) que está sendo comandado pelo peso e tração do veículo rebocador. Ainda lembro do @Dardo me avisar sobre isso durante o processo de construção do Balão, e depois da primeira viagem liguei para ele e agradeci pois se não soubesse disso teria ficado bastante preocupado também.

O importante para a segurança de todos é manter a velocidade baixa para perceber e acostumar com o novo movimento do veículo e com os novos limites que podemos operar sem riscos.

Mais duas dicas importantes relacionadas a segurança: primeiro, para reduzir esse efeito e melhorar o controle do trailer pelo veículo rebocador, é importante manter os maiores pesos de carga em cima dos eixos, se possível, e do contrário entre os eixos e o veículo rebocador, mas sempre tentar evitar a parte traseira do veículo. Para entender o porque podemos buscar por informações sobre “momento de inércia online”, mas resumidamente quanto maior o peso nas extremidades, mais difícil o controle de rotação sobre o eixo. Além disso, quanto mais para baixo melhor para manter o centro de gravidade baixo.

Esse vídeo aqui demonstra o problema bem:

E a segunda dica: se o trailer começar a abanar lateralmente como demonstrado, não pisar bruscamente nos freios pois provavelmente vai piorar a situação. O melhor é reduzir gradualmente a velocidade até que seja seguro conduzir. Se o problema ocorreu em baixa velocidade, provavelmente é a acomodação dos pesos. Se a velocidade estava elevada, possivelmente o problema é excesso de velocidade para o conjunto.

Só imagino! Como o @Crispiran mencionou, seguidamente precisamos adaptar ou substituir o engate do reboque para ficar seguro, sem folgas, e na altura correta. Na época do Balão entrei em contato com uma empresa no RS para fabricar o engate sob medida, para ficar na altura exata de forma que o trailer ficasse perfeitamente na horizontal durante a viagem. Não lembro quanto foi mas não era caro.

2 curtidas

Então @Crispiran, como trocamos mensagens ontem, o engate não mexe nada… qualquer movimento nele reflete automaticamente no carro, por isso achei estranha as oscilações.
Vou avaliar com a esposa e talvez agente consiga ir sim, só tenho que ver se vai valer a pena pela distancia e apenas 1 dia. Vou te avisando… Obrigado!

1 curtida

Oi @Gustavo, realmente não sei o que houve com as fotos… na hora que postei só mostrava o nome da imagem e não conseguia ver nada, por isso postei novamente com outro tamanho e novamente só apareceu o nome da imagem. Enfim, que bom que foi!

Ele está com 1500kg no PBT, mas acredito que tenha mais que isso.

Mantive a velocidade entre 80 e 90km/h, mas mesmo em velocidades mais baixas eu sentia o balançar do carro quando passava em ondulações. Com asfalto bom não tinha nenhum problema.

Eu achei o peso do trailer muito para frente, ainda vou pegar uma balança e tentar ver quantos quilos estão no pino, mas creio que sejam muitos, pois nem mexo o trailer com a mão. Tenho 2 baterias de 175ah na frente dos eixos, ar condicionado e 1 botijão de gás P13 na tulha frontal. A caixa d’agua fica na parte de trás, ou seja, pega uma parte no ultimo eixo e o restante para trás dos eixos. A caixa tem 185 litros e não tem quebra ondas, o que me preocupou bastante, pois tinham certos movimentos que pareciam ser da água (principalmente quando você acelera e freia na sequencia ou vice-versa)
Quanto mais vazia a caixa d`agua, mais peso para a frente. O que fiz no meio do caminho (pouca água na caixa) que acabou melhorando um pouco, foi passar a caixa de ferramentas e 2 galões de 20l de combustível para dentro do banheiro.

Muito bom o vídeo, ficou bem claro agora, obrigado. Na verdade o peso que adicionei atrás acabou até piorando a situação, pois criei uma grande gangorra. Preciso dar um jeito de reduzir o peso no pino, pois tenho certeza que mais para frente terei problemas. Qual seria o peso ideal para se ter no pino? entre 70 e 90kg seriam suficientes?

agradeço imensamente todas as dicas e orientações! Deus abençoe a todos!

2 curtidas

Isso parece o normal, já que é somente nas ondulações. O carro está levando praticamente o dobro do peso tradicional, e isso sem dúvida nenhuma vai ser observado no rebocador como uma carga extra que puxa e empurra em todas as direções em que o peso tenta se deslocar. A notícia boa é que acostumamos com isso rapidamente como algo normal. Importante para a segurança na verdade é não deixar o costume nos fazer esquecer que temos que respeitar essa nova situação como diferente de andar com um veículo leve.

Como é um trailer fabricado em série, imagino que eles tenham tomado o cuidado de manter esse peso razoável. Desde que dentro dos limites, é sempre muito melhor esse peso para frente do que para trás. Além do problema mencionado no vídeo, o peso para trás torna o veículo mais leve o que pode ser perigoso. Melhor o trailer fazendo alguma pressão no veículo.

Mas na dúvida vale a medição, com certeza.

O banheiro fica atrás do trailer? Se for, não vale a pena fazer esse contrapeso dessa forma, novamente devido ao momento de inércia, que cria problemas muito mais sérios. Melhor centrar o peso, ou se estiver dentro do limite deixar assim mesmo.

Há alguns anos eu escrevi sobre isso aqui no forum em mais detalhes.

É uma boa pergunta, e difícil de responder com certeza pois depende do equipamento instalado. Se o engate do carro for original, é bastante provável que um manual estrangeiro de um país com cultura forte de trailers (Reino Unido, França, Alemanha, etc) tenha detalhes precisos sobre o peso máximo no engate. Uma busca também pode achar esses detalhes em outros sites confiáveis (podes procurar por “tongue weight” ou “towball weight”).

Entre 80kg e 100kg parecem valores bastante razoáveis, e imagino que o Balão era talvez o dobro disso ou mais, com o engate acompanhando. Mas é complicado dar sugestões de segurança desse tipo sem saber qual a realidade do equipamento de ambos os lados.

2 curtidas

Muito obrigado @Gustavo !! Como sempre suas colocações e orientações ajudam muito!! Mais uma vez agradeço todo o apoio!

1 curtida

Buenas Berna!
Parabéns pelo belo Trailer, realmente se vê muito lindo!
E assino embaixo a todo o que Gustavo te falou sobre rebocar, e tem mais um detalhe, que humildemente me atrevo a ressaltar, e é o fato da nova sensação de rebocar um outro veiculo, no caso, o Trailer.
Normalmente, estamos tão acostumados ao rodar do nosso carro, que as novas sensações experimentadas com o Trailer, fazem parecer que são coisas “erradas”.
Quando fizer uma viajem longa, vais notar que após o terceiro dia de rebocar e centenas de km mais tarde, começarás a perceber como normal estes movimentos diferentes, e com o tempo, nem mais vais notar grandes diferenças.
Claro, movimentos violentos, nunca deverão ser tomados como normais, porém, pequenos movimentos laterais e/ou horizontais, de guinada ou similares, vão te resultar quase imperceptíveis com o tempo.
Muito sucesso com essa beleza de Trailer, e grande abraço!

Dardo.

2 curtidas