Construindo o próprio trailer. O CAVINETE

Paulo, Naza, um prazer de encontrar vocês por aqui; grande abraco!

Dardo.

Paulo, Naza e Dardo! É um prazer ler os amigos nessas páginas.

Estou transcrevendo a montagem do cavinete para esse fórum também, com a vantagem desse aqui poder lançar nomes de marcas e relatos sem sofrer nenhuma “correção” ou “não recomendo” ou “não pode”. Já que o objetivo é trocar relatos, acho que devemos ser sempre o mais claro possível. Se a prática é “politicamente correta” ou não, não cabe a ninguém questionar, poiso que o forista posta não poderá representar nunca o que o dono do fórum pensa. Sendo assim, muitas coisas que fazemos para resolver problemas criados por usurpadores que ocupam cargos públicos eletivos a fim de beneficiarem a si e seus amigos, podem ser relatados aqui sem represálias.

Deixamos claro que o caminho correto seria diferente, mas a opção é de quem lê. Não impomos nada a ninguém. Conta e risco de quem lê é diferente de “não pode”!

E vamos que vamos!!!

13 de julho de 2015 às 22:21

Caro Dardo, sou muito ansioso por natureza, e não pretendo ficar 15 anos na cadeia não! kkkkkk Mas é isso mesmo, quando a coisa toma forma é que nos empolgamos mais ainda com o brinquedo. Me lembro da primeira viagem longa que fiz de carro sozinho. Ia a Canoas fazer a banca do DAC para o teórico do PC. Não consegui dormir a noite toda. No outro dia estava em frangalhos, mas ainda assim fiz a prova e voltei. Com 18 anos o cara faz muita coisa que hoje não tem como sair ileso.

15 de julho de 2015 às 16:02

Pergunta 66: Legal Edin, não sabia que eras Piloto também! Estais em atividade ainda? Eu já estou aposentado (por minha conta) da aviação, mas sempre que posso, faço um voo, embora já tenho um tempo sem voar. E tens razão, até eu mesmo duvido das loucuras que fazia com 18 anos…eita tempo bom…mas, agora, como Guanaquito, é melhor ainda! Grande abraço Edin! Dardo.

15 de julho de 2015 às 18:15

Dardo, infelizmente a crise da Argentina de 2000, com o risco brasil e a disparada do dollar em 2000 e 2001 me forçaram a desistir da aviação. Parei com exatas 100hs de voo, com teórico do PC na mão. Infelizmente eu tinha entrado na parte mais cara do curso para formar o PC, multimotor, IFR e noturna. Então a fase de AB115 e paulistinha não me serviria mais. Na mesma época houve um temporal forte em Bagé aonde eu voava paulistinha e planador e ficou fora de atividades por algum tempo. O Aeroclube de Rio Grande também reduziu muito as atividades pela crise da época. Então tive que desistir. Sempre quis trabalhar com aviação agrícola, mas o sonho foi ficando mais distante e a realidade se mostrou bem diferente… Mas vamos levando. Hoje passei colocando os reforços de madeira para alinhar os painéis de fechamento e fazendo a vedação com massa rápida, de linha automotiva. Essa massa não é catalisada e não fica muito rígida. Ela tem uma certa flexibilidade o que é necessário pela torção do conjunto.

Essa etapa o trabalho pouco se destaca, mas é fundamental que seja bem feito para evitar infiltrações no futuro. Ainda tem muito o que ser feito nesse quesito, antes mesmo de iniciar o fechamento lateral, pois como choveu dois dias sem parar e as noites são muito úmidas, a madeira não pode ficar exposta a esse tempo. O teto tem 4 demãos de tinta, e acho que terei que passar mais 3 ainda para garantir.



15 de julho de 2015 às 18:45

Pergunta 67: Rapaz, estou vendo que está ficando sensacional o seu trabalho. Parabéns. Continue assim. Aquele Abraço.

19 de julho de 2015 às 01:15

E o dia rendeu. Uma lateral está completamente fechada. Agora preciso montar a estrutura interna da porta e cortar direto no lugar. Depois que tiver porta poderei fechar o outro lado, pois é óbvio o que aconteceria se eu não preparasse a porta primeiro… kkk A porta precisará ficar mais baixa do que eu, pois pretendo instalar um toldo, e para ficar um vão livre para o toldo terei que deixar no mínimo 10cm, e como a porta precisa abrir para fora por conta da vedação, terei que cuidar a cabeça para entrar e sair. De qualquer forma, aceito sugestões e/ou críticas sobre o assunto.


A chuva aqui está castigando desde ontem de noite. O teto está com 4 demãos de tinta óleo e com massa nos parafusos e frestas de encaixe. Aproveitei a chuva e fui olhar o trailer. Encontrei 3 pontos de infiltração no teto. Coisa pequena mas que não pode existir. Pelo menos a chuva serviu para identificar esses pontos para trabalhar mais um pouco nesse aspecto. Em anexo está a minha planilha de despesas até o momento. Infelizmente muita coisa aumentou de preço e eu não tenho como fazer a atualização

20 de julho de 2015 às 01:34

Pergunta 68: Edin boa noite, vc está de parabéns pelo sua criação, o trailer está ficando muito bonito. quanto ao fato da porta ter ficado menor, eu já vi na internet, degraus que abaixam quando a porta é aberta (como uma rampa que se abaixa) tenho certeza que com a sua criatividade vc vai resolver este pequeno problema; um grade abraço.

20 de julho de 2015 às 01:41

Pergunta 69: Edinho, mesmo com valores não atualizados, o orçamento está MUITO interessante!

20 de julho de 2015 às 11:36

Paulo, MO e energia elétrica também impactam bastante no projeto, e esses dois fatores estão desconsiderados. Mas por ser hobby eu fecho os olhos para isso. Um reboque baú com a metade desse tamanho e sem a parte de encanamentos não custa menos de 10.000,00. A MO pode ser calculada por cima como o dobro do material. Essa relação de material = MO é muito próxima de construção civil e fabricação de móveis, embora ultimamente a MO tem ficado muito mais cara que o material, não obedecendo mais a proporção. Se eu fosse orçar MO, nesse trailer eu teria gasto mais de 10.000,00, pois tem muito tempo investido. Muitos dias e finais de semana de trabalho.

20 de julho de 2015 às 13:53

Pergunta 70: Isto é uma grande verdade, e é importante sempre se lembrar deste fato. Um dos meus hobies é a cutelaria (fabricação artesanal de facas). Pra mim é uma terapia anti-estress, nunca encarei como fonte de renda. Mas mesmo assim, quando vendo alguma peça, dou o valor “de mercado”. Mas sempre aparece alguém querendo comprar “pelo valor do material”… Chega a ser bizarro…

21 de julho de 2015 às 15:19

Pergunta 71: Buenas Edin! Sim, a ideia é boa, e vai ficar bem firme se a base for bem ancorada no assoalho do Cavinete; porém, tenho uma duvida…como vai ficar a distribuição de peso do Trailer? Lembra que a bateria é pesada, somada ao peso da geladeira cheia de Fanta Uva(:P), talvez cria um centro de pressão que fixa o peso maior sobre o assoalho num só ponto…e ainda, lembra que tem que ser de preferencia, este peso, sobre o eixo. Grande abraço Edin! Dardo.

21 de julho de 2015 às 15:22

Dardo, esse ponto fica logo atrás do eixo. Hoje ele tem peso bem dianteiro, e as caixas da água ainda aumentarão mais o peso dianteiro. A intenção de colocar as baterias atrás é para compensar um pouco essa gangorra. A geladeira em si é muito leve, e pretendo usar duas baterias de 150Ah. As baterias somadas creio que seja apenas 65kg no máximo, assim mal farão cócegas para compensar até 250 litros de água. Eu pretendia colocar as baterias bem para trás, mas o Gustavo me alertou quanto o afastamento do centro de gravidade do trailer, então a alternativa será adiantar o casal de baterias em cerca de 1 metro para frente e colocar debaixo da geladeira. Assim ganho mais espaço no baú de baixo da cama para carregar roupas de cama, lonas e cordas. Aproveitando ainda, alguém aqui tem cozinha externa de abrir aonde a pia e o cooktop fiquem fixados na própria tampa?

21 de julho de 2015 às 15:39

Pergunta 72: Certo Edin, se já tens uma distribuição planejada, então não vejo problemas; tenta, em contrapartida, ter algo pesado no mesmo eixo, mas no lado oposto, para balanceamento, de maneira tal que seja similar a carga sobre as molas de ambos lados. Gustavo está certo, o peso maior tem que ir sobre o eixo, de maneira de centralizar sobre o eixo o centro de gravidade, e pode deslocar um pouco para frente, cuidando que, embora mais pesada a dianteira do que a traseira, o peso na lança não ultrapasse 15% do peso total do Cavinete. Abraços! Dardo.

21 de julho de 2015 às 15:46

Pergunta 73: ó para constar, cada bateria de 150ah pesa 42kg SEM ÁGUA… Eu já fui representante da Moura e Ajax, esse é o peso que utilizávamos para abater no “casco” para reciclagem… Então são pelo menos 84kg aí Edin… p.s. Salvei o número mas não liberou o whats… anota o meu e veja se consegue enviar por favor rs…

21 de julho de 2015 às 15:57

Opa Tiago, melhor ainda então. Mais peso, mais lastro de contra-balanço! Só tenho que ver se esse peso não ficará muito “lateral”.

21 de julho de 2015 às 16:21

Pergunta 74: Ed, pelo que eu me lembro a geladeira é presa também em cima por pressão. A que vi era um sistema simples com aqueles pés que se utiliza para regular a altura de geladeiras, fogões, etc, mas presos em uma armário logo acima da geladeira feito para esse propósito. Eu teria medo de prender a geladeira só no chão. Um geladeira cheia forma uma boa alavanca, e se ela chega a se soltar pode dar um acidente bastante sério.

21 de julho de 2015 às 22:54

Pergunta 75: Verdade Edin, por isso a geladeira do Guanaquito vai escorada nas paredes que a cobrem, como se fosso uma espécie de armário, justamente para evitar ela sair do lugar, em especial em curvas que puxem “G” além do normal. Grande abraço! Dardo.

24 de julho de 2015 às 11:18

Ontem abri a porta, agora tenho que fazer vários arremates para fixar ela no lugar. A caixa de baterias também está saindo do zero. Ficou 50cm de largura x 25 de altura e 68cm de profundidade. Caberão duas baterias grandes sem dificuldades. A parte de cima da caixa que irá fixar o refrigerador farei com o mesmo plywood do assoalho. Já posso pensar em fechar o lado esquerdo agora. Se der tempo nesse final de semana, na semana que vem farei a laminação do teto e iniciarei a pintura externa definitiva. Só não pode chover.

24 de julho de 2015 às 13:13

Pergunta 76: Buenas Ed… o que pensou como será a iluminação? já 12v? E que tipo de lâmpada ou luminária?

24 de julho de 2015 às 15:12

Tudo LED Strip. A posição que ainda não pensei. Quero ver fotos para decidir se serão pelo centro ou pelos cantos.

25 de julho de 2015 às 23:00

Pergunta 77: Amigo muito legal sua construção, sera que nas emendas não seria legal usar a cola de para-brisa de carro, pq era é extremamente flexivel e gruda muito.

26 de julho de 2015 às 00:57

Daniel, agradeço a sugestão. Eu estou usando um sarrafo por trás de forma a unir as duas peças, formando assim um painel inteiro sem pontos de flexão. Uso massa para base da tinta que fará a impermeabilização final. Está dando bastante trabalho, mas serão 3 demãos de tinta a óleo, massa niveladora a base óleo, lixamento completo, mais duas demãos de tinta a óleo e finalização com esmalte PU. Essas 3 primeiras demãos de tinta a óleo formaram uma “pele” mais espessa que uma folha de papel, sendo que a primeira demão é toda absorvida pela madeira. A porta está fixada com dobradiças de inox, e a folha da lateral traseira já está no lugar. Infelizmente a patroete mandou sair com ela e a coisa ficou parada nesse ponto…

26 de julho de 2015 às 13:12

Pergunta 78: Edu, Bacana demais ver a coisa tomando forma! Parabens! Mas em relação as observações do meu xará Daniel, eu acho prudente vedar com KPO ou a tal massa de parabrisa que ele sugeriu… Isso por que por mais que você utilize camadas de tinta e massa, elas não são firmes e resistentes… Com o tempo e com o uso, por mais firme que esteja a estrutura, é possível que essa vedação sofra alguma fissura … E é por essa fissura que a umidade vai entrar… Se você usar KPO por baixo, cuidando de toda a vedação, como ele é flexível, impermeável e resistente, por mais que a estrutura trabalhe, ele não vai abrir fissura tão facilmente e a tinta que ficar por cima dele por mais que venha a dar fissura, não vai passar pelo KPO… ou pelo menos será BEM Mais difícil de passar pelo KPO. But TMHO! … Não tem jeito… a patroa mandou “levar pra passear”, desanda toda a programação… A minha tem o habito de querer ocupar toda a semana e o final de semana com mil e uma programações… ::desconfiado: Abraços!

26 de julho de 2015 às 22:32

Ok! Dois contra um! kkkk Eu tenho KPO em casa, então vou raspar a massa que coloquei e usarei o KPO nas frestas, pois é mais flexível que a massa que estou usando. Faltou muito pouco para finalizar o lado esquerdo. Preciso fazer duas emendas dos painéis e fazer os cortes inferiores. Amanhã e manhã finalizarei essa etapa e começarei a emassar todo ele para posterior lixamento.

27 de julho de 2015 às 03:23

Pergunta 79: Eu ainda prefiro a cola de parabrisas. Fixa muito bem, e depois que colar nao ira ter problemas por muitos e muitos anos.

27 de julho de 2015 às 17:09

Pessoas, vocês têm razão. Hoje calcei a emenda da parede de dentro pra fora e abriram “trincas” na massa que usei. Está muito evidente que essa massa que escolhi não serve para isso, embora essa flexão que eu fiz na parede não vá ocorrer em uso normal. A boa notícia é que para rodar só falta uma fechadura para a porta e a parte de sinalização. Com a umidade muito elevada aqui, não pude emassar nada e nem quis remover a massa que está no lugar pois está correndo água por tudo. A parte estrutural está pronta. Vou medir as janelas para encomendar e nesse meio tempo ainda farei a pintura definitiva e elétrica de sinalização.



Sobre a pintura, não estou muito convencido do branco. Acho que vou partir para um tom de areia com uma faixa verde oliva e filetes pretos.

27 de julho de 2015 às 17:31

Pergunta 80: Edin, obrigado pelas fotos, está ficando com cara de Trailer, e lindo! Escuta, assim como sugeri para Gustavo, a ideia de cor branca, azul e preta, é insuperável! :desconfiado::D:D:desconfiado::smiley:

Falando sério, boa ideia da cor areia, desde que clara, pois no verão, a cor clara será a que impede de esquentar tanto, mas repito, uma cor areia clara, somada aos filetes verde-oliva e pretos, vai ser um diferencial muito harmonioso. Grande abraço Edin! Dardo.

27 de julho de 2015 às 21:29

Kkkk Nessa semana passada a coisa foi punk com os colorados aqui do serviço! Com certeza não será vermelho e branco e muito menos tricolor! kkk Mas estou pendendo para essa cor desse Troller T4 série Desert Storm

Tem um desses aqui aonde eu moro. Desde que vi ele me chamou a atenção pois é de certa forma bem “elegante”, e no Cavinete quebrará o branco comum dos trailers. Como o desenho dele não é dos mais bonitos, preciso usar uma cor diferenciada para não deixá-lo muito “fundo de quintal”. Tanto que não usei chapas de alumínio no fechamento externo justamente para quebrar essa cara de trailer de lanche ou o “feito a machado”.

27 de julho de 2015 às 22:43

Pergunta 81: Edin, meu caro, para mim não aparece a foto do Troller. E sossega, teu Cavinete está ficando lindo…quer ver, para você desencanar que teu Trailer vai ficar “feito a machado” (Coisa feia de se falar do Cavinete, coitado!) Veja o que encontrei numa das minhas viagens como Guanaquito:




Edin, a minha reação quando vi este artesanal, foi esboçar um sorriso…mas, de repente, apareceu o dono, um senhor de idade mais avançada, junta com sua esposa; pedi permissão para tirar umas fotos, ao que o senhor, muito gentilmente, me autorizou, e começou a falar da sua criação…e fazia isso com orgulho, com um sorriso largo, de felicidade por seu logro, que após toda uma vida dura de trabalho, tinha conseguido realizar seu sonho, poupando centavo acima de centavo, até concluir sua obra…me senti envergonhado de ter coçado intimamente do “aparelho”…mais uma lição de humildade que aprendi, e vejo que mesmo com minha idade, ainda tenho muito para aprender… E lá vão eles!

Sim, lá vão eles, ébrios de liberdade e orgulhosos do seu sonho feito de metais e madeira…e a pergunta por um milhão de euros…seria eu mais feliz com um RV de um milhão de reais e roda quadrada, ou viajar sem destino nem hora, com este artesanal? Quando pronto o Cavinete, lembra de cada parafuso colocado, de cada martelada dada, de cada madeira serrada…e verás que és muito feliz, e que teu Trailer é lindo; grande abraço meu caro Edin!

Dardo.

27 de julho de 2015 às 23:58

Pergunta 82: Dardo Entendo o sentimento desse senhor citado no seu texto. Cada equipamento construído se torna um filho. Vc acompanha meses, ate ser concluído e no dia da entrega sente um vazio pois esta vendo uma cria partindo para outras aventuras. Ao mesmo tempo vc sente a alegria dos proprietários sonhando meses com esse dia. Cada equipamento tem uma historia. E por mais humilde ou sofisticado o importante e ele ganhar as estradas. Eu imagino o Edin, sentado a bordo do seu filhotão, desenhando na imaginação como vai ficar depois de pronto. Seus destinos e amizades que ira proporcionar. São nossos brinquedos de adulto e voltamos a ser crianças.
Abs Allex W Farias

29 de julho de 2015 às 17:43

Agora vai! Dardo, se eu faço algo nesse estilo do Hermano, a patroete nem chega perto! A coisa tem que ser bem feita, pois se não agradar ela, não adianta tentar que não tem o que a convença. Se ela está feliz todo mundo fica feliz! kkk

Eu sou feliz com uma barraca, mas ela não, então para tê-la ao meu lado preciso sempre aprimorar um pouco mais. É a garantia de aprendizado, esmero e capricho da minha parte, então de certa forma eu ganho bastante também. Pontos que eu pretendo me esmerar muito para fazer, são os cantos perfeitamente acabados na pintura, sem acabamentos sobrepostos de borracha. Preciso que fique a imagem de uma peça única, sem que as emendas fiquem muito evidentes. Não quero que dê impressão de chapa rebitada, assim como não quero que se percebam os parafusos. então todos os parafusos foram aprofundados nas chapas de laminado para receber o acabamento de massa. Com essa pintura fosca nessa cor do troller, acho que dará um aspecto semelhante.

Daniel, vou precisar rodar com ele primeiro para verificar como essas emendas irão trabalhar. Fiz ele bem rígido, mas se surgirem trincas na pintura, então terei que colocar perfis em L colados com cola de pára-brisas nos cantos. Antes de receber o interior pretendo rodar com ele para ver como se comporta.

Agora, humildade é tudo nessa vida. Humildade para reconhecer que cada um consegue realizar seus sonhos da forma que a vida lhe permite é um grande passo. Com certeza.

Sabes o que me deixa louco de furioso? Playboyzinho que se acha o dono da verdade, ou falta de educação. Falta de respeito e educação me tiram dos trilhos. Na quarta feira passada eu tive um incidente no trânsito que achei que a polícia militar fosse me abordar, mas como eles testemunharam o incidente desde o início, eles não se meteram. Um motorista me fechou feio num cruzamento. Buzinei na medida que agarrei os freios. O outro motorista que fez a M, me mandou o dedo médio! Fui atrás do imbecil e quando fechou o sinal interpelei ele. Disse que ele me mostrasse o dedo de novo se ele era homem! Xinguei ele tanto que ele só baixou a cabeça. O Detalhe é que tinha uma viatura da Brigada Militar atrás dele o tempo todo, o que evitou que ele furasse o sinal para fugir de mim, e garantiu que eu não passasse do verbo apenas. Como eles viram tudo desde o princípio eles ficaram de fora só olhando. Perdi as contas de quantos enredos desses eu já me meti. Parei em delegacias algumas vezes por esse tipo de coisa mas vamos levando a vida. Tenho muita história dessas pra contar, mas não cabe aqui.

29 de julho de 2015 às 18:37

Pergunta 81: Edintruder, dá uma olhada nesse site do link abaixo, eles tem uns produtos que podes usar, eu uso faz tempo, os preços estão bem mais razoáveis que em outros lugares e a marca é de boa qualidade reconhecida internacionalmente, o único detalhe é que pra pouca quantidade o frete pesa um pouco, é só uma dica a mais quem sabe pode te ajudar. http://sikaflex.com.br/index.php

29 de julho de 2015 às 18:47

Valeu Thomes. Eu conheço essa linha de silicones da Sika. Usamos muito na manutenção de containers. É um produto de qualidade excelente, e tem no mercado local daqui para vender. Nos pontos de vedação que fiz, usei um produto similar e mais denso que é conhecido como veda-calha. Ela tem uma aderência melhor e fica uma borracha bem mais densa. Ela adere bem que qualquer superfície e fica bem resistente, e com a vantagem de custar 1/3 do valor da borracha de silicone cinza da Sikaflex.

29 de julho de 2015 às 19:13

Pergunta 82: Edinho, agora vi o Troler. Realmente esta cor vai ficar muito legal. Se me permite, deixe-me tecer um pequeno comentário: Eu já fui muito briguento (a ponto da minha esposa ameaçar me largar se eu não parasse de arrumar confusão), e hoje eu cheguei a uma conclusão bastante simples: é muito mais fácil e saudável ser feliz que ter razão. Principalmente no trânsito.

29 de julho de 2015 às 19:59

Paulo, eu já fui pior. Mas não me considero briguento não. Sou tri de boa, só que tem coisas que não deixo passar. Não é da minha natureza faltar o respeito com ninguém, mas também não tolero falta de respeito. Tem gente que faz isso pois ninguém peita, daí quando alguém peita de frente, eles murcham rapidinho e aprendem a ter respeito. Errar e pedir desculpas é normal, mas errar e mandar o outro longe é o cúmulo. Fazem comigo pois estão acostumados a fazer com outros, e por isso a nossa sociedade está do jeito que está… Quando é comigo eu não deixo passar. Já peitei muita gente de farda também pelo mesmo motivo. Não aceito, simples assim. Tal como não consigo presenciar um abuso contra outra pessoa e ficar quieto. Sempre me meto.

29 de julho de 2015 às 23:04

Pergunta 83: Ed, fundo de quintal é elogio. Poucas pessoas tem a capacidade e a força de vontade de fazer qualquer coisa no fundo do quintal, que dirá algo tão complexo e trabalhoso quanto um trailer. Se alguém te disser que é de fundo de quintal, responde “Com orgulho!”. Eu tenho inveja (da branca! :-).
Grande abraço, Gustavo

30 de julho de 2015 às 00:49

Pergunto 84: Edi Essencialmente, existem três classes de selantes : Acrílicos, Siliconados e Poliuretanicos. Acrílicos (tipo os veda calha) tem boa aderência, bom elongamento, mas a durabilidade não é boa. São atacados por UV e microorganismos. Não possuem resistência quando expostos a água por muito tempo. Dentro dos base silicone, existem os silicones de cura acética e os reativos. Silicones acéticos, fuja deles, não duram e tem baixa qualidade Os reativos (modificados com silanos, que são moléculas de silicone bem pequeninas ) são os que possuem maior durabilidade e resistência a UV. Os bicomponentes são os melhores e são aplicados em estrutural glazing (aqueles prédios com pele de vidro usam este selante para aderir o vidro no quadro de alumínio). São caros, mas duram e tem maior resistência. Mas novamente, são caros. Os poliuretanicos tem boa resistencia ao elongamento, mas a durabilidade da aderência é limitada quando expostos ao ataque UV. Acabam soltando depois de um tempo. Os melhores atualmente são os poliuretanos híbridos (modificados com silanos). A Sika e outros fabricantes possuem e está disponível no mercado. É só procurar. Abraço Odair

30 de julho de 2015 às 02:11

Caro amigo Odair, fico feliz por ganhar essas explicações, mas desses um verdadeiro nó na minha cabeça agora! kkkk Qual deles afinal eu compro??? kkkk Não terá exposição UV pois ficam vedando frestas e selando espaços, precisam de uma elasticidade mínima por conta das vibrações e precisa de uma aderência excelente. Terão contato com água em dias de chuva. Um detalhe que me desanimou, vedei a parede do banheiro com esse veda-calha e posterior uma tinta impermeabilizante. Até agora toda água ficou contida que é um maravilha porém a pergunta após ler as tuas explicações é, por quanto tempo ficará impermeabilizado? Vou rever isso antes de montar as paredes internas do box. Amigo Gustavo, acho que isso vale um adesivo. “De fundo de quintal com muito orgulho!”

30 de julho de 2015 às 14:29

Pergunta 85: Descrição do KPO Brascoved da Brascola: Adesivo selante bicomponente à base de poliuretano. Fonte: http://www.brascola.com.br/produtos/brascoved-kpo/

Link com informações sobre os “Selantes de Fachada” da Sika: http://bra.sika.com/pt/solucoes-produtos/construcao/impermeabilizacao/fachadas/grupos-de-produtos-fachadas/selantes.html
Link com informações da PIZZANI http://www.selantedepoliuretano.com.br/site/?gclid=CJyD_9iHg8cCFYEIkQodMhECEA Abraços!

30 de julho de 2015 às 14:33

Pergunta 86: Buenas, no meu trailer o Bagualito costumo usar o sika 291 e o 256. Mas existem outros produtos da sika que se pode usar e também outras marcas, eu pessoalmente gosto da sika porque uso faz tempo a gama de produtos deles na construção civil e tenho obtido ótimos resultados. O Odair tem conhecimento no ramo e razão no que diz, o nome do produto nem sempre corresponde ao fim que se propõe o importante e ler a ficha do produto pra ver os componentes do mesmo, durabilidade, temperatura que resiste, em que materiais pode ser usado etc etc, enfim nosso engenheiro Odair explanou muito bem com sempre :D:D:D:D. Grande quebra costela a todos.

30 de julho de 2015 às 14:33

Pergunta 87: PENSO que Vale a pena também pensar na vedação das frestas externas, ou seja, nos pontos de junção de uma placa com a outra. Isso por que você segura boa parte da umidade do lado de fora, pois o importante é nem deixar entrar. E por cima das juntas, você fixa cantoneiras em aluminio, por exemplo. Provável já esteja até fazendo isso… Abraços!

30 de julho de 2015 às 19:58

Hoje comprei uma lata de 3,6 litros de massa a base de óleo e passei a manhã emassando o bichinho. O objetivo é esse mesmo Titanium, deixar a umidade no lado de fora. Se passar umidade, as folhas do laminado começam a trabalhar e criam ondulações na madeira. Por isso tem que ficar muito bem isolado de umidade. O pior é que está marcando chuva para amanhã e deverá continuar até semana que vem. Quando chove eu tenho que parar tudo até o tempo e a madeira secar. Embora tudo pintado, ainda não está com a espessura suficiente para proporcionar uma excelente vedação da umidade por um tempo muito prolongado de exposição. Só necessitarei dos poliuretanos híbridos quando for partir para a instalação das janelas e clarabóias, o que ainda falta muito…

31 de julho de 2015 às 18:48

Mais uma manhã de trabalho que não aparece… O pior é que ainda não cheguei na metade do serviço de emassamento. E tem que lixar tudo ainda! Hoje chegou a fonte chaveada de 30A. Falta o controlador de carga para controlar a saída para a bateria. Mais tarde eu vou ligar ela para medir a tensão de saída. Como a bateria do Escort está ruim, acho que vou experimentar usar a fonte para carregar essa bateria e medir a continuidade na medida que ela se carrega.

1 de agosto de 2015 às 01:25

Pergunta 88: Boa Noite Edin, vi estes anuncios e lembrei de vc: http://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/veiculos/pecas-e-acessorios/caminhoes-onibus-e-vans/vaso-sanitario-e-pi2a-para-motorhome-94971333?xtmc=motorhome&xtnp=1&xtcr=10 http://rs.olx.com.br/regioes-de-porto-alegre-torres-e-santa-cruz-do-sul/veiculos/caminhoes-onibus-e-vans/janelas-e-porta-motorhome-ou-trailer-76772055?xtmc=motorhome&xtnp=5&xtcr=45

1 de agosto de 2015 às 11:09

Valeu pela lembrança Carlos! Vou pedir mais informações desse sanitário, pois poderá até servir, e o valor está realmente atrativo. Se der para ser laqueado e pintado, nem parecerá o mesmo. Aproveitando o assunto, alguém conhece ou usa esse tipo de sanitário? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-676332007-vaso-sanitario-manual-tmc-p-embarcacoes-motorhome-_JM

1 de agosto de 2015 às 12:08

Pergunta 89: Estou a algum tempo querendo perguntar aqui no fórum sobre esse sanitário de louça… Teriam outras desvantagens além do peso?

2 de agosto de 2015 às 11:52

Rafael, ao meu ver o peso é o menor dos problemas, mas sim o consumo de água é o pior, pois mesmo em modelos econômicos, o mínimo serão 2 litros por descarga. Parece pouco, mas é bem mais de 3x mais água que um aquamagic consome. Andei pesquisando vários modelos e nenhum tem um consumo menor que 2 litros. Outro detalhe, se colocares um de louça o ideal é que seja de caixa acoplada no sistema monobloco, e precisar colar tampa para que não se quebre durante o deslocamento. uE só usaria um sanitário desses se eu tivesse um ônibus com uma caixa negra de 300l. Se colocar no papel, um sanitário desses custa metade de um Aquamagic, então espreme mais o porquinho e investe direto no aquamagic.

2 de agosto de 2015 às 14:06

Pergunta 90: Bom dia amigos, estava acompanhado um relato sobre a aquisição de um trailer e parei onde ele adquiri uma s10, ai como sou novo na manipulação do app, perdi de onde parei. Gostaria de saber se alguem pode ajudar.

2 de agosto de 2015 às 20:39

Pergunta 91: Ed… me referi a este modelo do link do ML que vc mesmo postou… Ele não é do mesmo material do aquamagic… a base é de louça e só o acento de plástico não é?

3 de agosto de 2015 às 11:15

Pergunta 92: Existem vários modelos de sanitários p mh parcial ou totalmente feito de louça. Ja vi pessoalmente o modelo citado instalado em um barco, achei prático, moderno e funcional. A parte negativa é o espaço que todo esse sistema ocupa no banheiro, é relativamente grande. Pelo preço anunciado, corre comprar pois está mais barato que um porta potti.

3 de agosto de 2015 às 12:46

Pergunta 93: Bom dia Gian, acho que você procura o tópico de GustavoN “Em busca da casa móvel” http://portal.macamp.com.br/forum/showthread.php?tid=5161
Abraços! Dardo.

3 de agosto de 2015 às 14:31

Rafael, sim, esse modelo que eu apontei é em monobloco, e reduz muito o risco de trincas na caixa acoplada. O consumo dele é de 3 a 5l por descarga. Mas para um trailer acho muito. Motorhome dá para usar por possuir espaço para uma caixa de detritos bem maior. Infelizmente a chuva chegou aqui novamente e tive que interromper os serviços. No sábado comprei uma lona de 6 x 7m e mais 12 tensores e empacotei o cavinete para encarar uma semana de chuvas por aqui. [attachment=6462] [attachment=6463] Nessa semana começarei as cotações das janelas. Já fiz as medições delas e posso começar a mexer nisso agora. [attachment=6464] A princípio usarei tudo em blindex com vedação por borrachas automotivas, no mesmo sistema das janelas basculantes traseiras dos carros hatchs da década de 80 (monza, escort, chevette e etc.) A fixação desse tipo de janela é muito simples pois tem muitos acessórios próprios para blindex a venda no mercado que propiciam uma abertura de até 90°. Uma janela de 80 x 30 para colocar em cima da pia da cozinha, uma janela de 55 x 35 para o colocar em cima da pia do banheiro e 4 janelas de 70 x 40 para colocar em cima dos bancos do dinete e nas extremidades da cama de casal. Se as janelas estiverem com medidas muito estranhas e que sejam desarmônicas, por favor me digam! Cantos superiores retos e inferiores redondos. Embora também aceito sugestões quanto usar os 4 cantos retos para combinar com o desenho do trailer. Estou aguardando medidas e fotos internas da bacia do sanitário do anúncio que o amigo Carlos Fanara apontou. http://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/veiculos/pecas-e-acessorios/caminhoes-onibus-e-vans/vaso-sanitario-e-pi2a-para-motorhome-94971333?xtmc=sanitario+motorhome&xtnp=1&xtcr=41



3 de agosto de 2015 às 16:06

Pergunta 94: Edin, meu amigo! O Cavinete tá ficando chique por demais! Não te preocupa que logo as chuvas passam e poderás voltar ao trabalho. Grande abraço.

4 de agosto de 2015 às 01:10

Atualizei a tabela de custos inserindo as últimas notas e compras, o valor está em R$8.010,81 já com o refrigerador. Estou negociando o sanitário que o Carlos indicou, e a vendedora me passou um vídeo com detalhes e medidas. Resultado é que ele tem uma tampa interna de descarga, sistema de água similar aos aquamagics, porém com um funcionamento muito mais simples. Terei que modificar para melhorar a vedação de maneira que não tenha cheiro ruim. Essa sanitário tem uma capacidade limitada de armazenamento de dejetos, que ao se encaixar na caixa de detritos do trailer, somam mais 20 litros de capacidade de armazenamento, ampliando de cerca de 110l para 130l de detritos. Já fiz o primeiro pedido de orçamento das janelas. Na quarta feira farei um orçamento local.

4 de agosto de 2015 às 02:30

Pergunta 95: Muito bom ver o projeto andando tão saudável, Ed. A chuva pelo jeito te botou pra dentro de casa mas não conseguiu te atrapalhar muito.
Grande abraço, Gustavo

4 de agosto de 2015 às 11:37

Gustavo, precisa de muita coisa pra me desanimar! A chuva com certeza não vai fazer isso. Fico inquieto dentro de casa mas não desanimo não. Ontem explodi outro pneu da caminhonete!!! kkkkk PQP! De um rolo que parecia bom, dos 4 pneus que comprei, já explodiram 3!
Um deles consegui que recuperar e está rodando no momento. Então se um pneu explodido numa tarde de chuva na rodovia cheia de soja podre não me desanimou, com certeza a chuva sozinha não fará! rsrsrsr
Se alguém souber de um ou dois pneus BF Goodrich 35″ aro 15 usados bons para rolo, me avisem que estou comprando! Se não encontrar colocarei novos mesmo, porém se optar por novos vou ter que reduzir os investimentos no Cavinete, coisa que não estou disposto a fazer.

7 de agosto de 2015 às 22:58

Hoje lixei a frente do Cavinete e pintei com cor palha, próxima da do troller, para ter um noção de como ficará. De instalações, ontem instalei o ralo do box. Parece pouco mas os dias de trabalho estão rendendo muito pouco…

8 de agosto de 2015 às 12:55

Essa cor sozinha fica estranha, mas com uns detalhes creio que ficará bem melhor. Francisco, vai com fé que o gasto final é uma fração do que comprar um novo. A minha conta passou dos 7000,00, mas ainda assim está relativamente barato. A documentação também será mais barata do que eu pensava. O que está complicado é o valor do material que está subindo. Tiveram coragem de me cobrar R$0,20 por parafuso que eu pagava R$0,08! Parafuso comum para madeira!!! Ainda tem alguns detalhes para fazer e mais alguns parafusos para colocar pois me nego a pagar um absurdo desses por parafusos simples. Os auto-brocantes pago R$0,10! Parece bobagem, mas para colocar mais de 1200 parafusos, o impacto na contabilidade começa a aparecer. Outra coisa que está subindo é a parte elétrica. Fios, disjuntores e conectores elétricos estão subindo também. Então Francisco, quanto antes der para ires comprando o material que irás utilizar, melhor será. Consegues diluir muito o custo antecipando o material. Ferros de chassis e suspensão, por exemplo, algumas tintas, fios, ferramentas e acessórios são itens que podes facilmente antecipar a compra.

10 de agosto de 2015 às 17:15

Final de semana foi bem trabalhoso por aqui.



A lixadeira trabalhou bastante. Ontem de noite deixei uma lateral pintada, embora ainda tenha muito retoque de massa para fazer e repintar mais duas vezes ainda.

E por fim, as emendas que gostaria de deixar invisíveis, já vi que não vai dar certo…

11 de agosto de 2015 às 02:59

Pergunta 95: Rapaz, está indo rápido! Edin, chegaste a pensar na possibilidade de aplicar uma fita de fibra de vidro nas quinas? Acho que iria aumentar a resistência do conjunto além de tornar a junta 100% impermeável.

11 de agosto de 2015 às 13:24

Pergunta 96: Edin bom dia, essa cor fica bonita e se vc adicionar detalhes em alumínio sem ficar muito chamativo, fica melhor ainda (minha opinião, dê uma olhada nesse mini trailer deste vídeo. Desert Dawg

11 de agosto de 2015 às 19:47

Paulo, fita de fibra ainda não conheço. Vou dar uma pesquisada. Estava até pensando numa silvertape e posteriormente uma pintura. Mas não sei se ficaria com cara de “gambiarra”. Mas a Silvertape aguentaria por muitos anos sob a tinta. O maior problema de usar cantoneiras são os painéis frontais e traseiros aonde o encontro deles não tem 90°, sendo assim teria que utilizar outro recurso que não casaria com os cantos, fugindo de um “padrão”. Francisco, Opções de cores são sempre muito bem vindas! Essa cor do trailer que postasses é bem semelhante ao meu. Essa cor é bem neutra, porém que tipos de detalhes para contrastar? Linhas horizontais, diagonais, linhas baixas, altas, finas??? E olha que não sou libriano! kkkk

Aproveitando o assunto sobre design de pintura, alguém sabe sobre a definição legal das faixas refletivas branca/vermelha? Vejo muitas fotos de trailers sem essas faixas refletivas.

Opa, me respondendo a mim mesmo, resolução 132/02 fixa para veículos acima de 4.536kg de pbt. Então não precisarei me preocupar com isso.

11 de agosto de 2015 às 21:07

Pergunta 97: Edin, eu só falei da cor, porque vc falou que a cor é estranha (“Paulo, essa cor sozinha fica estranha, mas com uns detalhes creio que ficará bem melhor”) eu quis mostrar para vc que a cor é bem neutra e que este mini trailer que a Joanne construiu é usado no deserto, e não deve esquentar tanto, quanto aos detalhes, eu me referí as tiras de alumínio que ela colocou na base, que deu um efeito a meu ver muito bom. Se vc ler o diário de construção dele, vc vai ver que tem muita coisa interessante, ATE ENTRARAM NA GARAGEM DELA E ROUBARAM AS FERRAMENTAS ELÉTRICAS. Não é só no brasil que tem ladrão, isso é um mal que assola o mundo. Um abraço, e meus parabéns, como diz o Dardo, o bichano está ficando lindo.

11 de agosto de 2015 às 21:21

Pergunta 98: Edin, dá uma olhada neste vídeo. Essa técnica é muito utilizada para construir pequenos barcos. E os materiais são fáceis de encontrar aqui no Brasil. Basicamente, tecido de fibra de vidro bidirecional e resina epóxy.

12 de agosto de 2015 às 00:03

Paulo, é laminação simples. No final das contas acho que não vou conseguir fugir da laminação… Francisco, gostei da opção sim, justamente por ser a mesma cor base do meu trailer. Esse revestimento inferior em alumínio eu já havia visto também, e acho bem interessante. Mas infelizmente essa chapa de alumínio está cada vez mais cara… Mas usar uma tinta opalescente dará o mesmo efeito visual.

12 de agosto de 2015 às 02:28

Pergunta 99: Daria para usar tipo um tecido de 100% algodão esticar ele inteiro na extrutura, e passar resina de fibra de vidro, vai impermeabilizar tudo.

12 de agosto de 2015 às 13:41

Pergunta 100: Daniel, a resina usada em laminação é poliéster ou epoxy, ambos plásticos. O tecido (ou manta) é que é fibra de vidro. Um tecido de algodão com resina até iria impermeabilizar (por causa da resina) mas não teria resistência para suportar os esforços.

12 de agosto de 2015 às 18:07

Daniel, essa era a minha opção inicial se eu fizesse o exterior com MDF, porém como utilizei o laminado naval, eu não pretendo mais fazer essa laminação pelo elevado custo da resina. Paulo, esse processo é muito comum e eu pretendia usar um tecido de algodão como base. No meu caso, a resistência estrutural não é problema, mas sim a própria impermeabilização mesmo. Então, poderia usar um tecido de algodão para esse propósito nos cantos também que me atenderá. E fica melhor de trabalhar do que a fibra pois a fibra de vidro tem uma resistência elevada às dobras de 90°, e acabam formando bolhas pois enquanto a resina não seca a fibra fica levantando.

13 de agosto de 2015 às 16:29

Pergunta 101: Fala Edin segue mais uma dica pra vc, no meu KC 450 eu uso um igual, muitos estão usando os cooktop mas esse tem um forno que assa uma pizza com tranquilidade, o preço esta muito bom, não conheço esse vendedor mas segue o link: http://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/eletrodomesticos/fogao-continental-2001-prince-em-aco-3-bocas-70976709?xtmc=fogão+3+bocas&xtnp=2&xtcr=50

13 de agosto de 2015 às 16:49

Grande Carlos, muito bom esse fogão. Eu estava planejando comprar um fogão barato e recortar ele para embutir no armário que farei. Mas esse daí está perfeito para o que eu preciso. Já mandei u a mensagem para o vendedor. Sobre o sanitário do outro anúncio, a vendedora não tem como me enviar pois ela não tem nota fiscal e disse que ela não consegue uma nota. Embora isso, eu teria que mexer no sistema da descarga dele pois aquele modelo é todo de plástico e não veda o sanitário de forma a não exalar cheiro. Vou torcer para dar negócio nesse fogão!

13 de agosto de 2015 às 17:32

Pergunta 102: Ed… nao consigo te mandar mp… meu trailer veio com um fogao 4 bocas de embutir que imagino ser original… Não penso em usar ele após a reforma… Caso seja possível posso enviar pra vc…

13 de agosto de 2015 às 18:30

Pergunta 103: Eu também espero que consiga, esse fogão é muito bom, troquei a minha pia para granito e quase coloquei um cooktop, mas graças a um amigo que tem um truckhome me aconselhou usar o original. No fim de janeiro devo passar na praia do cassino na volta de uma expedição para Ushuaia com um grupo de 12 carros do Niterói jeep club se der vamos nos conhecer pessoalmente + o canivete, Abç Carlos Fanara

13 de agosto de 2015 às 20:02

Vou contar os dias até Janeiro então! kkkk u vou utilizar fogão de qualquer forma justamente pela opção do forno a gás. Microondas pra mim é dispensável, mas o forno não. Pra quem gosta e cozinha como eu, forno a gás vale ouro!

13 de agosto de 2015 às 21:10

Pergunta 103: Edi Dá uma olhada no site da Texiglass. Eles tem a fita de fibra de vidro auto adesiva. Eu uso sempre e sempre tenho uns dois rolos em casa. http://www.texiglass.com.br/tecidos_construcao.asp Em um projeto que dei consultoria, as emendas dos painéis de fibrocimento estavam utilizando uma fita similar, mas de polipropileno. Nos testes de impacto corpo mole e corpo duro (NBR 15575) no Falcao Bauer, as paredes de fechamento estavam sendo reprovadas por apresentarem fissuras nas emendas após os testes. Como o polipropileno tem módulo de deformação muito baixo, ele deformava sob carga e fissurava o revestimento e a pintura. O projetista teimou que a fita era de fibra de vidro. Eu levei pro laboratório e coloquei na maquina de ensaios e tracionei até a ruptura. Além da carga de ruptura ter sido 1/4 abaixo da fibra de vidro, a fita de PP apresentou elongamento de uns 15% a 20%, claramente inapropriada para a aplicação. Foi só substituir por fita de fibra de vidro e resolvido o problema. O módulo de deformação da fibra de vidro é alto e não permite deformações no encontro das placas, preservando as emendas, o material selante e a estanqueidade. O pior que o projetista anterior adotou a fita de PP pq custava R$1,5 mais barata por metro linear. Economia burra. A “alma” das fitas silver tape originais eram de fibra de vidro, mas numa gramatura bem menor e trama mais aberta. Não sei hj como são feitas. Agora vem tudo da China. Se vc quiser, te mando um pelos correios. Tem de 50 e 100 metros. Abraço Odair

13 de agosto de 2015 às 21:59

Professor Odair! Não sabes como fiquei feliz em saber dessa fita. Vou procurar para comprar, pois não estou inclinado para fazer laminação e não quero colocar coberturas de alumínio. Vou deixar a opção da silvertape em aberto caso não encontre, pois o adesivo dela é muito boa e impermeabiliza a emenda externamente. Só restava saber se a silvertape daria aderência para a pintura externa.

13 de agosto de 2015 às 22:02

Pergunta 104: Ed Esquece a silver tape. A pintura não vai durar sobre o revestimento da fita. Estou na Alemanha até semana que vem. Eu te mando pelo correio um rolo destes qdo voltar pro Brasil. Tenho algum rolo de sobra. Se precisar, eu pego mais com a Texiglass. Vale lembrar que a fita é auto adesiva, mas somente para ela ficar quieta enquanto vc lamina sobre a fita. O adesivo da fita é fraco para estruturar as paredes. Faça um teste simples unindo duas placas pequenas (20 cm de aresta), coloque a fita e lamine resina epoxy ou poliéster sobre a fita. Faça dos dois lados. Deixe secar. Pinte . Depois fure as duas placas e passe uma barra em cada. Fixe uma placa de forma que ela fique suspensa e na outra vá adicionando pesos para ver qual a carga que as placas irão suportar antes que a emenda apresente ruptura. Acredite em mim. Emenda e cantos é onde a maioria dos problemas aparecem. Tenha paciência nesta etapa. Me manda o teu endereço em MP. Abraço Odair

14 de agosto de 2015 às 20:18

Odair, não precisas te incomodar tanto. Estou pesquisando aonde eu encontro à venda. Eu enviei um e-mail para a Texiglass e estou aguardando o retorno deles. Gostei muito do produto. Tenho muitas outras aplicações para ele inclusive. Se eu não conseguir om fornecedor daí eu te mando uma MP, podes ter certeza.

16 de agosto de 2015 às 21:49

Pergunta 105: O dono da Texiglass é meu amigo particular… Eles não vendem poucas unidades. Teria que comprar de um distribuidor… Sei que tem um aí perto de POA Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

16 de agosto de 2015 às 23:34

Odair, eles me passaram o contato de um fornecedor por e-mail, pois o pedido mínimo é de 500,00, sendo que os rolos custam 12,00 de 5cm e 24,00 de 10cm. A fita é bem barata. Se eu não conseguir comprar vou te perturbar com toda a certeza.

30 de agosto de 2015 às 22:23

Odair, vou aceitar a tua oferta. Ninguém quer enviar por correio… Aqui a chuva e o tempo instável deu uma trégua e consegui terminar de lixar e dar a primeira demão de cor areia no lado direito. Hoje de manhã coloquei os reforços inferiores das laterais, coloquei a fechadura da porta e abri a porta da caixa das baterias. Perguntinha besta, aonde arrumo uma tela para colocar na tampa das baterias, de forma que não entre água facilmente? A caixa será impermeável, mas preciso de um sistema de respiro eficiente. Alguém sabe se tem alguma matriz para fazer os recortes em chapas de metal?

31 de agosto de 2015 às 00:52

Pergunta 106: Boa noite Edin. Procure no Google por ventokit, tem varios modelos de venezianas.

31 de agosto de 2015 às 12:55

Carlos, mais uma vez, muito obrigado pela força! Essa fase é complicada pois o trabalho não aparece mesmo! Passo horas na volta fazendo uma coisa ou outra e o resultado é imperceptível!

31 de agosto de 2015 às 13:06

Pergunta 106: Edi Me mande o seu endereço para que eu envie pelos correios. Esta fita tem 10 cm de largura e 50 m cada rolo. Qtos rolos vc acha que são necessários? Sds Odair

31 de agosto de 2015 às 13:36

Pergunta 107: Buenas Ed, Estava sentindo falta das fotos do Cavinete. Tá ficando legal! Já começasses a trabalhar no interior? E a elétrica? Chegasse a testar os equipamentos?

31 de agosto de 2015 às 15:45

Grande Odair, apenas um rolo e ainda sobrará. Te passarei o meu endereço por MP. Caro amigo Gustavo, ainda não fiz os testes. Como o tempo estava muito instável, enrolei o Cavinete numa lona e não mexi mais. Como ainda tem muito trabalho no exterior, acabei não mexendo na elétrica ainda. Retomei no final de semana. Hoje pretendo mexer mais um pouco para aproveitar o tempo bom.

11 de setembro de 2015 às 21:34

Caro amigo Odair, a encomenda chegou! Infelizmente hoje estava mexendo num eixo dianteiro de uma Toyota Bandeirantes que em breve se transformará num eixo rígido para a minha F1000, então ainda não estreei a fita no trailer. Espero que amanhã eu consiga iniciar processo de laminação. Vai uma pergunta, retiro a camada de tinta até deixar na madeira em toda a área que farei a laminação ou posso laminar sobre a pintura?

12 de setembro de 2015 às 02:14

Pergunta 108: Retire a tinta. A adesão da resina tem que ser no substrato e a tinta tem baixa adesão. Se vc laminar sobre a tinta, vai delaminar em breve, soltando na interface da tinta com o substrato.

12 de setembro de 2015 às 02:14

Pergunta 109: Eu acho que seria melhor dar uma boa lixada onde a fita vai pegar, pq assim cria uma superfície mais porosa para ela aderir. Porem vamos ver os especialistas rsrs

12 de setembro de 2015 às 06:26

Vou meter disco flap sem dó! Valeu Odair! manda a conta por MP para te depositar!

28 de setembro de 2015 às 21:35

Depois dos temporais e chuvas de granizo, hoje finalmente tempo limpou e pude continuar os serviços. Então iniciei a aplicação do Texiglass. Odair, de fato esse produto é fantástico. Infelizmente o adesivo reage com a resina e acaba soltando um pouco até a cura da resina. Mas bastará passar mais algumas demãos de resina até aderir completamente sem deixar bolhas de ar. Infelizmente só conseguirei postar as primeiras fotos mais tarde. A chuva intensa de 8 dias ininterruptos castigou bastante a pintura nesses pontos de emendas, pois quando tempo secou o laminado encolheu, e na medida que o tempo ficou úmido o laminado estendeu. Com isso concluí que terei que pintar por dentro também antes de duplar a parede. Outro ponto que me chamou atenção é que aonde usei massa automotiva, a aderência com a madeira foi muito boa e não trabalhou da mesma forma que estava a massa base para madeira. Aonde a massa ficou bem fininha não houve alteração. Infelizmente durante os temporais o trailer ficou descoberto, então ficou exposto à chuva por 6 dias corridos. Surgiram algumas goteiras, mas nada demais. As casas por aqui sofreram muito mais, com destelhamento por granizo e inundações. Com tudo isso o trailer se saiu melhor do que muitas casas. rsrsrs

28 de setembro de 2015 às 22:20

Pergunta 110: Não é por nada, mas não seria melhor vc cobrir tudo com um laminado de alumínio?

28 de setembro de 2015 às 22:38

Daniel, justamente é isso que estou evitando. Não pretendo ter coberturas de metal. Quero algo diferenciado e com acabamento mais “suave”. Fotos:




29 de setembro de 2015 às 00:58

Pergunta 111: Entendi, só penso que madeira é uma esponja nata, em tempos de muita chuva até as portas que não recebem chuva direto somente por umidade elas expandem pela alta umidade no ar. Sera que esse trabalhar da madeira não poderá acarretar em trincas ou mesmo absorção maior da água? Porque, vc irá precisar de várias e várias camadas de tinta e algum verniz final para proteção da madeira, ja que toda tinta tem uma certa porosidade, e para impermeabilizar com eficiência, se aplica diversas camadas de tintas sobrepostas em demãos cruzadas. Ja a folha de alumínio OU fibra de vidro, ja impermeabiliza quase que 100% instantaneamente. Não estou colocando empecilhos, só alertando sobre a umidade em si. Tirando td isso ai, Cara que inveja boa que estou, ta ficando show seu trailer não vejo a hora do bichão ser inaugurado. Abraços

29 de setembro de 2015 às 01:48

Daniel, ele já tem 4 demãos de tinta e ainda não está bom. O que ocorre é que chapas de alumínio deixam cantos vivos e na madeira consigo deixá-los arredondados… Mas a porta esta justa com essa chuva toda! kkkk

29 de setembro de 2015 às 03:24

Pergunta 112: Edin, já estava com saudades das tuas postagens! Força nisso ai, que o Cavinete tá ficando bonito!

29 de setembro de 2015 às 11:16

Paulo, infelizmente esse ano com a crise a empresa que trabalho está passando por muitas dificuldades, então as horas extras estão bem magras. Sendo assim fui obrigado a pisar no freio… Junto com isso o tempo chuvoso não está ajudando. Parece que “empaquei” nesse estágio que está difícil em progredir. Mas agora a coisa vai voltar a progredir.

29 de setembro de 2015 às 12:38

Pergunta 113: Não perca a esperança meu amigo, minha avó dizia que não há dias bons que durem para sempre, nem dias maus que nunca acabem, o importante é manter e fé e controlar a ansiedade. um grande abraço.

29 de setembro de 2015 às 16:21

Pergunta 114: Nem me fale, meu amigo… Eu dependo única e exclusivamente da boa vontade do governo e as perspectivas não são das melhores. Se a presidAnta está cortando até o dinheiro daqueles que a elegeram (FIES, Minha Casa Minha Vida, e outros…), o que dirá dos aposentados… “Tamo no sal…”

29 de setembro de 2015 às 16:45

É que pra piorar, a minha esposa é professora do estado, e aqui no RS os salários estão sempre atrasados e cheio de descontos absurdos. Pra resumir, nenhuma conta em dia graças ao governo anterior que endividou o estado a ponto de não ter dinheiro para governar, graças ao governo federal que bloqueia mensalmente a conta do estado para extorquir o valor da divida que já foi paga 3 vezes em juros absurdos enquanto o governo perdoou dívidas externas dos países parceiros de roubalheiras, graças ao governo federal que desviou tanto dinheiro das contas da união a ponto de não conseguir pagar mais nada e cotação da nossa moeda cair em queda livre sem parar. Infelizmente só nos resta viver um dia após o outro…

19 de outubro de 2015 às 00:34

Pergunta 115: Boa noite Ed, como vai a obra? Poderia me passar a medida de distanciamento das 2 longarinas laterais do chassi (largura do chassi entre as rodas). Vou comecar a desenhar o meu brinquedo. To pensando em fazer o mesmo sistema de eixo do teu, com barra panhard, so que com bolsa de ar no lugar das molas. Abraco, Nazareno

19 de outubro de 2015 às 23:55

A coisa anda muito amarrada agora, pois o mau tempo não dá tréguas por aqui. Choveu um monte na semana passada e hoje começou a chover de novo… Estava emassando os laminados novos, mas ainda tem muito trabalho pela frente e muita chuva a caminho… Pelo menos não tem nenhuma infiltração no interior! O bom dessa chuva é que ficou fácil de procurar pelas infiltrações. O local que o trailer está fica debaixo da água, então quando preciso usar a lixadeira sou obrigado a esperar a água baixar. Passar massa é tranquilo. Hoje aproveitei e lixei a manhã inteira, mas falta metade e ainda tenho que passar muita massa antes de refazer a pintura. Estou estacionado numa etapa difícil de terminar… Ainda não mandei fazer nenhuma janela pois não adianta passar para a próxima etapa sem terminar essa. Naza, não lembro a diatância entre as longarinas, mas deve ser algo por volta de 1,40m por dentro. Ei fiz o mais próximo possível dos pneus mantendo uma bitola de 1,70m no eixo. O pneus tem uma distância externa de cerca de 2 metros e o trailer tem 2,10m.

0 de outubro de 2015 às 00:36

Pergunta 116: Entao to no caminho certo. Deixei uma distancia de 1,50 por fora, o que vai me sobrar 1,42 por dentro. Tambem pretendo fazer o limite das rodas com 2m e a carroceria com 2,10. Hoje entrei em contato com a Planefibra pra ver aquelas chapas de fibra. Eles vendem com 2,10 de largura. Calculei uns 15m corridos pra revestir todo o trailer. O melhor custo x beneficio eu achei a de 2mm de espessura. Vou colocar os valores que me passaram no meu topico pra concentrar as informacoes…

20 de outubro de 2015 às 00:40

Pergunta 117: Ainda dá pra mudar o projeto …

20 de outubro de 2015 às 01:32

Pergunta 118: Bah, vendo isso comecei a viajar aqui… Eu tambem sou encarnado em ter um veleiro. Se nao fosse o tamanho e peso, poderia construir um veleiro que desse pra escamotear o mastro e usava pra acampar quando em terra, em cima de uma carreta, e pra navegar quando no mar… Voltando pra realidade, deixa o veleiro pro futuro. O trailer hj vai ser mais aproveitavel, afinal falta uns tempos pra aposentadoria rsrs

20 de outubro de 2015 às 09:03

Pergunta 119: Vamos colocar meu trailer anfíbio p descer as cataratas… Quem quer ir dentro? Enviado usando maquina de escrever ano 1880

20 de outubro de 2015 às 09:40

Estamos precisando dele por aqui, Andre. Foto de hoje cedo do que costumava ser uma avenida a beira da Lagoa dos Patos:

Nas ruas de dentro está ainda pior. O canal São Gonçalo que passa ao lado transbordou e a água está passado pelo meio das casas em direção a lagoa. E chove…

20 de outubro de 2015 às 11:21

Pergunta 120: Todo ano em que ocorre El Niño, o final do primeiro inverno e começo da primavera, o Sul do Brasil recebe chuvas muito acima da média. Aí é uma questão de alternância onde a chuva vai cair as vezes em Santa Catarina as vezes no Rio Grande do Sul e poucas vezes no Paraná. Como o El Niño ocorre a cada 2 ou 3 anos, é uma questão de tempo para essas tragédias ocorrerem. Morei na região de Blumenau e minha esposa viveu em Blumenau durante os anos 80 e perderam tudo duas vezes das duas grandes enchentes.

21 de outubro de 2015 às 01:56

Pergunta 121: Ed, eu tenho que dar uma garimpada nos ferros velhos… o ideal seria achar uma mb180d num desmanche, dai conseguia barato. Como vc fez o eixo? E os cubos?

21 de outubro de 2015 às 11:07

Olhei agora de novo e não tinha lido as postagens anteriores! Pessoal, sou muito atormentados pelos “duendes” aqui, então não alimentem mais ideias para eles ficarem me atazanando além do que já fazem! Preciso terminar uns ups que comecei. Se inventar de fechar um casco de baixo do cavinete, é aí mesmo que não termino isso nunca!!! kkkkk

21 de outubro de 2015 às 19:47

22 de outubro de 2015 às 18:28

kkkk No meio dos “picapeiros”, os duendes pegam caronas nas caçambas e depois ficam nos atormentando para fazermos upgrades, como levantar suspensão, botar pneus maiores, snorkel, guincho… Do jeito que está acho que tem um Duende morando no Cavinete antes mesmo dele ficar pronto! kkkk

22 de outubro de 2015 às 22:46

Pergunta 122: Ola Ed, talvez vc nao tenha visto minha pergunta rsrs desculpe o interrogatorio, mas to precisando nortear meu projeto. Semana que vem vou ver se dou uma procurada em desmanches pra ver se acho algo que possa usar…

23 de outubro de 2015 às 16:30

kkkk Às vezes parecem mesmo! No momento estou fabricando um eixo rígido para a F1000. Estou fazendo a suspensão dianteira completamente nova. É algo que não precisava ser feito, mas quero que fique muito mais forte que já é e que não sofra muito com contaminação dos rolamentos por água como ocorre no eixo original. É como eu digo, os duendes não descansam um minuto sequer!

4 de novembro de 2015 às 12:49

A coisa está lenta mas não está parada. Cada vez que coloco o meu macacão de trabalho, dispenso de 2 a 3 horas de trabalho. Como essa etapa de nivelamento de superfície externa e pintura é muito demorada, arrumei uma massa niveladora de outra cor, pois eu estava usando massa branca em cima da tinta bege. Então eu preciso pintar de bege para achar as imperfeições e passar mais massa. Ontem achei uma massa marrom, então fica mais fácil pois tenho como destacar as imperfeições duas vezes antes de pintar. Espero terminar essa etapa de uma vez! Hoje vou encomendar duas janelas para iniciar a próxima etapa. O custo total de material até o momento é de R$8.699,00. Empatado com o meu Escort (compra mais reforma).

4 de novembro de 2015 às 23:35

Pergunta 123: Legal Ed, dale pau ai… E nao deixe de nos agraciar com imagens rsrs

6 de novembro de 2015 às 10:56

Pergunta 124: Bom dia pessoal, estou acompanhando este forum macamp desde 2013, quando iniciei meu trailer, mas nunca postei nada, mas agora apareci. Voces me permitem postar fotos do meu como esta ficando.
Abraços a todos, ah, e esta ficando show o seu Edintruder.

6 de novembro de 2015 às 11:47

Pergunta 125: Mas é claro que sim Robson, acesse o link para a página de apresentação, conte um pouco de sua história e poste suas fotos.

6 de novembro de 2015 às 11:59

Robson, bem vindo ao nosso mundinho! Fica a vontade para postar as fotos e devbater sobre duvidas e soluções. O tópico é nosso!

6 de novembro de 2015 às 12:25

Pergunta 126: Buenas Edin! Olhando umas fotos da nossa viagem para Ushuaia, vi estas que achei que seriam boas ideias para o esquema de pintura do Cavinete….KKKKKK :desconfiado

Com certeza, ia virar muita cabeça no caminho e no Camping…Brincadera, não precisas agradecer…KKKK

8 de novembro de 2015 às 01:09

Robson, eu também estou em dúvida sobre os gráficos que usarei. Pensei em fazer apenas linhas horizontais para “alongar” o trailer. A princípio deixarei ele todo na cor bege com duas faixas na cor marrom escuro e uma linha fininha azul clara divisando o bege e o marrom. Experimenta fazer a faixa de cima, acima das janelas, assim como ela está, porém mais para cima. Outra sugestão é experimentar usar um tom bem escuro do vermelho.

8 de novembro de 2015 às 04:53

Pergunta 127: Ainda não decidi, mas é bem provável que no meu eu faça uma aerografia… Algo assim:

8 de novembro de 2015 às 10:38

Kkk! Paulo, esse combinará perfeitamente bem com o Ogro!

9 de novembro de 2015 às 12:09

Pergunta 128: Fala, Edin! Além do carinho com as pickups, vejo que também compartilhamos o amor pelo campismo! Já acompanhava o Macamp há algum tempo, mas nunca tinha dado conta do fórum excelente que temos por aqui! Muito interessante seu projeto! Passo a acompanhar à partir de hj, torcendo para que em breve o “canivete” e a sua F ganhem as estradas! Grande abraço e sucesso na empreitada!

9 de novembro de 2015 às 15:10

Obrigado Newton! Com certeza em breve estaremos todos rodando por aí, mas até lá te convido a participar e opinar sobre o projeto e andamento da construção. Hoje trabalhei só no período da manhã, então daqui há pouco irei passar mais uma demão de massa para retirar as marcas do serviço de laminação. No teto vou ter que colocar uma manta asfáltica, pois a madeira fica muito mais exposta à ação solar do que as laterais. A tinta queima muito rápido no teto, então com a manta asfáltica não terei mais o que me preocupar. Outra opção é uma lona especial que se utiliza debaixo do telhado, com uma tinta aluminizada que reflete muito os raios solares além de ser impermeável. A opção dessa lona colada sobre o teto me agrada pelo peso, pois é muito leve, enquanto a manta asfáltica adicionaria no mínimo 10kg ao teto….

10 de novembro de 2015 às 13:16

Pergunta 129: Muito obrigado pelo convite, Edin!!! Certamente vou acompanhar e, no que puder, mesmo sendo leigo nos trailers, dar alguns palpites! Minha pouca experiência no campismo se fez acompanhando meu pai há muitos anos, quando construiu um motorhome no qual viajamos muito! Desde então sou encantado pelo campismo, e para minha realidade atual e meu estilo de viagem acredito ser o trailer a melhor opção, especialmente por não ficar limitado ao camping e poder conhecer outros locais, pernoitando no trailer. Acredito que a questão de peso seja algo a se considerar com muito carinho. Não somente pelo arrasto em si (peso) e sustentação, mas também, no caso do teto, no que se refere ao centro de gravidade do trailer, não é? Se a lona cumpre a mesma finalidade, isolando tanto a passagem de água, quanto o calor, deve ser a opção mais acertada! A única questão a se considerar é sua resistência, pois se é usada, como citou, embaixo dos telhados, (não conheço esse material) você deve se considerar o desgaste / durabilidade que terá quando exposta… []´s

12 de novembro de 2015 às 01:23

Pergunta 130: Oha so como é simples montar um trailer em 5 minutos ehehehe https://www.youtube.com/watch?v=mHluQGHCxp0

12 de novembro de 2015 às 01:25

Newton, realmente o detalhe do peso é o que mais me deixa receoso de utilizar no teto, porém não estou encontrando a lona no comércio local, sendo assim vou tentar o plano C, colocar uma manta asfáltica mais fina que eu encontrar. Daniel, quem me dera se fosse fácil assim! kkk

12 de novembro de 2015 às 13:27

Pergunta 131: Edin, My 2 cents…… O que imagino também na questão da manta é o acabamento, né? Vai ser possível fazer a junção nos cantos, pintar e “alisar” a contento usando este material? Sei que seu objetivo é fugir da laminação, mas será que não seria consideravelmente mais fácil fibrar o teto, já que não vai nem ficar visível? Seria uma forma até de ter um “telhado” resistente, razoavelmente leve e que se o cavinete permanecer longos períodos no tempo não sofrerá desgaste… Outra coisa que me ocorreu aqui… não vi nas fotos se vc deixou lugar para ar condicionado, e também se existe no projeto uma “clarabóia”…. Vc pretende deixar a ventilação somente pelas janelas? Acredito que não vá refrescar a contento, especialmente nas noites, quando as janelas, dependendo do lugar, vão ficar fechadas! A propósito…… Consegui terminar de ler todo o tópico!!! Baita motivação! []´s

13 de novembro de 2015 às 01:06

Valeu Newton! Pretendo colocar claraboias sim no futuro. De arrancada apenas janelas, em médio prazo um turboclima e por último claraboias com ventilação forçada. A ideia da laminação do teto realmente é bem interessante. Confesso que não tinha pensado nisso! Acho que será realmente a melhor solução forever. Pensando com os meus botões, acho que dá para aproveitar a laminação e fazer duas abas laterais de 1cm de altura para a água da chuva sempre escorrer para frente ou para trás, não caindo para as laterais minimizando a incidência de água nas janelas e porta. Agradeço a ideia Newton! Com certeza será posta em prática!

13 de novembro de 2015 às 13:58

Pergunta 133: Valeu, Edin! Bom poder ajudar! Questão das clarabóias só imagino ser mais fácil de fazer a furação antes de fechar o trailer totalmente, pois mexe com partes onde a estrutura está por baixo! Se for pensar em Ar condicionado dê uma olhada nos portáteis também… O investimento é um pouco maior, mas tem a vantagem de usar onde quiser, se quiser… Sem precisar arrastar o ano inteiro e usar algumas vezes… Nesse caso a instalação se resumiria a um buraco de umas 3″ para a exaustão e um pequeno de mangueira para a respingadeira Quanto às aletas nos cantos a idéia é boa! funcionaria como as calhas que tinha nos veículos mais antigos! []´s

16 de novembro de 2015 às 23:00

Pergunta 134: Boa noite! Bah! já havia ingressado no fórum porem apenas observava, comecei a ler o topico “Fabricando o próprio Trailer” e não consegui parar mais hehehehe e por coincidência o dono do tópico é aqui de RG tbm, mais vontade de acompanhar! O meu trailer peguei montado, porem caindo aos pedaços e agora estou reformando e com essa crise esta tudo mais difícil, porem vou pegando as ideias dos amigos enxugando os custos e tocando o projeto!

16 de novembro de 2015 às 23:39

Grande Marcelo! Moro no Cassino. Querendo trocar ideias estou a disposição. Hoje estou na etapa de encomendar as janelas para partir para a próxima fase. Infelizmente as vidraçarias não tem boa vontade para trabalhar aqui em Rio Grande, então estou cotando em Pelotas, pois o melhor preço para as 6 janelas maxi ar em Rio Grande foi de 1574,00, com vidro de 8mm fumê sem armação. Na quarta feira irei comprar o pano para fazer a laminação do teto conforme o Newton sugeriu, e se tudo der certo no final de semana começo a laminação. Posta fotos do teu trailer e me diz aonde estás. Abraço.

16 de novembro de 2015 às 23:57

Pergunta 135: rezado Edin, certamente vc já cotou no grupo celeste certo? http://www.grupoceleste.com.br/index.php?conteudo=produtos&idCateg=19 Aliás esse cara estava cobrando 500,00 nesse fogão http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-718981925-fogo-3-bocas-forno-motorhome-barco-caminho-_JM aquele de São paulo eu comprei mas ainda esta na casa de um amigo que mora lá abç Carlos Fanara

17 de novembro de 2015 às 00:43

Pergunta 136: Opa! meu trailer esta próximo ao stella maris, provisoriamente na casa do meu cunhado, estou recebendo dele umas dicas importantes, ele também esta montando um MH em cima de uma ducato. Nesse momento estou fritando massa cinzenta para fazer o esquema elétrico.

17 de novembro de 2015 às 13:41

Pergunta 137: Bom dia Ed, nao esquece de postar as medidas das janelas e as melhores cotacoes pra eu preparar o bolso por aqui…

17 de novembro de 2015 às 15:36

Carlos, cotei com o Grupo Celeste porém o valor era na casa dos 500,00 por janela, fora os acessórios. Naza, o valor gira na casa dos 270,00 por janela e 220,00 na menor até o momento. São janelas de (40 a x 68 l x 4 und), (80 l x 35 a 1 pra cozinha) e (55 l x 35 a uma para o banheiro). Fica tranquilo que te passarei com toda certeza! Marcelo, então está perto da minha casa, pois moro próximo ao Parque Guanabara.

20 de novembro de 2015 às 00:04

Pergunta 138:
Noite! Nesse final de semana vou tentar concluir 1 quarto e se der tudo certo vou dormir nele, vamos ver se ficou confortável heheheh. Uma pergunta, como havia dito anteriormente meu trailer esta bem judiado precisando de muiiiita reforma, um dos itens de segurança que não tem mais (o antigo dono soldou….) é o freio, não costumo andar rápido, sera que terá algum problema de eu rebocar ele? meu carro tem freio a disco nas 4 rodas.

20 de novembro de 2015 às 02:34

Pergunta 139: Oi Marcelo, vai depender de quanto o teu trailer pesa… Não é exatamente uma questão do “poder de frenagem” do veículo tracionador e sim do fato que o trailer sem freio irá empurrar o carro nas frenagens. Se o peso do trailer for até uns 650 quilos (não tenho certeza, mas acho que é isso…), tá de boa. Se for mais pesado que isto, melhor instalar um freio…

20 de novembro de 2015 às 12:08

Marcelo, mal posso esperar para chegar nessa fase também! Já comprei pano para laminar o teto do meu trailer. Comprei um pano branco de 2,20 de largura de forma que cubra o teto completamente sem emendas. Agora é comprar resina e laminar. Infelizmente ninguém está a fim de fazer as janelas. Nem parece que estamos no meio de uma crise aonde a demanda de encomendas caíram… Mas conforme for o andamento das coisas, espero fechar a encomenda até o sábado da semana que vem e instalar ainda nesse ano.

25 de novembro de 2015 às 00:37

Pergunta 140: Noite! fizemos o test-drive dormimos uma noite, curtimos muito! Acampávamos de barraca e bah com o trailer é outro assunto, vou tentar arrumar o outro lado pq esta com muita infiltração, mesmo não sendo o momento sinto-me obrigado a fazer pois o prejuízo vai ser maior depois! Pensou como vai fazer o banheiro? vai usar que tipo de vaso? o meu esta em estado precário heheheh e provavelmente vou refazer boa parte e estou a procura de ideias

25 de novembro de 2015 às 14:35

Marcelo, no teto fiz a primeira laminação com pano + resina. 1 litro de resina preenche cerca de 1m² de tecido na primeira demão de resina pois o pano absorve muita resina. Na segunda demão o rendimento é praticamente 2m² por litro de resina. Eu não estou conseguindo passar as fotos do celular para o PC pois deu problema no cabo. Então logo que arrumar um cabo novo terei fotos do serviço. Sobre o banheiro, pretendo usar o aquamagic. Pensei sobre outras opções, mas sempre acabo no aquamagic. Estou contando com um $ que tenho para receber para poder agilizar mais um pouco os trabalhos. Se der tudo certo, já garanto as janelas e parto para o interior.

30 de novembro de 2015 às 15:57

Fotos do processo. Primeiro estiquei o pano e coloquei alguns pesos para segurar. Depois passei resina em alguns pontos para “colar” o pano. Depois é só passar resina até cobrir completamente com resina. Ainda não passei a segunda demão, que serve para deixar lisinho e garantir a impermeabilização. Dá para colocar um pouco de corante líquido na resina para dar cor, caso deseje.

30 de novembro de 2015 às 18:24

Pergunta 141: Edin, meu caro, buenas! Muito legal ver como continuas com o trabalho de forma infatigável, é um exemplo para mim, e também gosto muito do teu cuidado para com os detalhes, que sim dúvida, são um referencial. Passei por teu tópico para te contar que sempre acompanho tua evolução, e para te dar, por igual, meus parabéns pelas conquistas alcançadas, e continuar te dando força para chegar na sonhada conclusão do trabalho no Cavinete. Grande abraço Edin! Dardo.

1 de dezembro de 2015 às 01:41

Perguinta 142: Buenas Ed, Concordo com o Dardo: é um exemplo pra mim também, e fico aqui sempre esperando as idéias ao longo de cada etapa. Também estou ficando curioso pra ver ao vivo novamente. Qualquer dia desses te fazemos uma outra visita. Sobre a laminação do teto, muito interessante… não tinha visto uma extensão tão grande sendo feita manualmente ainda. Como foi pra passar a resina? Tranquilo ou deu muito trabalho? Na foto parece que alguns pontos embaixo ficaram um pouco levantados… a foto foi tirada antes do ajuste final do pano, ou ficou difícil acomodar e pretendes ajustar depois? Grande abraço, Gustavo

1 de dezembro de 2015 às 05:44

Pergunta 143: Parabéns Edin, tenho ideia do trabalho que VC está tendo, fiz laminação nas paredes do banheiro do meu e da trabalho demais. Limpe o pincel sempre com thinner a cada novo preparo de resina, assim vc aproveita o mesmo mais vezes. Abraço.

1 de dezembro de 2015 às 13:22

Grande Dardo! Obrigado pelo apoio! Eu estou tentando organizar as ideias num passo-a-passo mais singelo de forma que eu não faça muitas coisas ao mesmo tempo e demore para terminar cada etapa por falta de $. Fazendo uma etapa por vez vou concluindo conforme o $ sobra. Demorei para fazer o teto pois foram muitas latas de resina além do que eu imaginava… Gustavo, meu amigo, passei com pincel. Infelizmente eu não tenho um rolo de metal próprio para passar a resina que consegue empurrar as bolhas de ar. E no pincel, após passar a resina as bolhas não passavam mais para fora do pano impermeabilizado, e eu não podia demorar brigando com elas pois a resina começa a curar em 5 a 10 minutos depois de catalizar. Eu catalizo 1/3 da lata por vez, o tempo suficiente para terminar toda a resina sem perder nada, porém se eu brigar com as bolhas de ar acabaria perdendo na lata. Pensei assim, depois a tinta vai esconder tudo! kkkk Se fosse numa lateral aonde fica aparente, daí ficaria feio, mas como é no teto… deixei assim, da mesma forma que po pano não ficou tão esticado como gostaria. Infelizmente o vento forte não ajuda muito nessas horas, e morando perto do mar, vento aqui é constante. Robson, faço isso também. Uso um pincel por dia de trabalho, pois de um dia para o outro o pincel fica ruim, mas consigo usar um dia inteiro mantendo ele limpo. Compro sempre o pincel de 1 1/2″ ou 2″ mais baratos que eu encontro. No interior do banheiro pretendo usar como acabamento um laminado de vinil, próprio para acabamento externos de móveis de cozinha que podem molhar. Vou fazer a parede de compensado naval de 4mm, passarei um selador e a lâmina de vinil para finalizar a proteção. O restante do interior usarei o MDF de 3mm. Mas ainda tem muito o que ser feito, pois o próximo passo chama-se JANELAS! PERGUNTA PARA OS EXPERTS! Estou estudando a rede elétrica 12v interna, porém penso em usar todo o cabeamento em cabos PP 2×1,5mm para a iluminação e cabo PP 2×2,5mm para tomadas 12v. Cabos PP dão um extra de resistência térmica e abrasão. O bom deles é que duram 30 anos sem manutenção. – A minha dúvida é se uso cabos PP por dentro das paredes ou uso conduítes elétricos e fios simples na rede? Sobre a rede elétrica estudo 7 redes com os interruptores centralizados ao lado da porte de entrada e mais uma rede para as tulhas com interruptores locais. Tudo em LED. – Luz banheiro – Luz box – Luz dinete – Luz cama – Luz corredor – Luz cozinha – Luz externa/toldo. Quanto às tomadas ainda não pensei, mas 110v será o mínimo possível, 4 no máximo. Então se puderem palpitar ou criticar, agradeço de verdade. Entendam que as críticas são TODAS construtivas e evitarão que eu cometa erros que me arrependa depois, então se alguém tiver crítica pra fazer, façam antes que eu monte algo errado! rsrsrsrs

1 de dezembro de 2015 às 22:14

Pergunta 144: Buenas Ed, Obrigado pelas explicações. E de 5 a 10 minutos é? Nossa… que corrida contra o relógio hein! Sobre os cabos, aqui vão algumas idéias: eu colocaria conduítes (em excesso até, para caso resolva passar algo mais) com caixa de distribuição em um ou dois pontos, se necessário. Ao invés dos 1.5 e 2.5mm, subiria ambos para 2.5 e 4mm, para diminuir as perdas, e colocaria 6mm2 para bombas e geladeira (mesmo que seja 220V hoje, podes querer trocar amanhã). Para as tomadas 12V, recomendo colocar isqueiro de carro. Eu já vi o pessoal fazendo de várias formas, mas a melhor é com isqueiro mesmo, porque é fácil de encontrar e quem fabrica equipamentos para carro sabe que a tensão varia bastante e prepara o equipamento para isso. Também é bom pensar no que tu vais querer colocar mais adiante no trailer e já deixar preparado – câmera traseira precisa de 12V (da sinaleira, se quiseres fazer como eu) e um cabo de vídeo indo pra frente, antena de TV tem o cabo, e para placas solares é bom um par de 6mm também indo de conduítes no teto até perto das baterias. Se vais colocar clarabóia, é bom levar um par de 4mm pra um possível ventilador ali. Para o inversor é bom reservar um espaço perto das baterias, pois com a alta corrente a espessura dos cabos sobe muito rápido. E as baterias, se possível em compartimento próprio, e mandando o gás pra fora sempre. E acho que isso é o que eu me lembrei por enquanto. Se lembrar de algo mais complemento depois. Grande abraço! Gustavo

2 de dezembro de 2015 às 00:19

Gustavo, vou seguir todos esses apontamentos! Valeu por cada um deles! Ia esquecer metade deles! kkk

2 de dezembro de 2015 às 01:57

Pergunta 145: Nossa 6mm não é muito exagero para uma bomba 12v? Edi eu também usaria conduítes pois numa eventual troca da fiação usa a velha como guia e não vai enroscar em nada, e se vc usar o conduíte na minha opinião não precisa usar o cabo pp, pois o pp costuma endurecer com o passar do tempo, e se ele se fixar numa forma na curva pra vc puxar numa troca vai ser mais difícil do que puxar um único fio para fazer de guia.

2 de dezembro de 2015 às 02:41

Pergunta 146: Grande Edin! Continuo acompanhando a evolução do Cavinete. Parabéns pelo progresso! Grande abraço.

2 de dezembro de 2015 às 04:09

Pergunta 147: Fico contente que esteja sendo útil, Ed. Daniel, um condutor de cobre é um resistor também, como a maioria dos materiais. Quanto maior a corrente e maior a distância, maior a queda de tensão através dele. Uma geladeira ou uma bomba de 12V devem consumir entre 5 e 8A, por exemplo. Com 7A passando ao longo de um cabo de 4mm de 6 metros, se perde em torno de 0.5V já, chegando 11.5V do outro lado. 4% da tensão perdida pro cabo é muito. Casualmente exatamente esse foi um dos tópicos que conversei com a Sinostrailer, e pedi pra trocar depois de pronto. Como já estava tudo pronto, sugeri que medíssemos para verificar que a teoria estava correta, e como esperados medimos a tensão baixa do outro lado. Então, minha sugestão é 6mm sim, a não ser que seja 220V. E mesmo nesse caso, é uma boa idéia pra permitir um upgrade fácil depois. Grande abraço, Gustavo

2 de dezembro de 2015 às 14:01

Pergunta 148: Edin, sobre o pincel, tenta coloca-lo dentro de uma lata com água que ele suporta sem secar de um dia para o outro, pois não haverá contato com o ar. Se possível compre removedor de tinta automotiva e deixe de molho, também retira excesso da resina. Abraço.

2 de dezembro de 2015 às 14:05

Pergunta 149: Fala, Edin! Parabéns pela evolução no projeto, hein! Tá ficando legal! Também voto nos conduites! Acho que a longo prazo compensa! Tanto na possível substituição de fios quanto na questão de segurança! Das considerações do Gustavo eu acrescentaria só a fiação para um futuro e possível ar condicionado, que pode ser desde uma tomada mais reforçada onde vá instalar ou até um sistema desse de split, onde deverá deixar esperas nos 2 pontos (máquina e evaporadora)… Não me lembro se você já deixou a preparação para isso, mas falando em elétrica, não se esqueça da parte “rodoviária”! A parte de sinaleiras, luz de placa, etc…. E também, caso vá usar o alternador da F na(s) bateria(s) do trailer, puxar esse cabo de alimentação até o compartimento das baterias! []´s

2 de dezembro de 2015 às 15:01

Se tudo der certo, sábado encomendo as janelas e passo para a próxima etapa! ufa!

3 de dezembro de 2015 às 03:20

Pergunta 150: Salve Ed, eu to por aqui soh de butuca…

3 de dezembro de 2015 às 09:39

E eu acompanhando o $ na minha conta pra ver a hora que entra! Na hora que cair a moeda eu largo correndo pra fechar a encomenda das maxiar.

4 de dezembro de 2015 às 00:30

Pergunta 151: Isso que é fissura! :D:D:D

6 de dezembro de 2015 às 16:57

JANELAS ENCOMENDADAS! Finalmente!. Pedi as 6 com cantos vivos em vidro temperado transparente de 8mm. Ia fazer com bordas redondas mas a patroete acho melhor os cantos quadrados. Se ficar ruim só mandar cortar e ajustar as paredes. Outra coisa é sobre a transparência. Vidro branco tem a opção de usar filme ou apenas cortinas, então encomendei o transparente claro. Outro acessório que está na mão é a pia para a cozinha externa. Preciso apenas de um cooktop de uma boca para começar a montar a cozinha externa e preparar o corte da parede. De vagar a coisa ta se “aprumando”. Vou ter que arrumar o terreno que o trailer está, pois na posição atual vai ficar ruim para manobrar, sendo assim acho que vou repensar o layout a fim de facilitar o meu trabalho nessa etapa que está começando.

6 de dezembro de 2015 às 21:57

Pergunta 152: Opa , agora vem a parte legal. To so no aguardo pra ver como vai fazer a armacao das janelas pra poder ter uma ideia de como vou fazer as minhas. Acho que terei um pouco mais de dificuldade pq pretendo fazer com os cantos inferiores arredondados.

7 de dezembro de 2015 às 00:55

Eu pretendia fazer o mesmo, mas na hora que fui encomendar resolvi aderir a ordem da patroete. Não te preocupa que é um serviço muito fácil de fazer e a solução virá num passo a passo fotográfico.

8 de dezembro de 2015 às 01:37

Pergunta153: Um amigo me ensinou uma vez, ele faz molde pra alto falante em carros, tudo em fibra, um macete pra tirar a resina do pincel sem gastar uma gota de thiner é esfregar o pincel no sabão em pedra, solta tudo é impressionante. abraços

8 de dezembro de 2015 às 12:00

Robson! Funciona mesmo! Tiro o excesso da resina num pano com um pouco de thinner e coloco num pote com água. No outro dia basta sacudir que está bom ainda! Daniel, vou seguir essa sugestão também, vou passar no sabão em barra e largar no pote com água. Só nessa bobagem já poupei dois pincéis, e em breve pouparei alguns litros de thinner também!

9 de dezembro de 2015 às 12:39

Contando os dias para o papai noel me trazer as janelas!!! kkkk

11 de dezembro de 2015 às 14:04

Pergunta 154: Edintruder me tira uma duvida, to restaurando o chassis de uma carretinha karmann guia, mas que tipo de suspensão é essa, não tem mola, nao tem amortecedor nao tem nada. kkk

Tem muita parte enferrujada e podre, ja recuperei boa parte só falta esses apoios da caçamba q preciso trocar pois estar muito finos. Desculpe postar no seu post, mas é que vc entende bastante disso… qualquer coisa eu removo… att Daniel

11 de dezembro de 2015 às 18:51

Pergunta 155: Se me permite a intromissão, trata-se de uma suspensão por barra de torção, semelhante às usadas nos antigos volkswagen à ar (fusca, brasília, etc…).

11 de dezembro de 2015 às 19:54

Pergunta 156: Nada disso, essa suspensão funciona com elastômeros, são dois tubos quadrados, um dento do outro, e em cada vértice do tubo menor entra um elastômeto, 4 portanto. Por isso dispensa amortecedor… Só nunca entendi como desmonta e monta essa coisa !!!

11 de dezembro de 2015 às 22:45

Pergunta 157: Interessante! Não conhecia este tipo de suspensão. Vivendo e aprendendo, SEMPRE!

12 de dezembro de 2015 às 00:11

Pergunta 158: Poxa obrigado. Então pra desmontar so cortando mesmo e depois resoldando só pode pq tudo é soldado nas pontas. Fiquei encucado com esse tipo de susp. Pq subi em cima e mal teve diferença. E olha q tenho 110 kg kkk. Deve pular pakas com o baú vazio kkkk.

13 de dezembro de 2015 às 21:29

Daniel, é assim mesmo. É dura pkct. Também não sei como desmonta essa coisa. Tive uma carretinha com esse tipo de eixo e quicava demais pois a suspensão não absorvia nada de impacto. Para um equipamento mais pesado ela é muito boa pois é simples, leve e resistente.

14 de dezembro de 2015 às 01:33

Pergunta 159: É a suspensão dos Karmann Ghia, e uma das mais utilizadas nos EUA para reboques, justamente pela simplicidade.

17 de dezembro de 2015 às 23:50

Hoje finalmente chegaram os vidros, mas infelizmente a fábrica comeu mosca e fez apenas 3 janelas. Uma das medidas que seriam 4 unidades fizeram apenas uma… Sendo assim, somente pelo dia 18 de janeiro chagarão as outras 3, mas pelo menos já posso começar a abrir os buracos para colocar elas no lugar. Então, mesmo assim poderei iniciar a próxima etapa! Segunda feira começam as minhas férias! Mais feliz que pinto no lixo!

18 de dezembro de 2015 às 01:58

Pergunta 160: Boa notícia! Mas cuidado pra não fazer como eu: meço com paquímetro, marco com giz e corto com machado…

18 de dezembro de 2015 às 11:38

Pergunta 161: Essa foi boa Paulo, chorei de rir kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

18 de dezembro de 2015 às 13:34

Pergunta 162: Boa notícia! Mas cuidado pra não fazer como eu: meço com paquímetro, marco com giz e corto com machado…
kkkkkkkkk :D:D:D:D:D

18 de dezembro de 2015 às 13:44

Pergunta 163: Bah exatamente como executo minhas tarefas kkkkk

18 de dezembro de 2015 às 16:13

Pergunta 164: Paulo, acho que frequentamos as mesmas aulas! rsrsrsrsrs Edin, que comida de bola dos caras, hein? Pelo menos se tem uma das 4 você consegue fazer todos os ajustes e cortes, qd chegarem fica bem mais fácil! Como ficou o esquema do teto? Vedou legal? []´s

18 de dezembro de 2015 às 20:01

Muito boa essa Paulo! Felizmente meço com trena, risco com pedaço de tijolo e corto com faca de serrinha. A medida fica boa mas o corte sempre sai torto! kkkk Na verdade o que manda muito é a atenção e a ferramenta. Trabalhar sem a ferramenta adequada é a pior coisa que tem. Para fazer esses cortes uso uma policorte e tranco a respiração quando meto a máquina. Depois tento ajustar na lixa. Régua de aço e paciência são importantes. Newton, o teto ficou 100%. Ontem e hoje choveu muito aqui, e por dentro tudo bem sequinho, sem marcas de umidade.

19 de dezembro de 2015 às 02:23

Pergunta 165: Mas nem uma fotinho das marditas??? Que bom Ed, aguardamos ansiosos os resulltados ilustrados rsrs

20 de dezembro de 2015 às 00:33

É que estou fazendo várias coisas ao mesmo tempo por aqui. Estou fabricando umas portas pivotantes para o escritório da patrote. Quando terminar de instalá-as e ajustá-las irei retomar o serviço do cavinete. O dia passa voando…

_20 de dezembro de 2015 às 01:33-

Pergunta 166: Boa noite Edintruder qual o peso que vai ficar no final aproximadamente?

23 de dezembro de 2015 às 01:36

A coisa está andando de novo!

23 de dezembro de 2015 às 02:13

Pergunta 167: Edin, vc não vai fazer nenhuma janela frontal e traseira?

23 de dezembro de 2015 às 02:19

Pergunta 168: Ed, enquanto dá tempo: tu não vais fazer armários aéreos? As janelas parecem tão em cima e pegando os quatro cantos. Parece que não vai sobrar muito espaço pra eles. Mas talvez seja esse mesmo o projeto…? Abração, Gustavo

23 de dezembro de 2015 às 10:54

Pergunta 169: Rapaz, tá ficando chique!

23 de dezembro de 2015 às 18:47

Pergunta 170: Ansioso pra ver os acabamentos das janelas rsrs Ta ficando show…

23 de dezembro de 2015 às 23:21

Valeu galera. pensei num vidro frontal, mas ainda estou em dúvida se compensará essa janela. tenho um espaco de 35cm para os armarios aereos e 40cm na cozinha. eu fiz os cantos quadrados por ordem da patroa…. mas cam a chuva por aqui os serviços estão suspensos….

Baixei o tapatalk, assim fica mais fácil de subir as fotos.

Naza, em cada abertura fiz uma guarnição de madeira para fixar a borracha q vedará a janela. deixei um espaço de 7mm a mais nos vãos das janelas. Aproveitei a tarde de sol e mudei o trailer de lugar para facilitar o trabalho. ja fiz avtampa da tulha das baterias. Agora preciso colocar as dobradiças e a fechadura.

26 de dezembro de 2015 às 00:58

Pergunta 171: Q massa ficou alto pakas. cara ta ficando show.

26 de dezembro de 2015 às 16:56

Agora preciso comprar eletrodutos… O problema é que rede 12v com fios mais grossos demandará eletrodutos de pelo menos 3/4″, porém como as paredes são finas terei que quebrar a cabeça. Vou procurar um balcão de cozinha de 1,60m para começar a montar o interior. Tem muito trabalho pela frente ainda.

26 de dezembro de 2015 às 17:46

Pergunta 172: Podes usar canaletas retangulares que demandarao menos espessura das paredes. Tem umas da dutoplast que são bem legais.

26 de dezembro de 2015 às 20:02

Pergunta 173: pia tramontina
Edintruder, talvez essa pia seja interessante para seu trailer. Abraço Carlos Fanara

26 de dezembro de 2015 às 21:59

Pergunta 174: Edin, dá uma olhada neste conduíte: http://www.construja.com.br/produto.aspx?prodcode=30-50 Não conheço a loja e não sei se é confiável. Mas já usei este tipo de conduíte para passar cabos de rede.

27 de dezembro de 2015 às 00:43

Carlos, preciso do forno junto. Mas hoje resolvi adiantar os armários internos. Comprei 6 armários aéreos de portas basculantes e um armário de 120 para a pia. O fogão caberão com folga no lado da pia. Não queria colocar um fogão comum, mas será a minha opção por facilitar bastante a instalação e ainda aproveito o espaço. Como gosto de cozinhar, me sentiria apertado numa pia pequena, então com uma cozinha “normal” acho que me sentirei mais à vontade. Então somo ao inventário mais R$1043,00. Paulo, esse sistema X é montado por fora das paredes. Não tinha pensado em montar por dentro das paredes…

27 de dezembro de 2015 às 12:58

Pergunta 175: Funciona, posso atestar. A “trocentos” anos atrás, quando ainda fazia freelance de hardware, instalei uma rede de computadores no escritório de um cliente. As divisórias eram num material “parecido mas diferente” do drywall… E a ordem era não deixar nada aparente e que se precisasse de manutenção não precisasse abrir o tal drywall genérico. A única saída foi criar uma tubulação usando este tipo de conduíte. Uma dica: se for usar este material mesmo, não faça curvas de 90º. Ao invés disto, divida a curva em duas etapas de 45º (ou ainda melhor, 3 de 30º). Isto facilita na hora de puxar os fios.

27 de dezembro de 2015 às 23:24

Paulo, dicas anotadas! Amanhã preciso definir quanto de conduíte será necessário para poder montar essa parte e começar a fechar as paredes internas.

Ontem estive olhando e analisando e me dei de conta de uma coisa, com as travessas de metal, não consigo passar nenhum fio em sentido longitudinal… Sendo assim, eu terei que furar a estrutura e passar os fios individualmente através dos metalons com uma proteção individual. Outra opção seria passar a fiação toda por baixo do trailer, mas impactaria em vários outros detalhes. Mais outro detalhe, como a estrutura é metálica, acho por bem aterrar todos os neutros 12v e interligá-los, reduzindo bastante a queda de tensão pois reduz muito o caminho de retorno, quebrando quase na metade da distância da rede, e poupando a quantidade de fios uma vez que só mando o positivo para o ponto desejado. São opções demais para analisar!!! Mas vou fazer a rede principal por baixo mesmo que será a melhor opção.

29 de dezembro de 2015 às 16:41

Pergunta 176: Também acho melhor fazer a rede por baixo, subindo apenas onde precisar.

29 de dezembro de 2015 às 17:21

Pergunta 177: Buenas Ed, Também podes colocar varios de 1/2 em paralelo, onde necessário:

29 de dezembro de 2015 às 22:55

Pergunta 178: Você pose fazer igual Rede residencial com ima caixa no teto de distribuição. Ou duas interligadas no teto. Desce as mangueiras e do teto vai pra caixa central.

30 de dezembro de 2015 às 19:17

A chuva chegou então precisei empacotar o trailer… mas comprei eletrodutos de 3/4″ e as caixas. Agora é montar a rede. Por baixo fecho os chicotes e fixo tudo direitinho pra não enroscar em nada.

31 de dezembro de 2015

Que coisa esse tempo… Estou numa angústia aqui pra mexer no Cavinete e o tempo não afirma nunca. Pra piorar não dá pra confiar nessas previsões da tv…

2 de janeiro de 2016 às 01:01

Hj coloquei as 3 janelas. faltam as outras 3 que o fornecedor comeu mosca…

As caixas elétricas estão coladas. agora só colocar as mangueiras.

2 de janeiro de 2016 às 23:09

Pergunta 179: Muito bom Edi. Eu estou parado com o meu. Faltou $$$$$:D

2 de janeiro de 2016 às 23:56

Robson, nem me fala de $$$. A empresa que estou trabalhando está passando por um período crítico graças ao desgoverno e todas as trapalhadas que cometeram com a economia do país. Estou de férias sem $ e sem 13°… Estou parcelando o que posso no cartão de crédito e metendo a mão na poupança. Mas voltando ao que é bom, e esquecendo desse detalhe desagradável, hoje passei o dia na praia então o serviço rendeu pouco. Passei a tubulação para a elétrica e passei a fiação em cabo PP 2×1,5mm para a iluminação. Já posso pensar em fechar as paredes!!! kkkk Para isso, conto mais uma vez com a ajuda dos universitários! Vamos lá!!! Considerando que o vão interno das paredes é de 30mm, qual e o melhor material para preencher esse espaço com economia e eficiência? Penso no isopor, porém tenho medo que possa ter problemas de umidade e mofo por dentro das paredes, pois qualquer umidade encharca o isopor e demora pra secar, sendo ao meu ver, o maior vilão dos apodrecimentos por infiltrações. Uma infiltração que seca bem demora muito para gerar um apodrecimento, mas o isopor não permite que o material seque por completo e ajuda a apodrecer tudo. Sabendo disso, tem algum outro material que seja eficiente para manter um conforto térmico e que não sirva de esponja?

3 de janeiro de 2016 às 01:24

Pergunta 179: Espuma expansiva. mas vai dar um baita trabalho.

3 de janeiro de 2016 às 11:57

Pensei nela inicialmente, mas o custo será alto demais e a sujeira também… mas se não tiver outra opção…

3 de janeiro de 2016 às 22:31

Pergunta 180: Manta de fibra que usa em paredes de gesso

3 de janeiro de 2016 às 23:44

Pergunta 181: Porque não usa o isopor com a espuma expansiva nas bordas. Ela até ajudaria para colar o compensado e tb faz uma vedação melhor para a umidade.
Abraço. Carlos Fanara

4 de janeiro de 2016 às 01:02

Pergunta 182: Edin, não havia pensado na “esponja” que o isopor poderia virar, mas acabei colocando ele mesmo e no teto coloquei manta de vidro usado (tirado) de geladeira velha, pois o teto esquenta muito e fiquei receoso do isopor murchar e enrugar com a caloria. Abraço, e que em 2016 todos nos possamos nos desfrutar da conquista do trailer de fabricação própria.

4 de janeiro de 2016 às 03:16

Vou procurar essa manta de vidro pois ela é bem eficiente para o isolamento e seca rápido numa situação de infiltração. Enviado de meu GT-S5283B usando Tapatalk

4 de janeiro de 2016 às 11:34

Pergunta 183: Edin vou dar um pitaco, eu não usaria nada ou usaria plástico bolha tendo em vista dos princípios físicos que o ar é o melhor isolante térmico que existe claro que esse ar não pode circular logo se vc usar espuma expansível para selar as paredes somente nas emendas e taus tu não teria tanto gasto assim abç

4 de janeiro de 2016 às 12:04

Pergunta 184: Edin bom dia, coloca um bom macacão e luvas, quando for aplicar a lã de vidro, pois coça pra caramba. Eu quando era jovem tinha uma equipe de som, e fazia as minhas próprias caixas acústicas, e as forrava por dentro com lã de vidro, para isolar o som dentro delas, e vou te dizer uma coisa, a lã solta pelos que pinica o corpo todo, portanto cuidado com a proteção do corpo ao colocar a lã. Um grande abraço e espero que em 2016 vc termine o seu trailer e eu consiga a minha aposentadoria.

_ 4 de janeiro de 2016 às 13:03_

Pergunta 185: Caro Gabriel Esta visão simplista de que o ar é um bom isolante térmico e que plástico bolha isolaria pode te levar a erros. O calor pode ser propagado basicamente por três maneiras:
1- Convecção;
2- Irradiação;
3- Condução.
As moléculas do ar trocam calor por convecção e irradiação. Quando o calor irradiado incide num corpo, parte pode ser absorvida por ele, aquecendo-o, parte pode ser refletida de volta ao ambiente. E onde está sujeito à radiação, utiliza-se superfícies com alta reflexão para reduzir os efeitos causados pela radiação. Por isto utilizamos isolamento térmico. Para manter as moléculas de ar quietinhas, paradinhas, sem agitação. Quanto melhor o isolante, mais paradinhas estas moléculas ficam. Geralmente, quanto maior a densidade do isolante, mais eficiente ele fica, e mais caro também.
O EPS (ou isopor) que é o material mais popular para isolamento térmico por exemplo, é excelente isolante com densidades acima de 25kg/m³. Infelizmente, o mercado insiste em empurrar densidades baixas por ser mais barato. Aí se perde eficiência. Na NBR 11752 nem se recomenda EPS (isopor) para aplicação de isolamento em densidades menores do que 12kg/m³.
Estou trabalhando com um grupo num comitê de normas para revisar estes conceitos. Se o ar fosse de fato bom isolante térmico, a garrafa térmica não teria as paredes duplas da ampola separada por vácuo. Abraço Odair

5 de janeiro de 2016 às 02:56

Porra Odair! Eu fiquei feliz com a possibilidade do plástico bolha funcionar e tu jogas um balde de água fria!!! kkkkk Hoje rendeu mais um pouco. Soldei umas cantoneiras para fixar os armários aéreos e balcões de forma que seja aparafusados diretamente no metal, pois não soltarão ou afrouxarão com os buracos e solavancos. Também comecei a fechar as paredes do banheiro. Comprei as cantoneiras de alumínio para fixar as borrachas nas janelas. Daí escureceu e eu segui mexendo no eixo da minha caminhonete. Desmontei o diferencial dianteiro todo pois estou monstrificando o eixo dianteiro da minha F1000. Vou partir para o bom e velho isopor então… vou tentar arrumar com 3 cm de espessura.

7 de janeiro de 2016 às 00:58

Pergunta 186: Edin, lembrei de outro material, isolante termico para telhado, vende em rolo funciona muito bem em telhado, e se vc colocar ele e depois isopor. como eh uma pelicula laminada acho q pode proteger o isopor.

7 de janeiro de 2016 às 02:02

Daniel, usei aqui uma lona que é assim. Bem fina e funciona muito bem para o calor, mas para o frio ele não segura.

12 de janeiro de 2016 às 02:30

E os trabalhos continuam. Preciso tomar uma decisão sobre o revestimento termo-acústico, pois preciso começar a fechar as paredes para colocar os armários. Estou pensando em usar manta asfáltica colada nas paredes externas (por dentro da parede, óbvio). Segura muito bem a temperatura e ruído. Não é muito barato mas acho que será eficiente. Hoje chegaram as lanternas delimitadoras. Comprei 16 piscas de pára-lamas do Fiesta, colocarei com LEDs coloridos conforme os locais. Estou aguardando chegar o Acqua Magic V. Hoje coloquei o refrigerador no lugar para fechar o nicho com o tamanho correto e fazer a fixação adequada para o refrigerador no assoalho. Preciso inverter a abertura da porta e comprar o motor 12v. Atualizei as contas e deu até o momento 13.309,00 e subindo…

12 de janeiro de 2016 às 15:28

Caro Naza. Fotos das janelas. Depois de ajustado o tamanho do vão, eu passei resina para selar a madeira, depois fixei as janelas e as cantoneiras de 1/2″ de alumínio para fixar as borrachas. Depois resinei novamente com as cantoneiras e vedei todos os cantinhos das cantoneiras. Depois pintei tudo na cor do trailer. E por fim fixei as borrachas nas cantoneiras. Ficou bem vedado. Preciso comprar borracha de silicone preta para vedar as junções das borrachas para formar uma peça única sem frestas.

13 de janeiro de 2016 às 00:44

Pergunta 187: Cara será q vai vedar? pq vc optou por esse tipo de janela, não era melhor uma que a parte basculante tivesse um encosto com a própria janela, essa ai fica querendo ou não uma parte da beirada da madeira do trailer exposta. sei la e se vc fizer um acabamento com uma cantoneira por fora do trailer tb. Lembre-se que Água é bruta entra em uma fissura. Ta ficando Lindo.

13 de janeiro de 2016 às 03:18

Por isso passei resina, Daniel. É a garantia de vedação e impermeabilização de qualquer fissura ou fresta por onde pode ocorrer alguma infiltração de água. Terminei de fechar as paredes do banheiro. Usei manta asfáltica colada na madeira para reduzir ação de calor para dentro do trailer. Como estava quente, não precisei nem de soprador térmico, bastou deixar a manta no sol e colar. Se eu fizer um acabamento com cantoneira por fora eu precisaria recortar mais a parede pois não tem espaço para nada entre o vidro e a fresta até a parede. Tentei deixar o mais justo possível.

13 de janeiro de 2016 às 14:39

Hoje de manhã caiu uma pancada de água. Logo que parou a chuva corri para ver o resultado das janelas. Parece que ficou bom.

13 de janeiro de 2016 às 16:41

Pergunta 188: Muito bonito que está ficando Edin, estamos na luta para ver se este ano dá para viajar… Eu tenho 3 anos que estou construindo o meu, aos trancos no bolso, e já gastei em torno de 19 mil, falta uns 2 mil para finalizar.

13 de janeiro de 2016 às 23:50

A coisa está andando mas o bolso realmente está reclamando bastante. Mas o segredo é NÃO CONTAR PARA A MULHER o real valor gasto. Ela pensa que gastei uns 3000,00 até agora! kkkkkk

14 de janeiro de 2016 às 03:05

Pergunta 189: Ola Edin, obrigado pelas fotos. Ficou bem legal o acabamento das borrachas.
Só me tira uma duvida, onde tem as dobradiças na parte superior, a vedação do vidro com a borracha sera que não vai ficar comprometida por causa da grossura da chapa da dobradiça que acaba, segundo minha imaginação, não deixando a borracha ter um contato contínuo em toda a extensão do vidro?
Ainda mais ficando na parte superior, onde provavelmente irá escorrer água e penetrar na junção vidro/madeira, exigindo uma vedação perfeita.
Talvez a solução pra esse problema (caso se confirme) seja bolar um tipo de defletor semelhante aos acessórios de acrílico usados nas janelas dos carros. Talvez uma outra solução tb seria ver se não encontra uma dobradiça que a fixação seja somente por fora, tipo colada (não sei se iria aguentar o peso do vidro) fazendo com que a parte interna do vidro ficasse totalmente reta e com contato uniforme com a borracha. Esta borracha que usou eh de que carro?
O teu trabalho realmente ta muito bom e as janelas ficaram bem bonitas alinhadas com a parede externa do trailer. Só colocar um film escurecido depois e vai ficar top. Parabéns pelo trabalho, e as fotos vão para a minha pasta de exemplos aqui.
Abraco, Nazareno

14 de janeiro de 2016 às 03:21

Naza. Eu fiz um corte na borracha para ela dobrar melhor nesse ponto. a birracha veda no vifto por cima do acabamento interno da dobradiça. pega vidro na volta toda.

Hoje não consegui fazer nada no trailer, mas adiantei outras coisas em casa.

15 de janeiro de 2016 às 00:55

Pergunta 190: Também entendi a questão da borracha Edin, eu achava que não sobrava nada de vidro acima do acabamento interno da dobradiça. Você vai colocar isopor também além da manta asfáltica? E a vedação da porta de entrada, já chegou la?

16 de janeiro de 2016 às 02:34

Naza, não sei ainda sobre o isopor. Por enquanto estou colocando as mantas aonde ficarão os armários, então ainda tenho tempo para analisar. O que deu pra perceber é que a manta asfáltica sozinha já dá uma imensa diferença. A porta de entrada também falta bastante para chegar nela. Estou bem injuriado com o final das minhas férias, pois consegui adiantar muitas coisas nesse período. Infelizmente o tempo passou muito rápido… Quinta que vem estarei novamente com o tempo livre reduzido. Mas as boas notícias também chegam. O sanitário deve chegar em breve, as três últimas janelas também estão chegando e espero deixar pelo menos o balcão da pia da cozinha montado e instalado. Dei uma olhada em balcões compactos para o banheiro, porém pra poder comprar preciso instalar o acquamagic pra saber exatamente o espaço disponível para o armário. Hoje terminei de colocar o piso no escritório da patroa, então a única coisa que fiz no trailer foi instalar a tampa da caixa de baterias. Mas já foi algo que estava esperando ser feito há meses…

Enfim, chegou!

Preparei mais um pedaço de parede. Demora muito colar, mas a manta nas paredes ficou boa, mas no teto não. De alguma forma ela retém o calor. o alumínio não deixa irradiar, mas a manta fica muito quente. Por fora na partir q estava a manta não dava pra por a mão que queimava, já no resto estava normal…

16 de janeiro de 2016 às 19:49

18 de janeiro de 2016 às 12:01

Infelizmente minhas férias se acabaram… snif! Agora as coisas irão se desacelerar, mas como tenho tantas peças compradas, com certeza parada a montagem não ficará.

18 de janeiro de 2016 às 12:12

Pergunta 191: Que bom que deu pra tocar bastante, Ed, e pena que vai ter que diminuir o rítimo. Estava gostoso de acompanhar a evolução quase que diária do trailer. Mas do jeito que vai, mesmo sem as férias logo logo vai estar rodando por aí. Seguimos tietando. :slight_smile: Abraços, Gustavo

18 de janeiro de 2016 às 12:17

Pergunta 192: Show de bola Ed, eh muito legal ver o interior tomando forma. Essa manta vc somente colou ou prendeu de alguma outra forma tb? No caso de nao colocar isopor para “escorar” sera que nao vai descolar com o calor? Outra pergunta, quais as medidas internas do banheiro, inclusive o box de banho?

18 de janeiro de 2016 às 12:58

Pergunta 193: Meu amigo Edin, sigo acompanhando e torcendo!

18 de janeiro de 2016 às 13:44

Pergunta 194: Naza essa manta quanto mais calor mais ela funde, pq é tipo um piche, pra tirar é um terror. kkkk

18 de janeiro de 2016 às 14:10

Pergunta 195: Ed, pelo que entendo de mantas asfálticas (não muito), o propósito do alumínio que normalmente vai virado para fora é refletir os raios solares para reduzir a temperatura da manta, que é preta e viraria uma tostadeira de outra forma. Com o alumínio virado pra dentro, a manta funciona só como massa termal com boa condutividade de calor, o que não é muito bom já que está do lado externo ao isolamento térmico, e como impermeabilizante do isopor, que talvez seja o teu objetivo? O teto esquenta muito mais porque os raios solares incidem mais perpendicularmente durante a parte mais crítica do dia. Essa foto termal tirada em um dia de sol mostra bem o problema:

_ 18 de janeiro de 2016 às 15:11_

Gustavo, exatamente isso. Nas paredes as mantas não esquentam como no teto, até porque o tempo de sol é menor do que no teto. Como o Daniel falou, essa manta funde com o calor, e como está quente eu corto na medida e deixo um pouco no sol. Depois passo um rolete por cima para pressionar bem na madeira. O pedaço que eu havia colado no teto tive que fazer força para soltar, e olha que estava quente. Naza, por dentro tem cerca de 80×80 e no lavabo tem 95×80. Valeu o apoio galera, com certeza continuará até terminar.

20 de janeiro de 2016 às 13:54

Pergunta 196: Valeu Ed, tava pensando em fazer o meu box com 80×70 mas vou repensar, pois acho que vai ficar complicado pra juntar o sabonete rsrs.

21 de janeiro de 2016 às 11:36

Naza, basta tomar banho de chuteiras! Assim não precisa se abaixar pra pegar o sabonete! Basta pisar em cima. Hoje finalmente deverão chegar as 3 últimas janelas. Vou tentar instalá-las entre hoje e amanhã. Assim que ficarem prontas partirei para a demão final da pintura. Sobre a pintura, o amigo Odair me mandou uma fita de fibra para resinar nas emendas das madeiras, porém a madeira seguiu trabalhando e “encolhendo”. Resultado, abriram algumas rachaduras novamente entre as placas. Nos cantos estão ok, mas aonde a chapa é reta a fibra não resistiu. Vou deixar assim por enquanto pois para mexer nisso a madeira precisará secar completamente. Vou deixar assim por mais algum tempo pois talvez eu lamine completamente as laterais no futuro. Depois penso nisso. Preciso arrumar as placas de isopor de 25 ou 30mm para fechar o teto e começar a instalar os armários aéreos.

21 de janeiro de 2016 às 18:17

Pergunta 197: Edin. Esta fita que te mandei tem resistência a tração maior do que aço. Ela aguenta 1ton/metro. Provavelmente a resina não aderiu bem a madeira. Espere a madeira secar bem antes de aplicar a fibra novamente ou pintar. A celulose expande muito na presença de umidade e quando a umidade começa a diminuir, a retração também é grande. O ideal seria colocar o trailer em um lugar fechado com baixa umidade durante alguns dias, para uma secagem lenta não produzir tensões e empenar a madeira e aí sim para depois pintar. Mas onde vc mora, umidade baixa é coisa rara. Abraço Odair

21 de janeiro de 2016 às 20:00

Odair, a fita de fato rompeu, mas a resina está colada. Aqui umidade é sempre na casa dos 45% para cima. Menos que isso acho que não vai. Mas de qualquer maneira, vou preencher novamente as fissuras que surgiram e vou observar. Como são pontos isolados isso nao dará problemas, pois nas quinas que importa mais está tudo 100%. O trailer já está com todas as janelas instaladas. Falta colocar as borrachas pra finalizá-las. Após isso poderei partir para a última demão da pintura e iniciar a instalação elétrica externa. Hoje aproveitei uma promoção das lojas americanas e comprei 4 alto falantes da Bravox por 109,00 para o Cavinete. Som é algo fundamental.

29 de janeiro de 2016 às 12:18

Pergunta 198: Acho que a solução definitiva sera laminar tudo com alumínio, fibra ou zinco mesmo, e pensando aqui, com tudo isso de isolante vai ficar top.

_ 29 de janeiro de 2016 às 12:29_

Bem, continuando mais um pouco… Com o final das férias o ritmo infelizmente diminuiu muito. Nesse momento estou esperando virar o mês para pagar a fatura do cartão de crédito… Depois que me recuperar da facada poderei prosseguir mais um pouco. Estou colocando isopor no interior das paredes. No teto preciso colar eles e preparar a fixação do revestimento do teto. Preciso procurar ainda a fórmica. Irei colar com fita dupla face mesmo. Não sei se posso fixar os armários aéreos antes e enfiar a fórmica por cima deles ou se precisarei fazer a fórmica primeiro e depois a colocação deles… De qualquer maneira, a coisa andou bastante nesse período e consigo até ver ele pronto até o final de 2016! Já tenho em casa e está para a instalação os seguintes itens: – vedação das 3 últimas janelas que foram entregues atrasadas; – 6 armários aéreos; – resinamento do box; – fixação definitiva das 2 caixas da água; – finalizar a tubulação da caixa de detritos para o acquamagic; – pintura externa; – iluminação externa. Paralelo ao trailer: – estou finalizando o (Cafofo do Osama) escritório da patroete. Agora falta muito pouco para acabar.Cerca de 20hs de trabalho ainda; – tenho o eixo dianteiro da minha Femil Blackout para montar; – terminar de reformar dois macacos jacarés (ou quase crocodilos) grandes que comprei por 150,00 e botei pra funcionar por 20,00 em reparos e o-rings; – fazer dois estabilizadores para o meu barco, pois meu peso mais o motor de popa afunda muito a popa na água quando eu ando sozinho… Arrumei uma forma de limitar esse “afundamento” nessa situação para poder andar sozinho com mais “conforto” sentado no assento e não no chão como tenho que ficar. Normalmente tenho que colocar lastro na popa para equilibrar o meu peso. Daí bota água mesmo (contra-senso completo).

29 de janeiro de 2016 às 12:45

Pergunta 199: Cara os armários do teto vc vai aparafusar nas paredes e teto, logo logo começo o meu rv.

29 de janeiro de 2016 às 18:15

Daniel, eu soldei duas travessas o longo do trailer na estrutura das paredes para fixar o armários diretamente no metal porém somente nas paredes em 4 pontos. Será que necessitará fixar no teto mesmo assim?

30 de janeiro de 2016 às 15:00

Pergunta 200: Não, se vc ja previu isso, acho q segura tranquilamente, só perguntei pq não fazia a minima ideia, rsrsrs pq sofrerá tensões em manobras, então fiquei pensando se era bom prender no teto

30 de janeiro de 2016 às 22:53

Daniel, vou fixar no teto em alguns pontos também. A estrutura ficou bem rígida, então não deverá trabalhar nada entre as paredes e teto. Fixações nunca são demais. Fixei os dois primeiros armários, mas preciso arrumar um fogão para fazer uma divisória entre o fogão e a cama.

31 de janeiro de 2016 às 01:08

Pergunta 201: Então. Zerou. Tenho uma duvida onde vc comprou os armários.

1 de fevereiro de 2016 às 22:00

Loja de móveis. Nada de especial.

3 de fevereiro de 2016 às 01:06

Pergunta 201: Hummm quero ver. Preciso por numa van kkkk q vou mudar pra motor casa

3 de fevereiro de 2016 às 10:09

Daniel, como o espaço é menor numa van, tens que tentar o maior aproveitamento possível. Eu comprei 6 armários aéreos, e dois deles seriam recortados, porém consegui ajustar uns detalhes aonde os 6 couberam inteiros. A minha segunda opção seria fazer os armários sob medida, e compraria apenas as portinhas. Para o banheiro eu não encontrei nada tão compacto como eu preciso, então dificilmente conseguirei comprar algo pronto para ele, como pode ocorrer com a van.

4 de fevereiro de 2016 às 22:23

Pergunta 202: Edin, penso em usar isso na van, http://sp.olx.com.br/regiao-de-bauru-e-marilia/veiculos/pecas-e-acessorios/caminhoes-onibus-e-vans/banheiro-para-onibus-ou-motorhome-130142511?xtmc=motor+home&xtnp=11&xtcr=39 eh compacto suficiente para tomar banho até, o detalhe é a altura.

5 de fevereiro de 2016 às 00:38

Daniel, achei bem legal esse módulo de banheiro. Eu tinha procurado há algum tempo atrás por algo assim mas não encontrei nada. Se eu tivesse visto antes talvez eu tivesse optado por isso também.

7 de fevereiro de 2016 às 10:57

Pergunta 203: O bau da van tem 9,5m³ eh uma mb 180. Estava pensando aqui. existe ar condicionado elétrico de cabine de caminhão sera q da pra colocar num trailer, pelo q eu li pode ficar ligado a noite inclusive sem o caminhão estar ligado.

7 de fevereiro de 2016 às 14:16

Daniel, é climatizador. Funciona com um filtro de palha que é molhado automaticamente e reduz cerca de 10°c a temperatura no interior. Funciona muito bem. Não é ar condicionado, mas cumpre o que promete. Pretendo usar um desses: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-723441924-climatizador-de-ar-slim-master-g6-maxiclima-_JM

9 de fevereiro de 2016 às 12:28

Pergunta 204: Será q esse climatizador abaixa 10 graus mesmo. Pq a mb eh bem quente. Se bem que tenho q melhorar o isolamento térmico dela e fazer todo o isolamento do teto ainda. Que é de fibra. Andei pesquisando parece que existe sim um ar condicionado de teto para caminhão sim. Só custa 4x a mais que o climatizador.

9 de fevereiro de 2016 às 23:09

Pergunta 205: Daniel, Os climatizadores funcionam por refrigeração evaporativa, para que ocorra a refrigeração o ar que entra no climatizador deve ter umidade de até uns 75%, e, deve sempre entrar ar novo. Se for usado em local fechado, sem renovação de ar inicialmente a temperatura baixa e a umidade aumenta até saturar e a temperatura voltar a subir. Com um ar de entrada a 30% de umidade e 30C pode-se chegar a 10C mas com um ar a 75% de umidade a eficiência cai para 3C ou menos. É importante que sempre haja renovação de ar para que o sistema apresente boa eficiência. Existem vários estudos na internet sobre refrigeração evaporativa.

Daniel, Os climatizadores funcionam por refrigeração evaporativa, para que ocorra a refrigeração o ar que entra no climatizador deve ter umidade de até uns 75%, e, deve sempre entrar ar novo. Se for usado em local fechado, sem renovação de ar inicialmente a temperatura baixa e a umidade aumenta até saturar e a temperatura voltar a subir. Com um ar de entrada a 30% de umidade e 30C pode-se chegar a 10C mas com um ar a 75% de umidade a eficiência cai para 3C ou menos. É importante que sempre haja renovação de ar para que o sistema apresente boa eficiência. Existem vários estudos na internet sobre refrigeração evaporativa ,
Daniel, Os climatizadores funcionam por refrigeração evaporativa, para que ocorra a refrigeração o ar que entra no climatizador deve ter umidade de até uns 75%, e, deve sempre entrar ar novo. Se for usado em local fechado, sem renovação de ar inicialmente a temperatura baixa e a umidade aumenta até saturar e a temperatura voltar a subir. Com um ar de entrada a 30% de umidade e 30C pode-se chegar a 10C mas com um ar a 75% de umidade a eficiência cai para 3C ou menos. É importante que sempre haja renovação de ar para que o sistema apresente boa eficiência. Existem vários estudos na internet sobre refrigeração evaporativa ,

20 de fevereiro de 2016 às 03:09

FINALMENTE terminei o escritório da patroa!!! Ufa! Menos uma coisa para fazer. O novo eixo da F1000 está bem adiantado. Agora terei um pouco mais de tempo para me dedicar ao Cavinete. Como o eixo novo da F1000 ganhou sistema de freios novos, estou pensando em transferir os freios a disco da F1000 para o trailer, porém o disco não encaixa nos flanges, sendo assim preciso tirar os flanges para mandar usiná-los. Pensando nisso não sei ao certo se compensará o esforço… Mas tenho tempo para penar no assuno ainda. Devagar a montagem continua. Mais fotos em breve…

20 de fevereiro de 2016 às 12:51

Pergunta 206: E eu sigo na coruja, só olhando…

24 de fevereiro de 2016 às 12:04

Pergunta 207: Pessoal, Alguém tem mais informações sobre o aquecedor TG ? Um manual técnico ou então alguém que tem experiência de uso com ele ? Obrigado turma. Respondendo pelo celular

4 de março de 2016 às 18:45

Hoje comprei os dois fogões do Cavinete!

Janelas 100% finalizadas, algumas paredes já fechadas internamente mas ainda tem muito o que ser feito. Comprei um fogão 4 bocas comum para o interior e um cooktop para a cozinha externa. Quando chegar o cooktop poderei recortar a lateral do compartimento da cozinha externa, pois terei a medida exata da base dobrável.
Para o interior preciso ainda do fogão para saber a medida exata da cozinha interna e poder fazer a parede de separação do fogão para a cama. Com o fogão no lugar e a cozinha externa definida, poderei fazer a minha cama! Infelizmente sempre uma coisa sempre depende de outra quando fazemos espaços compactos aonde o aproveitamento do espaço depende do tamanho exato de cada peça…

5 de março de 2016 às 00:55

Pergunta 208: Boa noite Ed, ta quase hein… Se puder, manda umas imagens ai pra saborear-mos. Dei uma parada na minha obra por motivos de trabalho, mas vou retomar em seguida…

6 de março de 2016 às 14:07

Então, em breve envarei mais imagens. Visualmente não tem muito o que mostrar pois tem muita coisa que pouco aparece no geral, porém são itens que tomam muito tempo e são necessários. Um exemplo é a impermeabilização do box, que toma muito tempo e o resultado final não é nada demais. O resultado visual que é bom de mostrar é quando chegar na fase de acabamento.

O dinete começou a ganhar forma.
Hoje já fiz a fiação para a iluminação das luzes de posição dianteiras e traseiras, assim poderei fechar o interior dianteiro para seguir a montagem.

Estou tentando postar as fotos… muita calma nessa hora.

10 de março de 2016 às 16:45

http://s15.postimg.org/qc9heisbf/3def6433_fb37_4a86_ba45_cbc7f40eb874

7 de março de 2016 às 22:59

Entrei na etapa da elétrica de navegação. Já instalei todas as lanternas laterais e de teto, e estou terminando de instalar as ledstrip da sinalização traseira. Assim que finalizar essa etapa poderei finalizar de forrar o interior.

Vou pintar o interior em esmalte acetinado branco ou em alguma cor bem clarinha.

Na caçamba da F está a cozinha externa. Em vez de fazer basculante lateral, farei de correr. Preciso arrumar pastilhas de vidro vermelhas para forrar a cozinha toda. Preciso ainda pensar em uma torneira escamoteável para colocar nessa cozinha.

18 de março de 2016 às 00:55

Pergunta 209: Show de bola Ed, vai ficar bala!!!

19 de março de 2016 às 18:41

Eu ainda tenho dificuldades de postas fotos e videos usando essa plataforma nova.

Mas o serviço continua.

Vai um vídeo.

19 de março de 2016 às 23:05

Pergunta 210: Fantástico! Parabéns Edin.

Mal posso esperar para começar o meu…

19 de março de 2016 às 23:44

Pergunta 211: Muito legal o video, e o Cavinete ta ficando muito massa, e nao vai nem tomar conhecimento dos banhados rsrs. Vai ter que caprichar numa escada de acesso…

21 de março de 2016 às 00:03

Paulo, o segredo é começar! Depois que começar sempre terás essa alegria quando estiveres em casa. Eu esqueço da vida montando o meu. Enquanto monto vou sonhando com ele pronto… rsrsrs

Naza, já notei esse detalhe da escada e confesso que ainda não pensei em como resolver. Assim como as sapatas de apoio, estou “empurrando” para depois. kkkk

21 de março de 2016 às 13:10

Pergunta 212: Edin, enquanto eu espero, eu estudo!

E nestes estudos encontrei algo que pode te ajudar. Uma ideia para a escada, bem lembrada pelo Naza.

Dá uma olhada neste vídeo:

22 de março de 2016 às 22:20

Amigo Paulo, ideias são sempre bem vindas. Gostei desse modelo. É possível de ser feito algo parecido.

5 de abril de 2016 às 13:01

Pergunta 213: Escada top, mas pensei que ele era toda conectada, mas mesmo assim eu gostei

9 de agosto de 2016 às 11:19

Pergunta 214: Fala, Edin! Blz???

Novidades no cavinete ou deu uma parada na obra!?

Abs!

Newton

9 de agosto de 2016 às 12:24

Grande amigo Newton!!!
Então, é que apareceram uns projetos e eu precisei dar uma reduzida no andamento do Cavinete.

Nesse meio tempo negociei um Escort Hobby que eu tinha por uma Parati bolina 1.0 16v com motor quebrado. Reformei a Parati e logo em seguida parei minha F1000 para instalar o eixo dianteiro novo que eu fiz. Terminei a F1000 há 15 dias e retomei os serviços no Cavinete.

Nesse meio tempo eu troquei de emprego pois com a crise a empresa que eu estava iria ser vendida. Então aceitei uma proposta ganhando menos mas com emprego garantido.

Então como eu não tinha novidades na montagem, acabei não postando nada…

Comprei o papel de parede para começar a tomar forma (caro pra dedéu!), coloquei a parede divisória entre o fogão e a minha cama e estou procurado pastilhas de resina para começar a colar nas paredes da cozinha, porém só encontro pastilhas de vidro. Como acho elas pesadas, preferi procurar mais um pouco.

À primeira vista é tudo normal, mas para quem conhece a suspensão dianteira da F1000 verá que essa é bem diferente.

Desde setembro fazendo o eixo, mas valeu o esforço. Veículo ficou mais confiável e mais tolerante aos locais que costumo andar.

F1000 4x4 com eixo rígido.

11 de agosto de 2016 às 11:24

Pergunta 215: Ficou top a Blackout, hein!

Vários projetos em andamento ao mesmo tempo não tem $$ que chegue, né!

Mas Fico na torcida, qd tiver novidades no cavinete posta aí!

Abraço e sucesso na empreita!

11 de agosto de 2016 às 13:10

Valeu Newton. Realmente não em $ que chegue!
Infelizmente pra piorar a empresa que eu saí não pagou minha recisão. Não tem nem previsão para pagar…. Mas devagar a coisa vai indo.

19 de setembro de 2016 às 15:43

Pergunta 216: Amigo sou novo por aqui, mas tenho acompanhado seu trabalho a algum tempo, vc estima que o canivete vai ficar com quanto de peso?

27 de outubro de 2016 às 10:50

Grande Valeriano. Espero não passar de 1400kg. Infelizmente nem todas as peças consegui usar opções mais leves devido à disponibilidade, acabamentos e custos.

Mas a construção continua, porém em ritmo lento devido a falta de tempo e excesso de chuvas aqui na região. Já estou fazendo a pintura interna .

27 de outubro de 2016 às 11:33

Pergunta 217: Buenas Edin!
Muito bom saber que o trabalho no Cavinete continua, e agora com a pintura externa, acho que merecemos algumas fotos, nem que seja para “acalmar as lombrigas”…
O tempo deve melhorar um pouco nas próximas semanas (espero!), te dando uma ajudinha para adiantar o “bichano”.
Grande abraço Edin, e aguardamos as fotos!

Dardo.

28 de outubro de 2016 às 10:20

Dardo, sobre a pintura externa, esse tempo deu pra perceber que a madeira trabalha muito, então vou usar uma textura etilo bate-pedra, cobrir com pintura epóxi branca, dar uma demão de branco perolado e finalizar com verniz automotivo bi-componente bem catalisado para secar bem rápido.

ESPERO que fique um isolamento excelente. No final já saiu mais caro que se eu tivesse usado o laminado de fibra de vidro, mas serviu como aprendizado para o próximo (5a roda de 10 meros), quem sabe! kkkk

29 de outubro de 2016 às 11:27

Pergunta 218: Buenas Edin!
Realmente, a madeira trabalha, e bastante; eu descobri isso sem saber, ao ver que na viagem para a Ushuaia, o Guanaquito parecia enrugado…dai pensei “o quê que é isso Guanaquito, não vai me enrugar agora, logo você, um baita macho dos Pampas, e Tricolor, ainda por cima!”…dai, com a sabedoria do meu amigo Camargo, quem me vendeu o baita, descobri que com o clima muito seco austral, a madeira se contrai, fato percebido por Polini no seu KG 450, o Papa-léguas, na nossa viagem para a Patagonia.
Foi só retornar para climas mais úmidos, que tudo volta ao normal; vai uma foto onde podemos ver esse processo.

Imagino que se tu fizer um quinta roda agora, com tua experiencia, vai ser “O” Quinta Roda!
Grande abraço Edin!

Dardo.

3 de novembro de 2016 às 09:50

Então, Dardo, está ocorrendo exatamente isso, porém com a grande variação de umidade aqui devido às recorrentes chuvas, a madeira expande, daí quando o tempo seca ela contrai, daí esquenta a madeira volta a expandir, e a noite quando esfria ela contrai novamente. PORÉM, a estrutura de metal não faz o mesmo, e isso está me causando muitas dúvidas pois é a causa de infiltrações. Estou com receio de colocar o papel de parede e em pouco tempo surgir outra infiltração…

Mas não dá pra parar, e o serviço continua.

Ps.: Comprei de volta uma Marajó 84 velha que o meu pai comprou zero km. Passava horas dentro dela brincando e aprendendo a dirigir em briefing de cabine. Foi meu brinquedo predileto dos 5 aos 12 anos, inclusive foi uma excelente professora na prática praiana de direção. Agora estou num estágio elevado de autocontrole para não desmontar ela antes de terminar o Cavinete!

27 de dezembro de 2016 às 12:27

Depois de algum tempo sem postar, vão algumas fotos atualizadas.

A iluminação de tráfego está quase pronta, falta instalar a iluminação para a placa, fazer um brake light em LED e mandar fazer as coberturas dos LEDs traseiros.

A pintura ainda falta fazer a parte branca e os gráficos dianteiro e traseiro.


Cozinha Externa


Cozinha Externa recolhida

Falta instalar o freio e estará pronto para emplacar.

Em tempo, conheci o Marquitos na ExpoMotorHome, mas infelizmente foi um passeio corrido e ele estava bastante atarefado atendendo o pessoal. Na hora que saí não encontrei ele novamente, mas novas oportunidades virão. Aproveitei e consegui atualizar muitos fornecedores de materiais e peças que havia quebrado a cabeça até agora.
Uma alteração excelente é nas pastilhas da cozinha e banheiro, que sairão da pauta e serão usadas adesivos de vinil com relevo que imitam as pastilhas. Na iluminação interna também consegui muita coisa boa. O resto já tinha resolvido, então continuo na montagem.
Os detalhes estão tomando muito tempo, e como cada pecinha é fabricada artesanalmente, o processo é bastante lento.

Enquanto o trailer não sai do estaleiro, a marajó continua esperando a sua vez…


Marajó

6 de fevereiro de 2017 às 17:51

Pergunta 219: E aí Edintruder, alguma novidade no trailer?? já deve até ter inaugurado hehee

20 de fevereiro de 2017 às 09:33

Caro Giuliano!
O Cavinete continua em processo de produção. A obra não parou e está praticamente pronto para uso. Espero poder finalizá-lo até maio. Na área comum já estou fechando o teto, a cozinha está praticamente pronta. Já coloquei piso, rodapés e quase todos os acabamentos, porém falta o banheiro quase todo, colocar papel de parede do quarto e finalizar muita coisa ainda. Serviço de formiga, devagar e sempre.

Na última atualização financeira das despesas, já gastei R$20.169,00, porém ainda tem notas para lançar na planilha. Infelizmente nunca contabilizei as horas trabalhadas, porém já completam 4 anos de montagem mês que vem.

Já fiz o portão novo para poder retirá-lo do pátio para a rua, já está com tubulação de GLP montada, parte da tubulação de água e parte da tubulação de freio montada.

Falta comprar:
– Armário banheiro;
– Motor 12v para geladeira;
– 2 baterias 100Ah ou 150ah cada;
– Colchão de casal;
– Porta do box;
– Torneiras;
– Bomba de água mais forte;
– Parte da tubulação, misturador e toneiras para o chuveiro;
– Flexíveis de freio e válvulas de ABS para liberação de freio na ré;
– Tubo de alumínio para enrolar lona do toldo;
– Tomadas de luz;
– Utensílios de uso;
– Suportes para cortinas;
– Revestimento pastilhado para o box;
– Painel solar (se sobrar $);
– Roda-tetos;
– Roda-pés do banheiro;
– Documentação.

Infelizmente com o calor do verão e falta de sombra para o trailer, perdi muitos dias de trabalho, aonde muitos detalhes já poderiam estar finalizados.

Quanto a iluminação, optei pelo sistema de “olho de boi”, com lâmpadas de LED amareladas de 4w cada. O problema é que a espessura do teto pequena para comportar os conjunto, então precisei arrumar uns “potes” de plástico para cobrir por cima do teto. Em resumo, terei que cortar o teto em 14 pontos das iluminação e colocar coberturas por cima do trailer. Mais uma coisa para vedar para não entrar água. Inclusive, no plano de madeira pintada, descobri que gastei mais do que se tivesse feito o revestimento todo em laminado, mas ficará para o próximo projeto! kkkk Consegui a completa impermeabilização usando tinta PU industrial, que é muito espessa e resistente. O teto ficou perfeito. Na claraboia do banheiro inclusive, fiz uma moldura externa em MDF, que pintei com tinta epóxi e esse PU Industrial, e posso dizer que ficou perfeito. Não passou um ponto de umidade pela tinta.

Mas o bacana é que basta finalizar a instalação dos freios e posso emplacar. Já fiz um freio de mão no próprio sistema hidráulico, que ficou melhor do que eu esperava, a elétrica de “navegação” está pronta, e de exterior falta apenas finalizar a pintura que até agora não terminei! Esperando o verão terminar pra trabalhar no sol.

Não consigo baixar as fotos do celular para o meu NB, então logo que terminar a pintura eu farei outro vídeo e posto o link.

21 de fevereiro de 2017 às 12:40

Pergunta 220: Que legal seu projeto Ed…! Poderia nos mandar mais fotos de dia. Ficou muito bom! Vc fez o slide traseiro que planejava lá no inicio? Me adiciona no zap (38) 9.9192-9882 – Samuel

23 de fevereiro de 2017 às 12:27

Grande Samuel, não fiz o slide pois para ganhar em espaço perderia em peso e distribuição interna, sendo assim preferi aumentar nos avanços de carroceria e manter a distribuição interna mais comum.

1 de março de 2017 às 10:54

Pergunta 221: Show mesmo!
Aguardamos mais fotos do projeto!
Como você fez ou projetou a parte da água na pia? utilizará uma bomba tipo shurflo?
no meu estou fazendo com uma pressostato e bomba de combustível de carro, a principio ficou bem bom. . .

3 de março de 2017 às 14:09

Gabriel, uma bomba Shurflo pequena não custa caro, e já possui sistema automático de acionamento por pressão. Eu comprei uma de 2gal/min, mas não dará conta, então vou comprar outra de 4gal/min e deixar essa pequena de backup, instalada em paralelo.

Espero finalizar os acabamentos do meu quarto nesse final de semana para começar com o banheiro.


Bagageiro traseiro


Interior em construção

3 de março de 2017 às 14:14

Mais algumas fotos


Acabamento da janela da cozinha


Papel de parede

Enviando…
Cavinete

O bom de tudo é que como tenho luz interna, agora posso trabalhar até de noite.

Usei lâmpadas spot LED 12v 4w. No total deverei usar 12 ou 13 lâmpadas dessas. Não decidi se no box usarei uma ou duas.

4 de março de 2017 às 18:32

Pergunta 222: Que beleza Edin!
Cada dia mais perto da inauguração…Também são mais perceptíveis os avanços na fabricação…ótimo para inspirar os teus futuros seguidores!
Grande abraço Edin!

Dardo.

8 de março de 2017 às 16:34

Pergunta 223: Amigo Edintruder,

Estou com um baita problema no “Trailer Frozem”, como ele foi fechado de dentro para fora, não colocaram as fiação nele, agora não sei como vou fazer para a parte Elétrica dele, vc tem algum esquema ai de como fez a sua para dar uma luz aqui, estou sem saber por onde começar.

Obrigado.

Trailer Frozen.
Turiscar Eldorado 1974(Reformando 50%…).
Carro Tracionador Grand Vitara 2.0, 4x4, AT, 4WD.
Joserley Curitiba - PR.

9 de março de 2017 às 22:54

Grande Dardo, a coisa está chegando nos finalmentes agora. Estou comprando no momento o compressor 12v da geladeira, bomba de 3,0g/l e avaliando os painéis solares. Preciso rodar com ele nesse final de semana para avaliar a mecânica, suspensão, freios e o equilíbrio.

Grande Joserley, a fiação aparente fica realmente feia, então estás com um problema nas mãos. O que podes fazer é passar por dentro dos armários e concentrar os chicotes por baixo e a fiação da iluminação por cima do teto. Concentrando os chicotes por fora resolve o problema estético facilmente. Eu concentrei todos os interruptores num único local, assim facilitei a derivação da fiação, e usei cabo PP por possuir uma capa de proteção extra. Pode ser usado por baixo ou por cima sem problemas pois resiste bem. No meu caso concentrei toda a fiação por baixo do trailer, de forma que desci conduítes das tomadas direto para baixo. Assim ficou bem prático distribuir a fiação.

10 de março de 2017 às 01:38

Pergunta 224: Mande mais fotos Ed!!!

10 de março de 2017 às 10:06

Pergunta 225: Valeu Edinturder,

É por esse caminho que vou tentar seguir, para ser mais chato vc tem ai um tipo de tabela de quantos metros de cada tipo de fio devo comprar,
Abraços.

"Grande Joserley, a fiação aparente fica realmente feia, então estás com um problema nas mãos. O que podes fazer é passar por dentro dos armários e concentrar os chicotes por baixo e a fiação da iluminação por cima do teto. Concentrando os chicotes por fora resolve o problema estético facilmente. Eu concentrei todos os interruptores num único local, assim facilitei a derivação da fiação, e usei cabo PP por possuir uma capa de proteção extra. Pode ser usado por baixo ou por cima sem problemas pois resiste bem. No meu caso concentrei toda a fiação por baixo do trailer, de forma que desci conduítes das tomadas direto para baixo. Assim ficou bem prático distribuir a fiação.

Trailer Frozen.
Turiscar Eldorado 1974(Reformando 50%…).
Carro Tracionador Grand Vitara 2.0, 4x4, AT, 4WD.
Joserley Curitiba - PR.

10 de março de 2017 às 11:29

Velho, não faço ideia de quantos metros pois isso dependerá do tamanho e de quantas tomadas terá no teu trailer. Não existe nada padronizado. Mas em sistemas de 12v tens que usar fiação forte, de 2,5mm para iluminação, 4mm nas tomadas e pelo menos 6mm entre carregadores e baterias. Se usares inversores, a fiação entre bateria e inversor deve ser de cabo 12mm ou maior. Tudo dependerá da carga. Na iluminação externa pode ser 2,5mm que não terás perda de tensão até as lâmpadas.

_14 de março de 2017 às 09:25 _

Hoje dei uma atualizada nos custos do trailer até o momento. Ainda faltam vários itens para comprar, mas está em 95%. Já dei o start para o processo de emplacamento, e espero conseguir emplacá-lo ainda em março.

Reboque Custo total R$ 23.056,03
Nota fiscal R$ 430,00
Emplacamento

CHASSIS
Ferros chassis R$ 498,62
Tinta chassis R$ 176,00
Munheca R$ 150,00
Cantoneiras R$ 260,00
Metalons R$ 368,00
Eletrodos R$ 211,00
Discos de corte R$ 81,40
Discos de desbaste R$ 12,00
Porta banheiro R$ 95,00
Lâmina de serra R$ 7,70
Parafusos R$ 302,10
Ferramentas diversas R$ 68,05
Ferragens diversas R$ 103,00

Total chassis R$ 2.332,87

SUSPENSÃO
Molas F250 R$ 210,00
Suporte de eixo R$ 50,00
Ferros suspensão R$ 70,00
Eixo F75 R$ 50,00
Aros + pneus R$ 500,00
Buchas Gol R$ 20,00
Amortecedores F350 R$ 100,00
Barra panhard R$ 60,00

Total suspensão R$ 1.060,00

FREIOS
Freios R$ 150,00
Cilindro mestre R$ 40,00
Reservatório fluido R$ 15,00
Cilindros de roda R$ 138,07
Tubulação freio R$ 112,00
Mola freio R$ 10,00
Fluido de freio R$ 32,00
Eletroválvula de ré
Flexíveis R$ 50,00

Total freios R$ 547,07

REVESTIMENTOS
Revestimento externo R$ 826,50
Revestimento teto interno R$ 360,00
Revestimento interno R$ 312,60
Revestimento assoalho R$ 215,04
Revestimento estofados R$ 520,00
Revestimento cozinha R$ 934,97
Assoalho R$ 300,00
Parafusos assoalho R$ 30,50
Veda-calha R$ 71,00
Janelas R$ 1.110,00
Estrutura internas R$ 314,40
Pregos R$ 41,00
Tinta interna R$ 103,00
Tinta externa R$ 1.082,62
Lona R$ 168,80
Borrachas de vedação R$ 165,00
Dobradiças R$ 80,50
Fechaduras R$ 92,49
Pano p laminação teto R$ 125,15
Pastilhas R$ 144,75
Papel de parede R$ 364,00
Cola papel R$ 24,00
Adesivo parede banheiro R$ 82,00
Catoneiras PVC R$ 176,00

Total revestimentos R$ 7.644,32

HIDRÁULICA
Tanques de água cinza R$ 352,90
Tanque de detritos R$ 201,90
Tubulação água R$ 345,47
Bomba de água R$ 570,00
Sanitário R$ 1.650,00
Aquecedor gás R$ 385,00
Caixas de água potável R$ 265,20
Torneiras R$ 255,60
Filtro entrada R$ 73,60

Total hidráulica R$ 4.099,67

ELÉTRICA
Fiação R$ 340,55
Disjuntores
Conectores
Interruptores
Lâmpadas R$ 709,32
Tomada reboque R$ 20,00
Tomadas internas
Bateria
LED strip R$ 120,00
Fonte chaveada R$ 84,77
Controlador de carga R$ 118,35
Diversos R$ 11,35
Lanternas delimitadoras R$ 188,80

Total elétrica R$ 1.593,14

INTERIOR
Pia cozinha R$ 129,00
Fogão externo R$ 309,00
Fogão interno R$ 420,51
Gás R$ 180,00
Mesa R$ 45,00
Bancos
Suporte mesa
Colchão dinete R$ 199,00
Colchão casal
Cortinas R$ 67,40
Armários R$ 1.043,00
Refrigerador R$ 1.249,00
Motor Refrigerador R$ 840,00
Rádio R$ 250,00
Caixas de som R$ 109,00
Toldo R$ 84,00
Rodapés R$ 69,00
Porta banheiro R$ 97,00
Cascola R$ 25,70
Acabamentos R$ 232,35

Total interior R$ 5.348,96

14 de março de 2017 às 13:09

Pergunta 226: Opa, vou tentar controlar o meu para comparar, mas tu conseguiu muita coisa boa e um bom preço,
Parabéns.

Trailer Frozen.
Turiscar Eldorado 1974(Reformando 50%…).
Carro Tracionador Grand Vitara 2.0, 4x4, AT, 4WD.
Joserley Curitiba - PR.

27 de março de 2017 às 08:40

Vídeo do andamento da montagem.

27 de março de 2017 às 08:55

Serviços do final de semana.


Hidráulica banheiro


Detalhe parede banheiro

Está faltando menos do que semana passada. rsrsrsrs

27 de março de 2017 às 11:57

Pergunta 228: Bah Edintruder, tá ficando maravilhoso o trailer, parabéns!!!

27 de março de 2017 às 12:39

Pergunta 229: Edin, creio já ter escrito algo assim páginas atrás, de qualquer forma vai de novo…
Parabéns pela empreitada, muito bom ver a conclusão de um sonho se tornar realidade!

27 de março de 2017 às 12:56

Marcos, o banheiro eu estou calafetando desde o esqueleto. Quando montei o madeiramento eu fiz a primeira impermeabilização, depois quando montei as paredes eu passei resina, depois eu laminei e por fim eu pintei com tinta epóxi. Pretendo finalizar com um adesivo de vinil, porém precisarei juntar $, pois sairá cerca de 1.800,00 em material.

28 de março de 2017 às 14:12

Ontem chegou finalmente o motor Velco VE41 12v para a geladeira.
Preciso mandar instalar. Logo que der vou postar fotos do motor instalado. Preciso agora é arrumar um cooler para o controlador eletrônico e preciso ainda pensar numa ventilação para a parte de trás do refrigerador. Como ficará bem em cima da caixa das baterias, pensei em abrir uma janela de ventilação entre a caixa das baterias que possui ventilação para a rua e colocar o cooler soprando de dentro para fora do trailer, porém como a parte de trás da geladeira aquece, o fluxo natural será de cima para baixo. Com tudo isso, preciso penar numa ventilação para o teto de forma que não tenha como entrar água.

28 de março de 2017 às 14:57

Pergunta 230: Ola Ed, quase lá hein… Quanto à ventilação, sugiro que instale o motor primeiro e depois coloca a geladeira pra funcionar pra ver o quanto aquece. No meu caso, frigobar de 120l, não tem radiador de calor atrás, pelo menos não exposto como nas geladeiras. Deixei o meu frigobar ligado por uns dias e não consegui notar aquecimento nem da parte de trás do frigo e nem do módulo de controle da Velca, que para os testes estava sem cooler. Comprei um cooler de computador de 12cm para instalar no módulo, mas em princípio não pretendo abrir ventilação no teto. No máximo uma grelha na parede lateral pra circular o ar. Penso que talvez seja mais prático também pra vc fazer uma ventilacão assim na parte superior da parede lateral e evitar dor de cabeça com aberturas no teto. Talvez uma idéia legal seria colocar alguns coolers nessas grades jogando o ar pra fora.

abraco,
Nazareno

5 de abril de 2017 às 11:00

Grande Naza! Então, atrás do refrigerador tem um bom espaço, cerca de 10cm até a parede do trailer, sendo assim farei o que dissesses. Vou colocar o coller apenas no controlador e deixarei assim para ver. Caso tenha a necessidade eu farei a ventilação posteriormente.

Ontem finalmente consegui emplacar o meu trailer!!! Comprei a nota fiscal, o camarada da NF carretinhas de Minas Gerais pediu um monte de fotos e detalhes para avaliar antes de aceitar me vender a NF. Depois que ele avaliou tudo ele emitiu a NF, porém como reboque baú, e na categoria colocou CARGA. Não passou pois precisava ser ESPECIAL/TRAILER. Daí emitiu outra nota fiscal e consegui emplacar. Fica a dica.
reboque baú, capacidade de carga 500kg, PBT de 900kg um eixo, especial/trailer

Porém a coisa não foi fácil. Quando estava indop para o CRVA, na rodovia começou a aquecer o freio esquerdo. Desregulei as sapatas e drenei o fluído todo para desabilitar o freio, e mesmo assim ficou agarrando a roda. Conseguia virar com a mão com muito esforço, a caminhonete nem sentiu. Parei pois o motoqueiro que vinha atrás me avisou que estava saindo fumaça e fedendo a lona queimada… Bem, suspeito que tenha quebrado algum pedaço de lona e encavalado entre o patim e o tambor. Hoje vou desmontar para ver o que aconteceu pois está agarrado ainda.

5 de abril de 2017 às 11:30

Pergunta 231: Isso ai Edi.

O negocio e colocar para rodar, eu não vejo a hora de fazer isso com o Frozen, vai sem acabar por dentro mesmo.

Abraços.

Trailer Frozen.
Turiscar Eldorado 1974(Reformando 50%…).
Carro Tracionador Grand Vitara 2.0, 4x4, AT, 4WD.
Joserley Curitiba - PR.

5 de abril de 2017 às 14:49

Bah Marcos. Pior mesmo! Arrumar o freio será a coisa mais fácil! kkkkk Falta finalizar a rede hidráulica, distribuir a rede elétrica, montar o toldo, finalizar o banheiro e TESTAR!
Eu tenho em casa duas pinças de freio traseiro de troller com freio estacionário. No futuro colocarei o sistema a disco que evitará esse tipo de problemas.
Agora espero poder descansar! Já tenho uma obrinha em casa me esperando pra começar… rsrsrsrs

Joserley, preciso acertar os retrovisores da F1000. Estão muito estreitos. Mas ficou um doce pra rodar com ele.
Em tempo, preciso copiar o teu sistema de sapatas também! kkkk

1 curtida

6 de abril de 2017 às 02:46

Pergunta 232: Parabéns Ed, já és obrigado a gastar 80 pila por ano rsrs. Muito bom ja estar rodando, logo vai estar servindo ao seu propósito. Mas me conta uma coisa, como não passou a nota de reboque de carga? Em que estágio foi barrado? Você teve que fazer alguma vistoria no Trailer pra emplacar?

Amigos, nesse momento o tópico foi completamente atualizado, e como o Gustavo disse, foi uma viagem no tempo, aonde hoje reconheço e reflito sobre os erros, acertos, limitações e conquistas.

Esse tópico originalmente se encontra no fórum do site Macamp, aonde continuarei mantendo-o vivo pois lá é mais uma casa virtual que eu possuo aonde fiz amizades, e tenho grande apreço pela pessoa do Marcos e seu esforço em divulgar o campismo pelo Brasil.

Vim para o Campistas.net a convite do meu querido e estimado Gustavo, que jogou esse fórum com uma ideia um pouco diferente do Macamp.

Os sites não são concorrentes, apenas tem “pegada” um pouco diferentes, aonde no Campistas.net não temos restrições de postagens (óbvio que mantendo o limite do respeito e civilidade) e não temos problemas quanto a comentar (elogiar ou criticar) produtos e serviços de empresas diversas por serem ou não anunciantes do site. Sendo assim, com uma plataforma mais simples e sem limites de exposição de idéias, migrei o meu conteúdo do meu tópico para o Campistas.net.

Tive o cuidado de não copiar material do Marcos, uma vez que sei que ficou chateado com o Gustavo, então por respeito e consideração ao Marcos, preferi a primeiro momento não trazer o material produzido por ele.

Se repararem, nas datas das mensagens, notamos “buracos” de grande espaço de tempo sem postagens e sem imagens, justamente pela nova plataforma usada pelo Macamp dificultar acessos por celulares e postagens de imagens, o que dificultou as atualizações por algum tempo. Tudo resolvido por lá e por aqui, é possível que os t´picos entre os dois siteis passem a se divergir de hoje em diante, mas os dois permanecerão vivos.

Agradeço até o momento a toda ajuda que recebi do Macamp e dos amigos que estão comigo nesses quase 4 anos, me esclarecendo e ajudando.

Freios

Ontem desmontei o sistema e descobri o problema! Simples demais!

Reparem que o pistonete saiu de dentro do cilindro de freio e atravessou. Com isso o patim ficou acionado e vazou o fluído pela roda, o que ajudou a não colar tudo.

Isso ocorreu pois o curso do sistema está trabalhando além do que deveria. Motivos: Cilindros de freio errados, tambores de freio com desgaste excessivos ou desgaste nas pontas dos patins. Pode ser só um item ou todos ao mesmo tempo.

Como esse sistema é de uma Rural 4x2, comprei usado em boma estado, não tenho como avaliar o desgaste dos tambores, pois não tem cavas de desgaste. Podem ter sido retificados há pouco…

Então como paleativo, aumentei em 11mm as pontas de cada patim, ajustando o curso dos pistonetes de forma que ficam no seu limite normal e sem riscos de caírem novamente.

Nos sistemas mais novos, a base do cilindro de roda de alguns veículos possui abas que limitam o curso dos pistonetes e evitam que isso ocorra. Então esse problema devia ser algo comum nos sistemas mais antigos.

Resolvido isso, em breve pretendo instalar freios a disco. Já tenho um par de pinças de freio do Troller em casa, com freio de estacionamento a cabos. Então por hora ficará assim e depois que curtir um pouco o Cavinete, colocarei os discos.

Agora é finalizar a montagem pois o prazo está se esgotando.

tic tac, tic, tac, tic, tac…

Naza, o caso é que todos os trailers são reboques baús, mas o que não conseguimos ver no sistema é a categoria desses baús. Tem categoria Carga, Especial, Trailer, Passageiros, Cavalos, etc…

A espécie é Baú, porém a categoria tem que ser Especial/trailer, e o cara que me vendeu a nota colocou carga.

Ele fez a correção e me enviou outra nota fiscal, porém precisei remarcar o chassis pois não tem como alterar esse tipo de dados depois que lança no sistema do Detran.

Recomendo o cara sem medo. É Alex, da Carretinhas LD de MG. Achei ele pelo Mercado Livre. No anúncio a NF custa 400,00, porém como pedi um valor maior na NF, paguei mais 30,00 pela plaquetinha que o correio não me entregou e mais 350,00 pelos impostos. Ainda assim, por 780,00 não saiu caro não, e ele me deu total auxílio durante todo o tempo que eu estive no CRVA.
(35) 99854-3934 CARRETINHAS LD LTDA

Buenas Ed!

Também tive um problema semelhante em uma das primeiras viagens. Uma das molinhas que segura a sapata no lugar se soltou e fez aquela festa dentro do cubo. Se olhar com cuidado no furo de ajuste, dá pra ver a danada agarrada na sapata:

Aqui já com o conjunto novo:

Ah, e uma dica sobre o forum, se colocar um @ antes do nome do usuário, o forum avisa o usuário sobre a mensagem (assim: @nazafks mensagem do Ed acima :slight_smile: ).

Uma vez aconteceu isso no freio traseiro da minha ex-ranger…:confounded:

Buenas Edin!
Muito legal teu relato, e antes que mas me esqueça, meus parabéns pelo Cavinete, agora não mais um “Fora da Lei”:smile: , e sim, devidamente registrado e documentado! Viva!
Foi muito legal acompanhar a saga do Cavinete…e sem duvidas, ajudou muita gente com seus próprios projetos (eu sempre dava uma olhada para ver se tinha algo que me servisse no Guanaquito e copiava sem dó nem piedade!) :smile_cat:; uma verdadeira aula de empenho e perseverança!
Grande abraco, e é muito bom te ver por aqui também!

Dardo.