Pizzas sem forno

Buenas pessoal,

Por falar em fornos, por aqui estamos pesquisando e nos preparando para a nossa próxima casa móvel. Dessa vez nós mudamos um pouco o propósito devido a nova realidade e procuramos algo para rodar mais, e que seja pequeno o suficiente para passarmos pelo centro de cidades sem maiores problemas. Como resultado, teremos menos espaço, e optamos por não ter fornos ou micro-ondas fixos na cozinha.

Mas há um grande problema nessa história: nas nossas viagens o forno sempre teve um papel meio central nas nossas refeições pela praticidade. Nada como chegar em algum lugar cansados e rapidamente ter uma pizza quentinha, ou alguma outra refeição dessa natureza preparada com antecedência.

Então fui a pesquisa e achei uma solução tão boa que estamos pensando em adotar em casa também, e compartilho aqui também para quem tenha uma situação semelhante.

As prioridades da procura eram as seguintes, nessa ordem:

  1. Queremos pizzas gostosas :smile:
  2. Nada fixo ou que precise modificar o mobiliário
  3. Deve ser leve e compatível com o benefício
  4. Prático para não deixarmos de utilizar por preguiça
  5. Consumo adequado para usar sem energia externa
  6. Grande o suficiente para pizzas médias de uns 30cm
  7. Versátil para vários tipos de refeição

Comecei a pesquisa pelos fornos tradicionais pequenos a gás ou elétricos, nesse estilo:

O peso é razoável, por volta dos 6 ou 7kg, o consumo em 1200-1500W é aceitável para coisas rápidas ou quando se está conectado, mas o formato deles me preocupou. Os modelos pequenos são mais tranquilos, mas para caber uma pizza de 30cm o tamanho externo aumenta bastante. Fiquei tentando imaginar como guardar, e onde colocaria para utilizá-lo dentro da cozinha quando estivéssemos fora de um camping ou quando o tempo na rua estivesse ruim, e me pareceu desconfortável. Também não parecia muito versátil… são assados e ponto. Falhou no ponto 4 e passou apertado no 7.

Segui a busca e acabei por achar opções interessantes dessa natureza:

Esses são muito utilizados para assados, e são tipicamente alimentados ou por gás ou por algum tipo de carvão. No início fiquei muito animado pois os modelos que cabem pizzas de 30cm são bem compactos, mas logo me dei conta que havia um grande problema: ao contrário de um assado de carnes, a pizza é redonda e ocupa toda a circunferência, e para a pizza assar corretamente o calor precisa passar da parte de baixo para a de cima. Procurei então modelos maiores, e encontrei esse acima, que pesa 6kg e tem um diâmetro razoável, suficiente para o calor passar para cima:

Opção bastante interessante. Um dos problemas que me fez seguir a procura um pouco mais é o fato de ser a gás, o que implica em conectar a um conector de gás externo ou diretamente na garrafa, e nenhuma dessas duas opções parecem muito práticas para se utilizar dentro da cozinha quando não quisermos estar na rua por qualquer razão.

A próxima opção que encontrei foram pequenos fornos elétricos dedicados a pizza:

Muitos pontos a favor deste: 5,4kg, 1200W, compacto, muitos comentários a falar bem das pizzas, muito prático, fácil de usar na área de cozinha. Parecia a escolha certa, mas então percebi um problema: alguns comentários falavam que a pedra em seguida se tornava impossível de limpar, e nós já tivemos essa experiência com uma pedra de pizza tradicional… fica nojento. E apesar de ninguém reclamar disto, também notei que a resistência na tampa era exposta. Enfim, parecia que a higiene em seguida ficaria comprometida.

Mas este aparelho parecia muito perto do que precisávamos, o que me fez ir atrás de opções semelhantes.

Então, encontramos:

A ideia é bem óbvia depois que vemos: uma sanduicheira gigante para fazer pizza. Tem 3kg, o tamanho é extremamente compacto, material antiaderente muito fácil de limpar, 1450W (na verdade 1350W na prática), muito versátil pois além de pizza podemos fazer quiches, omeletes, sanduíches, assados, e tudo mais que se usa uma sanduicheira.

Nós achamos outros produtos nessa mesma categoria, mas esse era o mais barato e mais compacto de todos, e os comentários eram encorajadores. Então, encomendamos, e hoje fizemos o teste em casa. O resultado foi tão bom que minha esposa quer ter um em casa também. A primeira pizza estava pronta em 20 minutos desde o momento de conectar na tomada, e a segunda estava pronta em 10. Na verdade as duas passaram um pouco do ponto… devíamos ter tirado um pouco antes.

O consumo também é ótimo, pois depois de quente ela passa boa parte do tempo desligada pelo termostato. Nos 20 minutos consumiu o equivalente a 21Ah em 12V, e para a segunda pizza somente 7,5Ah… sendo que as duas passaram um pouco, então o tempo e o consumo são menores que isto.

O nome desse produto específico é Domo My Express, modelo DO9177PZ.

Problema resolvido. Dessa vez fiquei feliz que tudo vai acabar em pizza. :smile:

2 curtidas

Olá, @Gustavo, tudo bem ?
Legal seu post, olha essa panela da Tramontina.
Um amigo do meu pai que comprou um MH recentemente usa ela e gosta muito.
Tem uma em casa e uma no MH dele.
Achei interessante por ser multi uso, e funciona como um forno também !!!

Grande Abraço

2 curtidas

Buenas Leandro! Espero que esteja tudo bem por aí…

Essa panela parece realmente muito boa, e é uma candidata para nossa lista se eu conseguir algo desse tipo por aqui, mas eu tenho dúvidas sobre fazer pizzas nela especificamente, pelas mesmas razões que falei acima: não caberia uma pizza em torno de 30cm, e parece difícil ficar 100% porque além de esquentar somente embaixo a massa larga impede o fluxo de ar. Pra ficar bom precisa tostar a massa ao mesmo tempo que o queijo e os ingredientes acima assam. É difícil equilibrar sem calor homogêneo.

Isso me lembra um pouco do forno holandês, feito com uma panela de ferro e bastante utilizado em acampamentos. A diferença lá é que se coloca brasas na tampa da panela, justamente para equilibrar o calor melhor.

Em todo caso procurei vídeos com a panela para tentar ver alguém fazendo algo do tipo, mas o único que achei com uma pizza não mostrou o resultado.

Se alguém testar e ela conseguir fazer algo desse tipo, estou interessado. :smile:

1 curtida

Tudo buenas por aqui !
Já avisando que essa dica tem que funcionar muito bem, kkk, esqueci de comentar , o preço dela não é baixo !!! Achei interessante por ser multi uso, assim ocupa menos espaço, e faz várias comidas sem óleo, saúde agradece !
No seu caso, a pizza tem que ficar perfeita kkk, público exigente é outra coisa !!! por aqui adoramos muito pizza também combinado com um bom vinho…
Curioso por sua decisão , quem sabe no futuro, vamos ter o mesmo dilema !!!
abraço !!!

2 curtidas

interessante, onde tem para comprar no BR ? … essa da tramontina pode ser boa mas mil reais por uma panela?? sem chance rsrsr

1 curtida

Eu não sei dizer, Polese. Nós compramos na Amazon.

Se não achares, ou o vendedor estiver abusando no preço, procure por “pizza maker”, que é o termo mais genérico onde encontrei esse tipo de aparelho. Existem vários tamanhos e preços… nós escolhemos esse dentre os demais pelo preço, tamanho e peso.

2 curtidas

A gás, caro, com opções mais baratas na Espanha e Itália.
De minha parte, tentarei uma adaptação de forninho elétrico para gás…

1 curtida
1 curtida

Pois estas formas estavam na nossa lista de possibilidades também, Nelson. A idéia básica parece boa, mas o problema principal é que são muito pequenas para o tipo de uso que precisamos. Aquele furo no meio é ótimo para bolos e pequenas coisas, mas precisamos de algo com mais espaço que possa acomodar pizzas e similares.

O “forninho” elétrico que mencionei na primeira postagem acima já foi testado e mais que aprovado. Foi tão aprovado que acabamos por comprar um igual para ter em casa, pois é mais barato e rápido de fazer pizzas e coisas do gênero nele do que usar o forno convencional. Além disso, também encontramos uma segunda opção que por coincidência fizemos a estreia hoje:

Funciona muito bem, e serve para os casos em que o forninho elétrico acima não cobre: pratos mais altos, ou momentos que estamos com pouca energia. Ainda havia dúvidas se funcionaria bem, mas hoje finalmente senti que a opção de não termos forno permanente foi acertada para o nosso caso. Esse forno é super leve, barato se comparado as alternativas, e manutenção zero pois usa uma boca do fogão tradicional.

1 curtida

Tanto tempo depois, o trailer ainda não saiu.
Então comprei um Grill Oriental, assim de cara pra descobrir que pizza nem pensar, apesar da propaganda, pelo velho problema do calor não passar pra cima, mesmo com tampa.
Vou acabar colocando rodinhas num Venax 2 bocas e forno e rebocar no trailer.
Não achei um maluco que me adaptasse um forninho elétrico para gás.
Grrrrrrr