Boa tarde .
tenho interesse em adquirir um trailer, mas tenho duvida sobre o peso e tamanho ideal para o tipo de uso que pretendo. Quero um equipamento para rodar em locais diversos, andei verificando o guia de camping e a maioria dos campings , não tem uma estrada de acesso plana muitas são cheias de ladeiras subidas e descidas as vezes ingrimes, obviamente nem todos os campings tem condições de receber equipamento grandes, mas essa é ideia conhecer campings com diversas estruturas. Analisei 2 equipamentos, um kc 640 aprox 1600k e um turiscar vila rica 2300k. É muita diferença de peso.
Mas imagino um tracionador tipo pajero sport 43kgf torque ou ou até uma pickup s10. Para rebocar o kc 640 moleza, mas no caso do vila rica, me pergunto, em de estrada com aclives o tracionador aguenta subir descer as rampas? Tavez possa patinar mesmo sendo 4x4. imagino na lama!
Alguem já teve experiencia parecida para relatar?
Agradeço desde já as opiniões.
Seja bem vindo, Nelson!
Nós tinhamos exatamente esse conjunto: um trailer equivalente ao Vila Rica (era de fato um Vila Rica mas foi reconstruído) que era até um pouco mais pesado que os 2300kg, e uma S10 que adquirimos justamente pelo motor que era o mais forte da categoria naquele ano, e pela robustez para cargas desse tipo de veículo.
Nunca tivemos problemas em subidas, e o mais próximo que chegamos de ficar presos em algum lugar foi em um encontro em Candelária, pois estacionamos em um gramado em declive com uma valeta a frente, e choveu no último dia. O 4x4 e o fato de termos estacionado de forma a sair de ré nos salvou, pois o trailer empurrava a camionete para baixo e aumentava a tração. E isso que nunca nos limitamos a ficar em locais tradicionais… sempre que tinamos a oportunidade, como no Parque Santa Teresa ou o Camping da Pinguela, gostávamos de ir para o meio do mato e ficar entre as árvores. Sem maiores dificuldades. Meu lema era “se entrou de alguma forma sai depois”. As vezes dava um certo trabalho para entrar ou sair, claro… mas com calma vai.
Dito isso, muito respeito as descidas! Isso é verdade para todos os veículos pesados, mas em especial aos trailers pois os freios deles são pouco eficientes e quem segura realmente é o veículo tracionador, o que facilmente causa o super-aquecimento. Nós tivemos um episódio que contei antes aqui onde ficamos praticamente sem freios, e isso que eu achava que vinha cuidando os freios. A partir dali descidas muito ingrimes foram feitas em segunda marcha. Mas desde que se tenha isso em mente, também não é um grande problema. Fomos a Gramado várias vezes, passamos pelos morros de Bombinhas em Santa Catarina, subimos e descemos a serra de Curitiba, e assim por diante. Desde que se tenha tranquilidade e respeito com o problema, é tranquilo.
Quanto ao tamanho e peso ideal, isso é muito particular de cada um e depende do estilo de viagem que se pretende fazer. Quanto maior a casa, maior o conforto quando parado e maior a dificuldade na estrada e nas manobras. Quanto menor a casa, maior a facilidade de se locomover e acessar lugares difíceis, e menor o conforto quando parado. O perfeito não existe… cabe a cada um pensar sobre o seu propósito.
Grande abraço, e mais uma vez seja bem vindo.
Oi Gustavo
Valeu pela sua experiencia .
Eu sou de São Paulo, realmente o trailer grande deve ser o ideal, estou quase optando por ele, e se a pickup que é mais pesada pode dar conta, melhor.
Valeu
Olá Nelson, estou com um diamante club 97 para vender, é de um amigo que está com problemas de saúde, se interessar te mando foto sou do RJ mas o trailer está em MG 21 999913506 abraço Carlos Fanara
Ola Carlos
Agradeço pela apresentação, mas o projeto é só para ano que vem
valeu.