27 de julho de 2015 às 03:23
Pergunta 79: Eu ainda prefiro a cola de parabrisas. Fixa muito bem, e depois que colar nao ira ter problemas por muitos e muitos anos.
27 de julho de 2015 às 17:09
Pessoas, vocês têm razão. Hoje calcei a emenda da parede de dentro pra fora e abriram “trincas” na massa que usei. Está muito evidente que essa massa que escolhi não serve para isso, embora essa flexão que eu fiz na parede não vá ocorrer em uso normal. A boa notícia é que para rodar só falta uma fechadura para a porta e a parte de sinalização. Com a umidade muito elevada aqui, não pude emassar nada e nem quis remover a massa que está no lugar pois está correndo água por tudo. A parte estrutural está pronta. Vou medir as janelas para encomendar e nesse meio tempo ainda farei a pintura definitiva e elétrica de sinalização.
Sobre a pintura, não estou muito convencido do branco. Acho que vou partir para um tom de areia com uma faixa verde oliva e filetes pretos.
27 de julho de 2015 às 17:31
Pergunta 80: Edin, obrigado pelas fotos, está ficando com cara de Trailer, e lindo! Escuta, assim como sugeri para Gustavo, a ideia de cor branca, azul e preta, é insuperável! :desconfiado::D:D:desconfiado:
Falando sério, boa ideia da cor areia, desde que clara, pois no verão, a cor clara será a que impede de esquentar tanto, mas repito, uma cor areia clara, somada aos filetes verde-oliva e pretos, vai ser um diferencial muito harmonioso. Grande abraço Edin! Dardo.
27 de julho de 2015 às 21:29
Kkkk Nessa semana passada a coisa foi punk com os colorados aqui do serviço! Com certeza não será vermelho e branco e muito menos tricolor! kkk Mas estou pendendo para essa cor desse Troller T4 série Desert Storm
Tem um desses aqui aonde eu moro. Desde que vi ele me chamou a atenção pois é de certa forma bem “elegante”, e no Cavinete quebrará o branco comum dos trailers. Como o desenho dele não é dos mais bonitos, preciso usar uma cor diferenciada para não deixá-lo muito “fundo de quintal”. Tanto que não usei chapas de alumínio no fechamento externo justamente para quebrar essa cara de trailer de lanche ou o “feito a machado”.
27 de julho de 2015 às 22:43
Pergunta 81: Edin, meu caro, para mim não aparece a foto do Troller. E sossega, teu Cavinete está ficando lindo…quer ver, para você desencanar que teu Trailer vai ficar “feito a machado” (Coisa feia de se falar do Cavinete, coitado!) Veja o que encontrei numa das minhas viagens como Guanaquito:
Edin, a minha reação quando vi este artesanal, foi esboçar um sorriso…mas, de repente, apareceu o dono, um senhor de idade mais avançada, junta com sua esposa; pedi permissão para tirar umas fotos, ao que o senhor, muito gentilmente, me autorizou, e começou a falar da sua criação…e fazia isso com orgulho, com um sorriso largo, de felicidade por seu logro, que após toda uma vida dura de trabalho, tinha conseguido realizar seu sonho, poupando centavo acima de centavo, até concluir sua obra…me senti envergonhado de ter coçado intimamente do “aparelho”…mais uma lição de humildade que aprendi, e vejo que mesmo com minha idade, ainda tenho muito para aprender… E lá vão eles!
Sim, lá vão eles, ébrios de liberdade e orgulhosos do seu sonho feito de metais e madeira…e a pergunta por um milhão de euros…seria eu mais feliz com um RV de um milhão de reais e roda quadrada, ou viajar sem destino nem hora, com este artesanal? Quando pronto o Cavinete, lembra de cada parafuso colocado, de cada martelada dada, de cada madeira serrada…e verás que és muito feliz, e que teu Trailer é lindo; grande abraço meu caro Edin!
Dardo.
27 de julho de 2015 às 23:58
Pergunta 82: Dardo Entendo o sentimento desse senhor citado no seu texto. Cada equipamento construído se torna um filho. Vc acompanha meses, ate ser concluído e no dia da entrega sente um vazio pois esta vendo uma cria partindo para outras aventuras. Ao mesmo tempo vc sente a alegria dos proprietários sonhando meses com esse dia. Cada equipamento tem uma historia. E por mais humilde ou sofisticado o importante e ele ganhar as estradas. Eu imagino o Edin, sentado a bordo do seu filhotão, desenhando na imaginação como vai ficar depois de pronto. Seus destinos e amizades que ira proporcionar. São nossos brinquedos de adulto e voltamos a ser crianças.
Abs Allex W Farias
29 de julho de 2015 às 17:43
Agora vai! Dardo, se eu faço algo nesse estilo do Hermano, a patroete nem chega perto! A coisa tem que ser bem feita, pois se não agradar ela, não adianta tentar que não tem o que a convença. Se ela está feliz todo mundo fica feliz! kkk
Eu sou feliz com uma barraca, mas ela não, então para tê-la ao meu lado preciso sempre aprimorar um pouco mais. É a garantia de aprendizado, esmero e capricho da minha parte, então de certa forma eu ganho bastante também. Pontos que eu pretendo me esmerar muito para fazer, são os cantos perfeitamente acabados na pintura, sem acabamentos sobrepostos de borracha. Preciso que fique a imagem de uma peça única, sem que as emendas fiquem muito evidentes. Não quero que dê impressão de chapa rebitada, assim como não quero que se percebam os parafusos. então todos os parafusos foram aprofundados nas chapas de laminado para receber o acabamento de massa. Com essa pintura fosca nessa cor do troller, acho que dará um aspecto semelhante.
Daniel, vou precisar rodar com ele primeiro para verificar como essas emendas irão trabalhar. Fiz ele bem rígido, mas se surgirem trincas na pintura, então terei que colocar perfis em L colados com cola de pára-brisas nos cantos. Antes de receber o interior pretendo rodar com ele para ver como se comporta.
Agora, humildade é tudo nessa vida. Humildade para reconhecer que cada um consegue realizar seus sonhos da forma que a vida lhe permite é um grande passo. Com certeza.
Sabes o que me deixa louco de furioso? Playboyzinho que se acha o dono da verdade, ou falta de educação. Falta de respeito e educação me tiram dos trilhos. Na quarta feira passada eu tive um incidente no trânsito que achei que a polícia militar fosse me abordar, mas como eles testemunharam o incidente desde o início, eles não se meteram. Um motorista me fechou feio num cruzamento. Buzinei na medida que agarrei os freios. O outro motorista que fez a M, me mandou o dedo médio! Fui atrás do imbecil e quando fechou o sinal interpelei ele. Disse que ele me mostrasse o dedo de novo se ele era homem! Xinguei ele tanto que ele só baixou a cabeça. O Detalhe é que tinha uma viatura da Brigada Militar atrás dele o tempo todo, o que evitou que ele furasse o sinal para fugir de mim, e garantiu que eu não passasse do verbo apenas. Como eles viram tudo desde o princípio eles ficaram de fora só olhando. Perdi as contas de quantos enredos desses eu já me meti. Parei em delegacias algumas vezes por esse tipo de coisa mas vamos levando a vida. Tenho muita história dessas pra contar, mas não cabe aqui.
29 de julho de 2015 às 18:37
Pergunta 81: Edintruder, dá uma olhada nesse site do link abaixo, eles tem uns produtos que podes usar, eu uso faz tempo, os preços estão bem mais razoáveis que em outros lugares e a marca é de boa qualidade reconhecida internacionalmente, o único detalhe é que pra pouca quantidade o frete pesa um pouco, é só uma dica a mais quem sabe pode te ajudar. http://sikaflex.com.br/index.php
29 de julho de 2015 às 18:47
Valeu Thomes. Eu conheço essa linha de silicones da Sika. Usamos muito na manutenção de containers. É um produto de qualidade excelente, e tem no mercado local daqui para vender. Nos pontos de vedação que fiz, usei um produto similar e mais denso que é conhecido como veda-calha. Ela tem uma aderência melhor e fica uma borracha bem mais densa. Ela adere bem que qualquer superfície e fica bem resistente, e com a vantagem de custar 1/3 do valor da borracha de silicone cinza da Sikaflex.
29 de julho de 2015 às 19:13
Pergunta 82: Edinho, agora vi o Troler. Realmente esta cor vai ficar muito legal. Se me permite, deixe-me tecer um pequeno comentário: Eu já fui muito briguento (a ponto da minha esposa ameaçar me largar se eu não parasse de arrumar confusão), e hoje eu cheguei a uma conclusão bastante simples: é muito mais fácil e saudável ser feliz que ter razão. Principalmente no trânsito.
29 de julho de 2015 às 19:59
Paulo, eu já fui pior. Mas não me considero briguento não. Sou tri de boa, só que tem coisas que não deixo passar. Não é da minha natureza faltar o respeito com ninguém, mas também não tolero falta de respeito. Tem gente que faz isso pois ninguém peita, daí quando alguém peita de frente, eles murcham rapidinho e aprendem a ter respeito. Errar e pedir desculpas é normal, mas errar e mandar o outro longe é o cúmulo. Fazem comigo pois estão acostumados a fazer com outros, e por isso a nossa sociedade está do jeito que está… Quando é comigo eu não deixo passar. Já peitei muita gente de farda também pelo mesmo motivo. Não aceito, simples assim. Tal como não consigo presenciar um abuso contra outra pessoa e ficar quieto. Sempre me meto.
29 de julho de 2015 às 23:04
Pergunta 83: Ed, fundo de quintal é elogio. Poucas pessoas tem a capacidade e a força de vontade de fazer qualquer coisa no fundo do quintal, que dirá algo tão complexo e trabalhoso quanto um trailer. Se alguém te disser que é de fundo de quintal, responde “Com orgulho!”. Eu tenho inveja (da branca! :-).
Grande abraço, Gustavo
30 de julho de 2015 às 00:49
Pergunto 84: Edi Essencialmente, existem três classes de selantes : Acrílicos, Siliconados e Poliuretanicos. Acrílicos (tipo os veda calha) tem boa aderência, bom elongamento, mas a durabilidade não é boa. São atacados por UV e microorganismos. Não possuem resistência quando expostos a água por muito tempo. Dentro dos base silicone, existem os silicones de cura acética e os reativos. Silicones acéticos, fuja deles, não duram e tem baixa qualidade Os reativos (modificados com silanos, que são moléculas de silicone bem pequeninas ) são os que possuem maior durabilidade e resistência a UV. Os bicomponentes são os melhores e são aplicados em estrutural glazing (aqueles prédios com pele de vidro usam este selante para aderir o vidro no quadro de alumínio). São caros, mas duram e tem maior resistência. Mas novamente, são caros. Os poliuretanicos tem boa resistencia ao elongamento, mas a durabilidade da aderência é limitada quando expostos ao ataque UV. Acabam soltando depois de um tempo. Os melhores atualmente são os poliuretanos híbridos (modificados com silanos). A Sika e outros fabricantes possuem e está disponível no mercado. É só procurar. Abraço Odair
30 de julho de 2015 às 02:11
Caro amigo Odair, fico feliz por ganhar essas explicações, mas desses um verdadeiro nó na minha cabeça agora! kkkk Qual deles afinal eu compro??? kkkk Não terá exposição UV pois ficam vedando frestas e selando espaços, precisam de uma elasticidade mínima por conta das vibrações e precisa de uma aderência excelente. Terão contato com água em dias de chuva. Um detalhe que me desanimou, vedei a parede do banheiro com esse veda-calha e posterior uma tinta impermeabilizante. Até agora toda água ficou contida que é um maravilha porém a pergunta após ler as tuas explicações é, por quanto tempo ficará impermeabilizado? Vou rever isso antes de montar as paredes internas do box. Amigo Gustavo, acho que isso vale um adesivo. “De fundo de quintal com muito orgulho!”
30 de julho de 2015 às 14:29
Pergunta 85: Descrição do KPO Brascoved da Brascola: Adesivo selante bicomponente à base de poliuretano. Fonte: http://www.brascola.com.br/produtos/brascoved-kpo/
Link com informações sobre os “Selantes de Fachada” da Sika: http://bra.sika.com/pt/solucoes-produtos/construcao/impermeabilizacao/fachadas/grupos-de-produtos-fachadas/selantes.html
Link com informações da PIZZANI http://www.selantedepoliuretano.com.br/site/?gclid=CJyD_9iHg8cCFYEIkQodMhECEA Abraços!
30 de julho de 2015 às 14:33
Pergunta 86: Buenas, no meu trailer o Bagualito costumo usar o sika 291 e o 256. Mas existem outros produtos da sika que se pode usar e também outras marcas, eu pessoalmente gosto da sika porque uso faz tempo a gama de produtos deles na construção civil e tenho obtido ótimos resultados. O Odair tem conhecimento no ramo e razão no que diz, o nome do produto nem sempre corresponde ao fim que se propõe o importante e ler a ficha do produto pra ver os componentes do mesmo, durabilidade, temperatura que resiste, em que materiais pode ser usado etc etc, enfim nosso engenheiro Odair explanou muito bem com sempre :D:D:D:D. Grande quebra costela a todos.
30 de julho de 2015 às 14:33
Pergunta 87: PENSO que Vale a pena também pensar na vedação das frestas externas, ou seja, nos pontos de junção de uma placa com a outra. Isso por que você segura boa parte da umidade do lado de fora, pois o importante é nem deixar entrar. E por cima das juntas, você fixa cantoneiras em aluminio, por exemplo. Provável já esteja até fazendo isso… Abraços!
30 de julho de 2015 às 19:58
Hoje comprei uma lata de 3,6 litros de massa a base de óleo e passei a manhã emassando o bichinho. O objetivo é esse mesmo Titanium, deixar a umidade no lado de fora. Se passar umidade, as folhas do laminado começam a trabalhar e criam ondulações na madeira. Por isso tem que ficar muito bem isolado de umidade. O pior é que está marcando chuva para amanhã e deverá continuar até semana que vem. Quando chove eu tenho que parar tudo até o tempo e a madeira secar. Embora tudo pintado, ainda não está com a espessura suficiente para proporcionar uma excelente vedação da umidade por um tempo muito prolongado de exposição. Só necessitarei dos poliuretanos híbridos quando for partir para a instalação das janelas e clarabóias, o que ainda falta muito…
31 de julho de 2015 às 18:48
Mais uma manhã de trabalho que não aparece… O pior é que ainda não cheguei na metade do serviço de emassamento. E tem que lixar tudo ainda! Hoje chegou a fonte chaveada de 30A. Falta o controlador de carga para controlar a saída para a bateria. Mais tarde eu vou ligar ela para medir a tensão de saída. Como a bateria do Escort está ruim, acho que vou experimentar usar a fonte para carregar essa bateria e medir a continuidade na medida que ela se carrega.
1 de agosto de 2015 às 01:25
Pergunta 88: Boa Noite Edin, vi estes anuncios e lembrei de vc: http://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/veiculos/pecas-e-acessorios/caminhoes-onibus-e-vans/vaso-sanitario-e-pi2a-para-motorhome-94971333?xtmc=motorhome&xtnp=1&xtcr=10 http://rs.olx.com.br/regioes-de-porto-alegre-torres-e-santa-cruz-do-sul/veiculos/caminhoes-onibus-e-vans/janelas-e-porta-motorhome-ou-trailer-76772055?xtmc=motorhome&xtnp=5&xtcr=45
1 de agosto de 2015 às 11:09
Valeu pela lembrança Carlos! Vou pedir mais informações desse sanitário, pois poderá até servir, e o valor está realmente atrativo. Se der para ser laqueado e pintado, nem parecerá o mesmo. Aproveitando o assunto, alguém conhece ou usa esse tipo de sanitário? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-676332007-vaso-sanitario-manual-tmc-p-embarcacoes-motorhome-_JM
1 de agosto de 2015 às 12:08
Pergunta 89: Estou a algum tempo querendo perguntar aqui no fórum sobre esse sanitário de louça… Teriam outras desvantagens além do peso?
2 de agosto de 2015 às 11:52
Rafael, ao meu ver o peso é o menor dos problemas, mas sim o consumo de água é o pior, pois mesmo em modelos econômicos, o mínimo serão 2 litros por descarga. Parece pouco, mas é bem mais de 3x mais água que um aquamagic consome. Andei pesquisando vários modelos e nenhum tem um consumo menor que 2 litros. Outro detalhe, se colocares um de louça o ideal é que seja de caixa acoplada no sistema monobloco, e precisar colar tampa para que não se quebre durante o deslocamento. uE só usaria um sanitário desses se eu tivesse um ônibus com uma caixa negra de 300l. Se colocar no papel, um sanitário desses custa metade de um Aquamagic, então espreme mais o porquinho e investe direto no aquamagic.
2 de agosto de 2015 às 14:06
Pergunta 90: Bom dia amigos, estava acompanhado um relato sobre a aquisição de um trailer e parei onde ele adquiri uma s10, ai como sou novo na manipulação do app, perdi de onde parei. Gostaria de saber se alguem pode ajudar.
2 de agosto de 2015 às 20:39
Pergunta 91: Ed… me referi a este modelo do link do ML que vc mesmo postou… Ele não é do mesmo material do aquamagic… a base é de louça e só o acento de plástico não é?
3 de agosto de 2015 às 11:15
Pergunta 92: Existem vários modelos de sanitários p mh parcial ou totalmente feito de louça. Ja vi pessoalmente o modelo citado instalado em um barco, achei prático, moderno e funcional. A parte negativa é o espaço que todo esse sistema ocupa no banheiro, é relativamente grande. Pelo preço anunciado, corre comprar pois está mais barato que um porta potti.
3 de agosto de 2015 às 12:46
Pergunta 93: Bom dia Gian, acho que você procura o tópico de GustavoN “Em busca da casa móvel” http://portal.macamp.com.br/forum/showthread.php?tid=5161
Abraços! Dardo.
3 de agosto de 2015 às 14:31
Rafael, sim, esse modelo que eu apontei é em monobloco, e reduz muito o risco de trincas na caixa acoplada. O consumo dele é de 3 a 5l por descarga. Mas para um trailer acho muito. Motorhome dá para usar por possuir espaço para uma caixa de detritos bem maior. Infelizmente a chuva chegou aqui novamente e tive que interromper os serviços. No sábado comprei uma lona de 6 x 7m e mais 12 tensores e empacotei o cavinete para encarar uma semana de chuvas por aqui. [attachment=6462] [attachment=6463] Nessa semana começarei as cotações das janelas. Já fiz as medições delas e posso começar a mexer nisso agora. [attachment=6464] A princípio usarei tudo em blindex com vedação por borrachas automotivas, no mesmo sistema das janelas basculantes traseiras dos carros hatchs da década de 80 (monza, escort, chevette e etc.) A fixação desse tipo de janela é muito simples pois tem muitos acessórios próprios para blindex a venda no mercado que propiciam uma abertura de até 90°. Uma janela de 80 x 30 para colocar em cima da pia da cozinha, uma janela de 55 x 35 para o colocar em cima da pia do banheiro e 4 janelas de 70 x 40 para colocar em cima dos bancos do dinete e nas extremidades da cama de casal. Se as janelas estiverem com medidas muito estranhas e que sejam desarmônicas, por favor me digam! Cantos superiores retos e inferiores redondos. Embora também aceito sugestões quanto usar os 4 cantos retos para combinar com o desenho do trailer. Estou aguardando medidas e fotos internas da bacia do sanitário do anúncio que o amigo Carlos Fanara apontou. http://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/veiculos/pecas-e-acessorios/caminhoes-onibus-e-vans/vaso-sanitario-e-pi2a-para-motorhome-94971333?xtmc=sanitario+motorhome&xtnp=1&xtcr=41