Máquina de lavar para camping

Seguindo o ritmo do tópico sobre fornos, outro equipamento que pesquisei e resolvemos recentemente foi a máquina de lavar roupas. De forma semelhante a questão do forno que expliquei ontem, também optamos por não ter uma máquina de lavar integrada no mobiliário da nossa próxima casa rodante.

Para lembrar, no Balão tínhamos uma máquina de 3kg da Eletrolux, instalada logo ao lado da porta de entrada, graças a um trabalho muito bonito da Sinostrailer:

Não tínhamos nada a reclamar do funcionamento dessa máquina. Nos serviu muito bem em diversas viagens e estadias. Mas para a nossa próxima casa mudamos o rumo: não queremos modificações de móveis ou mesmo fixá-la de forma permanente. Com isso em mente, fui a pesquisa e de todas as opções que encontrei acabamos optando por este modelo:

Essa máquina mede 40x60x60cm, e pesa exatamente 10kg. Tem uma capacidade de 3.6kg para lavar segundo o manual, e tem um cesto de centrifugação com menos capacidade conforme a imagem. Não dá para saber quem é o real fabricante, já que existem muitos revendedores de modelos quase idênticos com a marca do revendedor, mas certamente há uma única fábrica por trás delas.

Havia também uma outra opção semelhante mas menor e mais leve, onde a lavação e a centrifugação são feitos no mesmo compartimento, porém vi vários comentários a dizer que a centrifugação dessa outra não era satisfatória, e as roupas saem encharcadas, enquanto no modelo acima funciona muito bem e as roupas saem quase secas. Alguns comentários diziam até mesmo que centrifugava melhor que a máquina de casa. Isso é importante para nós pois precisamos que a roupa seque a tempo de guardar ao fim do dia, ou teremos problemas em algumas situações.

Em termos de funcionamento, a máquina é quase que completamente manual: coloca-se a água por cima, liga-se o temporizador para lavar, quando pronto troca-se a água e repete-se o processo, e quando pronto novamente move-se a roupa para a centrifugação e liga-se o temporizador da centrifugação. Ou qualquer coisa semelhante a isto, conforme o gosto do freguês.

Dá mais trabalho mas também dá mais liberdade: usa-se o quanto de água quiser, coloca-se a máquina onde melhor convir, e centrifuga-se o quanto achar necessário. A água pode vir do tanque mas também pode vir de alguma torneira externa, e se necessário pode ser utilizada mais de uma vez com roupas mais limpas. Para lavar com água quente usa-se o fogão, o que permite o uso de gás e evita uma carga pesada nas baterias por conta da resistência de aquecimento. Também podemos despejar a água diretamente em um local adequado ao invés do reservatório da casa. Mas se o dia estiver chuvoso ou local da parada não for apropriado, podemos utilizar a máquina dentro da casa na área de chuveiro. Enfim, realmente como preferir.

O consumo de energia vem especificado como 240W, mas não sei de onde eles tiraram este número mágico. Nos testes que fiz o motor de lavar consome em torno de 150W quando ligado, e o de centrifugação consome 130W. Então não há matemática para chegar aos 240W. Ou é 130W, ou 150W, ou 280W se ambos estiverem ligados ao mesmo tempo.

O motor de lavar tem um ciclo de trabalho de 50%: liga por 4 segundos, desliga por 4 segundos, liga por 4 segundos para o lado oposto, desliga por 4 segundos, e assim segue. Então lavar por 10 minutos consumiria algo em torno de 1Ah em 12V. Mas na verdade vai mais que isso pois de 8 em 8 segundos há o pico de reinício do motor. Então vou considerar o dobro desse número como uma aproximação: 2Ah para 10 minutos. A centrifugação é mais simples pois é constante: 130W / 12V = 10.8A. Então o somatório de um ciclo completo de 25 minutos com 10 de lavação, 10 de enxágue, mais 5 de centrifugação daria algo perto de 4.9Ah em 12V. Muito tranquilo.

Por ser tão simples é também das mais baratas. Custava em torno de 330 reais antes dessa última desvalorização do real. Agora deve beirar os 400 reais na conversão. A qualidade também não é fantástica… nem aos pés da Eletrolux que tínhamos. Mas compramos sabendo. Minha esperança é que seja tão simples que seja também robusta, ou ao menos fácil de arrumar se algo der errado. E se durar o suficiente tudo bem… uma das vantagens de não estar fixa é não depender do modelo ou formato exato dela para substituí-la.

Está aprovada e vai nos acompanhar na nossa próxima casa móvel.

Abraço a todos e bom começo de semana.

3 curtidas

show a maquina Gustavo, pra comprar aqui no Brasil deve ficar complicado né??
E sobre a casa movel, vai ser motorhome?

2 curtidas

Eu comprei pela Amazon na Europa, e vi que existem modelos essencialmente idênticos a este, só com diferenças menores externas, e alguns são até mesmo vendidos pela própria Amazon. Acho muito provável que algum deles, talvez a própria Amazon, aceite fazer o envio para o Brasil.

Eu dei uma olhada no Aliexpress agora acreditando que iria encontrar esses modelos lá, mas para minha surpresa só achei um ou dois vendedores, e a preços ridiculamente altos. Talvez não seja fabricado na China.

1 curtida

Opa, agora que vi que esqueci de parte da pergunta, Giuliano:

E sobre a casa movel, vai ser motorhome?

Sim, se tudo der certo. Abri um tópico para contar mais detalhes:

2 curtidas