Parque Nacional Santa Teresa

Páginas:

Telefones:

  • +598 4477 2101
  • +598 4477 2103

Emails:

Endereço:

  • Ruta Nacional Nº 9, Km 302
  • Departamento de Rocha, Uruguay

Mapa:

Como não poderia deixar de ser, o Parque Santa Teresa no Uruguai – um lugar que somos grandes fãs – inaugura a categoria de Locais, e serve como exemplo do que eu sugiro que a gente faça aqui.

Como vocês podem ver acima, temos os dados em um formato simples e claro, seguido de um mapa que pode ser clicado e navegado. A primeira vista, parece mais um cadastro de campings como tantos outros que encontramos online, mas há algo muito especial nesse cadastro: assim como tudo por aqui, esse é um cadastro colaborativo.

Isso é verdade de várias formas:

  • Todo mundo pode enviar novos campings: é só criar um tópico novo nessa categoria e a estrutura acima já vai aparecer automaticamente para ser editada.
  • Essa primeira mensagem que contém os dados do camping pode ser editada por todos! Note como o botão de edição está disponível acima. Isso quer dizer que qualquer pessoa pode complementar ou arrumar dados incorretos.
  • Como usual, o histórico de edições é claramente acessível e todos podemos ver quem modificou o quê e quando.
  • Quando alguém envia um link para esses locais em seus relatos – provavelmente incluindo fotos e outras dicas – o tópico do relato será automaticamente referenciado acima, com um link para a mensagem exata que falou sobre o local.
  • Podemos todos enviar notas sobre o camping nas demais mensagens que seguem abaixo, como essa aqui.
  • Finalmente, se alguém tiver alguma pergunta sobre o local, o autor do tópico e as pessoas que participaram dele vão receber uma notificação sobre a nova mensagem. Essas provavelmente serão as pessoas certas para responder a pergunta.

Em fim, de fato um cadastro para criarmos e mantermos juntos, além de prático e bonito.

Esse mapa também é mais interessante do que parece a primeira vista. Ao diminuir o mapa clicando no botão de menos no canto inferior esquerdo se nota que na verdade já existem muitos campings cadastrados (isso era um mapa pessoal meu) e é possível navegar pelo próprio mapa para achar outros locais. Ao clicar no marcador constam detalhes simples do local se ele ainda não se tornou um tópico, ou um link para o próprio tópico se ele já existir aqui. Experimente clicar no marcador do Parque Santa Teresa, por exemplo. Com isso é possível explorar os campings de uma região inteira facilmente.

Falando em navegar, através da busca do próprio site acima na direita, podemos facilmente achar campings por cidade ou estado, ou mesmo pela URL, já que temos esses dados no texto acima. :tada:

Então essa é a idéia. Não deixem de experimentar no seus celulares. O visual fica muito bom.

Quanto ao Parque Santa Teresa em sí, ele vai aparecer em algumas das histórias que estou restaurando e vou anotar aqui quando passar por essa parte.

Passamos por lá no início de 2016 como contamos no relato, e mais algumas vezes desde então. Certamente um de nossos locais favoritos.

O parque é enorme, controlado pelo exército que opera lá dentro continuamente de forma múito simpática e amistosa, certificando-se que está tudo em ordem. Apesar da grande área, as parcelas são todas demarcadas e separadas em regiões maiores. Mas não tem muito esquema… se a parcela está vazia, é só chegar e acampar tomando o cuidado para não avançar nas parcelas vizinhas indevidamente. Uma dica: cada parcela está atrás e a direita do pequeno poste de madeira com o número dela.

Não há reservas, e uma porção muito pequena do parque possui energia ou água por perto.

A praia de mar é linda e restrita por barreiras naturais de forma que somente os campistas e visitantes do parque tem acesso. Dá tranquilamente para ir a pé.

Existem várias unidades de banheiros, e a qualidade vai de bem ruim até bem bom. Se depender do banheiro, é bom dar uma olhada antes pra ver onde ficar.

Outro detalhe pra ter atenção é que apesar de termos ido várias vezes, foram todas no período entre Dezembro e Março. Já ouvi comentários que o parque é menos cuidado durante o inverno, com grama alta e tal. Quando souber mais detalhes sobre isso aviso (ou quem for pode avisar abaixo também).

Tem algumas fotos lá no relato. Se tiverem perguntas avisem.

Abraço!

@Gustavo Alguma dica de lugar dentro do parque santa tereza que tenha energia e agua disponível ou realmente isso não tem por lá?

1 Curtida

Buenas, Giuliano!

Tem sim… há toda uma faixa na parte esquerda do parque, bem atrás da fortaleza, que tem água e eletricidade a vontade. Não parece a parte mais bonita do parque (que é lindo, então isso não diz muito), e essa área fica lotada em datas populares do parque (ano novo e alguns feriados) justamente pela água e eletricidade, por isso nunca ficamos ali, mas fora isso dá pra ir tranquilo.

Note que a entrada real do parque não é ali, apesar de haver uma porteira que as vezes está aberta. Deve-se seguir adiante passando a fortaleza, fazer o “check-in” na portaria, e entrar por dentro do parque até o outro lado.

Depois nos conta!

1 Curtida