Construindo o próprio trailer. O CAVINETE

E aí, pronto pra botar a roda na estrada, ou falta alguma coisa importante ainda?

Onde estás planejando a estréia?

Sempre faltam detalhes, mas a estreia será até Londrina e Foz do Iguaçu.

Verdade, detalhes sempre tem. Mas está pronto pra rodar já então?

E será que não vale a pena fazer uma estréia (ou algumas) mais perto pra arrumar os detalhes antes de algo tão longo? Isso é normalmente o que o pessoal faz quando vai pegar um trailer recém comprado nas fábricas ou revendedoras. Eles recomendam até mesmo dormir no pátio um dia ou dois as vezes, pra fazer todos aqueles pequenos ajustes, ou até grandes em alguns casos.

É que tenho um encontro de Efemilzeiros agendado desde o ano passado. Foi quando marcaram a data é que eu pus um prazo de finalização para o Cavinete. Hoje comprei o tubo para o toldo, e no final de semana passei trocando o pára-brisas da Efe. Estou ajustando várias coisas nela para a viagem. Preciso fazer a ligação do alternador para as baterias do trailer para serem carregadas durante a locomoção.

Pretendia ir até a Capilha antes passar um final de semana, mas o tempo está curto demais para mim.

Bom, tem uma solução fácil pra ti que moras do lado da oficina: convida a esposa e dorme uns dias nele em casa mesmo! Garanto que já vai sair uma série de ajustes nesse processo.

5 publicações foram divididas em um novo tópico: Torneiras dobráveis

Bem, o encontro foi maravilhoso, mas infelizmente eu não fui…

Fiquei muito chateado pois foi impossível tirar uns dias de férias aqui, e a minha esposa precisou fazer uma seleção para um doutorado na UFRGS, então precisei mudar os planos em cima da hora…

Mas estou chateado demais, pois olho e namoro o cavinete todos os dias e não tenho tempo de tirá-lo da garagem. Daqui há pouco vou tirar ele para apenas dar voltas no quarteirão, pois trabalhando de segunda a sábado não dá pra ir muito longe não.

Se não estivéssemos atravessando essa crise maldita, eu pediria as contas do trabalho hoje mesmo, pois ando esgotado implorando por férias, e sem a mínima condição até janeiro quando alivia tudo por aqui.

ola meu amigo parabéns pelo seu trailer, gostei da sua historia como campista. Tamo junto

1 curtida

Valeu @Alex. Eu sonhei com um equipamento que me desse a liberdade de rodar por aí, mas vida nem sempre te proporciona essa liberdade, pois compromissos sem fim só servem para não notarmos o quanto a vida voa perante nossos olhos…

Depois dessa situação de não tirar as férias e ter que desmarcar a minha viagem, estou revendo muitas coisas e fazendo novos planos antes que seja tarde demais para aproveitar do meu esforço.

1 curtida

vc pode passar as medida do chassis do seu trailer

2,10 de largura x 4m de base da casa. A lança tem 1,40, se não me engano, e o corpo da casa tem cerca de 35 cm para frente e para trás. Assim a base tem 4m mas a casa tem 4,70

OBRIGADO! Boa sorte pra gente!

Olá @edintruder ! Li todos os posts da sua empreitada e achei fascinante. Parabéns!
Como estou interessado em fazer o meu do zero, inicialmente estou preocupado com a documentação. Perdoe-me se a pergunta é repetitiva por aqui, mas eu ainda fiquei meio na dúvida.
Pelo que entendi para deixar regular ou compra-se a nf para conseguir o número do chassis ou compra-se a carreta já com número do chassi certo?
Conseguindo esse reboque com número do chassi, RENAVAN e consequentemente a placa depois deve-se fazer alguma outra coisa?
Ou só se emplaca depois de acabar o projeto?
Tem alguma outra vistoria, laudo, ou ART necessária?
Agradeço antecipadamente a sua paciência.

Opa
To achando arriscado a nota vir com valor muito abaixo
pois ele quer fazer de 2mil e só chassi custa 10mil, imagina todo o baú junto

Ele botou inicialmente 100,00. óbvio que não passou. Daí mandei botar 4.000,00. Ele falou que paga imposto sobre o valor, então eu depositei o valor referente ao imposto da nota sobre os 4.000,00.

Daí deu certinho.
Falando nisso preciso atualizar o tópico! kkkk

2 curtidas

Depois de algum tempo correndo sem parar, enfim vou dar uma atualizada no tópico!

Fiz alguns passeios com o cavinete, primeiro problema foram as baterias que duram pouco, uma vez que peguei usadas emprestadas de um amigo, mas suportam 48hs de uso doméstico. Acima disso tem que ligar o gerador. Placas solares ainda não vieram, mas se mostram necessárias, assim como baterias novas.

Outro ponto que “ajustei”, foi a pintura de uma falsa janela na dianteira do trailer, para quebrar a parede branca, assim ficou mais harmonioso aos olhos, embora beleza é algo bem raro nele! kkkk


Instalei também um ventilador 12v para aliviar o calor na noite

Pontos que preciso resolver ainda e são bem sérios:

  • Baixar a suspensão em 10 a 15cm;
  • Trocar pneus por outros menores.

Ocorre que nas curvas ou em desníveis de pista, o bichão balança bastante, e pelos lugares que andei com ele essa altura toda não se mostra tão necessária, e na verdade até atrapalha pois o balanço lateral é muito maior. Em acessos por estradas de terra com buracos ou inclinações laterais, a tensão aumenta bastante devido ao elevado centro de gravidade. Assim a decisão de baixar a suspensão foi depois de um trajeto de 200km sem paradas.

Em relação aos pneus, uso um par de pneus de 31" r15 com capacidade para 1120kg, porém com essa altura de ombros, ele fica bem macio, e nas curvas gera um aumento considerável do balanço. Assim decidi pôr um par de 225/70R154 de 8 lonas, assim o trailer já baixará cerca de 5 cm no eixo em relação ao solo, e irá firmar mais o balanço lateral. Outro ponto que me preocupou bastante é que os pneus que estão nele hoje, tem 6 lonas e surgiram muitas rachaduras na borracha nas laterais. Em resumo, hj não posso pegar estrada com esses pneus.

Na Suspensão, estou procurando uma mola dianteira de F4000 pois é mais rígida do que a da F250 que estou usando, e uma mola eu corto ao meio, o que deverá baixar mais o trailer em relação ao solo. Hoje passo por buracos em velocidade e o Cavinete nem balança, parece um Landau, porém as ondulações do asfalto é que a coisa fica ruim.

Velocidade de cruzeiro em 85 ~90km/h, pois a faixa de torque da F1000 em 1750rpm me obriga a andar nesse ritmo. Para andar a 80 só em 4a marcha no final da faixa de torque. Ou é 80 ou 85km/h, sob pena de forçar mais o motor fora da sua faixa de giro de trabalho e aumento de consumo.

Falando em consumo, o X-10 puxando fica na casa dos 5,5km/l no diesel.

Bem, graças a Deus a coisa não ficou parada no pátio, porém ajustes sempre se mostram necessários, e pelo que eu vejo, quase intermináveis. rsrsrs.

2 curtidas

Olá Ed!
Bacana saber que está curtindo o Canivete. Achei legal o visual com o nome dele na lateral e a falsa janela frontal. :+1:

Quanto aos ajustes, no meu antigo trailer eram intermináveis e acredito que no atual também serão. Sempre que volto de algum passeio arrumo alguma coisa para arrumar ou alterar. Acho que é meio comum isso entre os campistas!

Legal tuas informações sobre o ritmo de viagem. Na minha Xterra costumo viajar em 4ª marcha justamente para andar acima da faixa de torque dela que é 1800rpm, pois se colocar 5ª a 80Km/h fica abaixo desta rotação. Quando tiver a oportunidade de viajar somente por estradas “boas” vou verificar a diferença de consumo dela andando a 90km/h em 5ª marcha pra ver o que seria mais vantajoso.

Abraço.

Matheus, o meu maior problema no aspecto do rpm no reboque é que uso pneus 35", o que alonga a minha relação final em quase 30%. Para o uso normal ficou bom, mas com o reboque sente-se essa perda de rpm e torque devido aos pneus grandes.

Realmente, a cada viajem tem algo para modificar/melhorar

1 curtida

Buenas Ed!

Que prazer ver o Cavinete na estrada depois de acompanhar teu empenho durante anos nesse projeto! Com o calor que tem feito, deves estar curtindo bastante a praia com ele nesse verão.

Infelizmente o tempo, quer dizer, a falta dele, não me permite tirá-lo de casa tanto como eu gostaria, assim como não consigo ir muito longe, pois mais um ano se passou e eu não tirei férias ainda…