Construindo o próprio trailer. O CAVINETE

2 de junho de 2015 às 17:42

Continuando… Eu estou há alguns dias bolando a bequilha, porém o valor cobrado por bequilhas prontas beira ao insano, daí comecei a pensar como fazer sem que pareça “gambiarra”, mesmo sendo uma gambiarra… kkkk Daí comecei a juntar as coisas que tenho guardadas que eu poderia usar e montei isso! Usei um macaco velho que um amigo me deu, um amortecedor dianteiro do meu ex-monza, uma roldana de andaime e um pouco de corte e solda…





O ajuste final da altura eu tenho que colocar no lugar primeiro. Essa haste do amortecedor não vai aparecer pois colocarei uma borracha sanfonada de amortecedor de moto. O ajuste é de apenas 17 cm. Espero que dê conta. Comecei a fazer o sistema escamoteável da bequilha. Espero que amanhã consiga terminar essa peça. Desmontei o amortecedor, soldei um par de orelhas na haste do amortecedor para fixar o suporte oposto do sistema do macaco. Na parte que eu abri o amortecedor soldei a outra ponta do macaco. Ficou bom e espero que funcione. Criticas e sugestões são todas sempre muito bem vindas! Um dia aprendo a postar imagens grandes como o Jandir e o Dardo postam.

1 curtida

2 de junho de 2015 às 20:27

Pergunta 30: Gostei da bancada e do painel de ferramentas, me lembrou o meu tempo de jovem (entre vinte e trinta anos), quando eu fiz uma bancada semelhante a sua, bem funcional, ta de parabéns Edin, ou devo chamá-lo de Professor Pardal.

3 de junho de 2015 às 01:38

Kkkk! Tentei esconder a bagunça, pois tem muita coisa caótica na minha oficina. É uma peça de 4 x 4m repleta de ferramentas. Mas falta muita coisa ainda. Principalmente espaço! kkk

3 de junho de 2015 às 04:14

Pergunta 31: Amigo Eduardo, estou impressionado com a sua obstinação em construir o CAVINETE, meus mais sinceros PARABÉNS.

Comecei hoje a ler o relato da construção, alem de ter vários detalhes, as opiniões dos participantes está sendo de uma valia enorme, inclusive as mais humoradas. PARABÉNS a todos os FORISTAS.

3 de junho de 2015 às 17:11

Sergio, nem fazes ideia de quantos problemas técnicos foram solucionados apenas por simples sugestões e reflexões por parte dos amigos aqui do Macamp. Como eu não tenho nenhum projeto em papel para me guiar, apenas rabiscos, fotos ou croquis, e as coisas vão tomando forma aos poucos. Hoje concluí a instalação da bequilha com ajuste de altura e escamoteável. Uma bequilha dessas custa por volta dos 850,00 e vale cada centavo. Gastei alguma sucata que eu tinha guardado, um rodízio de 45,00 e um pouco de solda.


Falta apenas a coifa sanfonada de borracha para o acabamento e um olhal para fixar no pino de trava. Quanto aos macacos traseiros estou realmente em dúvida de como fazer, se utilizo o sistema do Rodrigo ou adapto algo. O problema é que tem um vão de 70 a 80cm entre o chassis e o chão a ser preenchido pelo macaco…

7 de junho de 2015 às 20:57

Hoje pintei o assoalho todo do trailer com uma tinta asfáltica. Não sei se alguém conhece esse tipo de tinta, mas o propósito é testar essa tinta asfáltica para servir de base para o revestimento externo que será em madeira. Estou em dúvida sobre a tinta óleo ou outro tipo de tinta por baixo da tinta automotiva. Estou buscando uma tinta que seja o mais impermeável possível.

7 de junho de 2015 às 22:39

Pergunta 32: Procure, tinta epoxy, ontem pintei o meu box com ela ficou muito bom.

8 de junho de 2015 às 15:03

Adere bem na madeira? Eu encontro essa tinta epóxi para ferro, e é bem resistente.

9 de junho de 2015 às 02:59

Pergunta 33: Usei ela na fibra e ficou perfeito, não posso te afirmar quanto a madeira mas na loja certamente poderão te dar as dicas. abç Carlos

17 de junho de 2015 às 23:45

Pergunta 33: Buenas Edin! Lendo esta revista de Camping da Argentina, encontrei um tópico sobre Trailers artesanais, e na hora lembrei de você; dá uma olhada: http://www.revistadecamping.com/category/rodantes/casasrodantes/ Alem do mais, a revista é interessante em diversas informações, como podes ver, e lembrando, “Casas Rodantes” são nossos Trailers e MH; já “Trailers”, são as nossas Carretas Barracas e reboques em geral.
Grande abraço Edin!
Dardo.

18 de junho de 2015 às 21:15

Dardo, valeu pela lembrança.

Vou ler agora mesmo. Infelizmente o frio aqui não está ajudando muito, e junto com uns prejuízos que tive nesse mês com a minha F1000, o trailer mais uma vez terá que esperar…

A tulha está revestida, e no momento estou trabalhando na tampa da tulha dianteira. Infelizmente no dia 6/6/15 estourei um pneu 35″ da minha F1000. Ontem quebrei um semi-eixo dianteiro da minha F1000, e hoje estourei OUTRO pneu 35″. Os pneus estou mandando para uma recuperadora para vulcanizar. O do dia 6/6 ficou muito bom, o de hoje não sei se terá conserto. O semi-eixo consegui um usado por 450,00… Os pneus pretendo comprar novos no ano que vem, pela bagatela de 1130,00 cada… Mas vamos empurrando como podemos, pois enquanto a tampa do caixão não estiver lacrada ainda temos chance de lutar! kkkk

18 de junho de 2015 às 22:31

Pergunta 34: Putz, tudo de uma vez é brabo. Se tiver algo que eu possa ajudar dá um toque. Abraço, Gustavo

Gustavo

19 de junho de 2015 às 14:31

Pergunta 35: Boa sorte Edintruder, tudo é melhorará!

19 de junho de 2015 às 21:49

Valeu Gustavo, mas já está tudo encaminhado. Hoje enviei o pneu para a Vacchile de Pelotas para ver se tem reparo. Espero que semana que vem tenha boas notícias sobre esse assunto, assim como estou aguardando a chegada do semi-eixo para deixar a tração 100% de novo.

Junior, agora é só ter paciência e diluir tudo em suaves parcelas no cartão de crédito! kkk

2 de julho de 2015 às 19:25

Só para não deixar parado…
A tulha já está montada, impermeabilizada e pintada. Falta instalar as dobradiças e fechaduras. Agora comecei a fazer a estrutura do banheiro.
Estou fazendo o banheiro invertido do KC por causa da disposição das caixas embaixo do assoalho. Mas devagar está indo…
A tinta preta do assoalho é tinta asfáltica para impermeabilização de caixas de água. Por baixo e nos pára-lamas usei essa mesma tinta.
É cara mas é boa.



2 de julho de 2015 às 22:23

Pergunta 36: É isso aí Edin, devagar e sempre, desistir nunca!

Acho que vou te nomear “Torcedor Honorário do Imortal Tricolor”, estás merecendo, e muito!

Está começando o Cavinete a tomar forma mais e mais a cada dia; meus parabéns e grande abraço!
Dardo.

2 de julho de 2015 às 22:41

Pergunta 37: Ficando legal mesmo, Ed. Agora a coisa começa a tomar forma. Por curiosidade, tu mudou o desenho da parede do banheiro? Estava curva ali na planta, mas parece reta na estrutura.

Gustavo

3 de julho de 2015 às 00:29

Então Gustavo, percebesses corretamente.
Tive que inverter o banheiro por conta da caixa de esgoto. Infelizmente não previ isso quando fiz a caixa, e o sanitário não coincidiria com essa caixa.
Pelo desenho da estrutura do chassis, eu não tenho como recuar a caixa pois fiz uma travessa para o assentamento da suspensão. A alternativa foi inverter.
Ficou ruim em dois pontos, um foi o espaço reduzido para acessar a mesa que será permanente, e o outro ponto é o pára-lamas que dividirá espaço do box.
Infelizmente para o primeiro trailer terei que conviver com esses pontos, mas para o próximo isso será planejado desde a parte inferior de modo que possa comportar um slide-out lateral.
Conforme o Júnior comentou, que tudo sempre se resolve, apesar dos empecilhos, arrumei a tração da minha F1000. Comprei uma peça usada que encontrei no Paraná, e encomendei 2 pneus que devem ser entregues amanhã.

Dardo, se eu fosse escolher um time, seria o Colorado, mas como não gosto nem um pouco de futebol, seria algo apenas de aparência mesmo! kkkk
Eu não sei como o pessoal pára para ver futebol. É algo que eu não consigo realmente entender. Nisso a minha esposa não tem o que reclamar.
Assim que terminar a estrutura do banheiro, irei começar o revestimento do teto. Pesquisando muito optei por usar tinta óleo para a madeira. A tinta a óleo é uma tinta que dura bastante e isola muito bem a madeira além de ser muito fácil de aplicar e conservar.
Quero agilizar esse revestimento para partir logo para a documentação.

3 de julho de 2015 às 00:50

Pergunta 38: Oi Eduardo, acabei de ler o tópico e sou obrigado a te parabenizar! Muito show!
Me diz uma coisa, você chegou a cogitar fazer o revestimento externo com sanduíche de PVC (divinycell)? Provavelmente ficaria um pouco mais caro que o esquema de compensado naval + resina, mas em compensação fica MUITO mais leve, resistente e 100% à prova d’água.
Esse material é usado para fabricar barcos.
Abração, e sigo acompanhando a tua aventura!

3 de julho de 2015 às 05:31

Pergunta 39: Ed, não sei se eu entendi bem o problema da acomodação da caixa de esgoto, mas quando eu for aí peço pra tu me explicares ao vivo.
De qualquer forma, ao menos o box ficou maior em cima, pelo que entendi. O conforto perdido na mesa vai ser compensado no banho.
Quanto a tinta para revestimento, em uma das visitas que fiz na Sinostrailer questionei sobre o revestimento do para-lamas e se valeria a pena colocar fibra de vidro por dentro também, e eles me disseram que o que se passa é piche mesmo, e que a madeira naval de 1970 que encontramos nos para-lamas dos trailers antigos ainda está inteira por conta disso. Não entendo quase nada de tintas, mas pode ser uma dica interessante.

Gustavo

3 de julho de 2015 às 19:47

Paulo, o custo é o principal fator limitante desse projeto, pois eu estou com vários projetos simultâneos e vou fazendo na medida que sobra dinheiro.
Não posso de forma alguma juntar pois se a patroa descobre vai querer gastar do jeito dela, e no mínimo será para trocar o carro dela. Então vou fazendo aos poucos comprando o material na medida que vai liberando mais saldo de parcelamento no Visa. E assim a coisa vai indo, devagar mas sem parar.
Se reparar na foto que tirei, do outro lado do muro tem uma peça de tijolo a vista, aonde terminei o telhado na semana passada, e ainda faltam muitas coisas para finalizar.
A minha F1000 deu um prejuízo recente, mas segurei esses projetos em andamento e arrumei a F.
Tenho um terreno no Chuí esperando a minha visita para começar os alicerces. E vamos levando.

Pesquisei sobre chapas de PVC de 2,8mm, mas o valor final não estava compensando. Esse compensado de 6mm é relativamente leve e muito durável, então vou apostar nele. O pior de tudo é que a Patroete está falando em pintar a casa. Realmente está precisando, mas isso me toma muito tempo.
Me nego a pagar 3.000,00 para alguém pintar a casa e ainda fazer serviço porco, coisa comum nos dias de hoje. Então acaba sempre sobrando para mim…

Gustavo, um amigo meu tem uma bandeirante que na última reforma, o antigo dono tinha passado piche no chassis. Após a limpeza do chassis, vimos que estava perfeito. O assoalho do meu trailer era de uma carreta e estava muito novo. Por baixo dei uma demão de óleo, e nos pára-lamas foi selador e essa tinta asfáltica. Tem cheiro de óleo combustível de navio, (marine fuel). É quase um piche, porém diluído em solvente. Agora quando for fazer a impermeabilização do box vou comprar mais dessa tinta. Passarei resina somente nas juntas entre paredes e piso. Depois colarei vinil nas paredes e piso.

3 de julho de 2015 às 23:15

Pergunta 40: Rapaz, sei bem como é esse negócio de espremer o cofrinho… Mas toca o barco que o projeto promete! Sigo acompanhando!

6 de julho de 2015 às 00:26

Hoje, com uma manhã típica de inverno, fria e úmida, consegui finalizar a estrutura do banheiro e estrutura inferior que será fixado o revestimento interno.

Bem acompanhado pelo chimarão, só posso dizer que o domingo rendeu. Comprei mais uma lata de 3,6 lts de impermeabilizante asfáltico para garantir a impermeabilidade do box.

6 de julho de 2015 às 02:21

Pergunta 41: Gostei da estrutura reforçada e impermeável, parabéns pelo projeto e iniciativa. Sempre estou espiando…
Boa sorte!
Abraços

6 de julho de 2015 às 12:23

Valeu Rodrigo. Sempre que sobra um tempinho avançamos um pouco mais. A calefação completa dos cantos estou fazendo com cola veda-calha. É bem mais forte que silicone e tem uma aderência forte em diversas superfícies. Depois que seca, é importante passar uma tinta para a cola ficar protegida do sol e do ar. Com a exposição solar ela resseca, porém com uma proteção adequada, fica uma borracha muito forte e bem aderida. Alguém sabe de outro produto similar?

6 de julho de 2015 às 14:54

Pergunta 42: Buenas Ed, Uma das coisas legais de acompanhar o teu relato é essa pesquisa de materiais a serem utilizados. Certamente vai ser útil aqui qualquer hora dessas. Eu não tenho nenhuma dica sobre o que colocar nesse caso. O pessoal da Sinos faz o box como uma peça única de fibra de vidro, que depois de pronta é encaixada por cima dentro da estrutura de madeira. A peça tem o teto e a porta abertos, e depois de encaixada é lixada para que fique exatamente com o tamanho correto. Eu não tenho experiência trabalhando com fibra, mas depois de acompanhar um pouco a versatilidade e a quantidade de coisas que eles fazem com ela, dá vontade de entender um pouco mais a respeito.

Gustavo

6 de julho de 2015 às 15:00

Pergunta 43: Uso uma cola da marca viapol PU25 ela foi indicada pelo pessoal da gran trailer de itu, colei as janelas que comprei com eles. Ficou ótimo.

7 de julho de 2015 às 12:02

Então a coisa está andando! infelizmente não consegui voltar a mexer no trailer como gostaria, porém ontem consegui comprar 6 folhas de compensado de 6mm. Já pintei as 4 que fecham o teto. Se o final de semana fizer um tempo bom, o trailer ganhará um TETO! Vou pintar os outros 2 compensados para começar a fechar a frente, assim pelo menos a coisa toma forma de TRAILER!

Trabalho de domingo. O cercadinho não é para o trailer não fugir, mas para a cabrita não entrar e não roer o que não deve… rsrsrs

Duas primeiras demãos de tinta óleo. A chapa bem da esquerda da foto, metade dela está com uma demão. Acabou a tinta…

7 de julho de 2015 às 14:55

Pergunta 44: A “coisa” está tomando forma.
Parabéns Edin, esperamos que em breve vc passe por essas bandas com ele.

7 de julho de 2015 às 15:23

Valeu Polini! Eu também espero muito por isso. Não sei se reparasses, mas o banheiro não ficou exatamente como no KC450b, Infelizmente tive que inverter o box com o lavabo. O sanitário precisa ficar em cima da caixa de água negra, e no caso não iria ocorrer se eu não invertesse o banheiro. Ainda tem muito o que fazer. Estou medindo tudo o que tem que entrar nela para ajustar a porta de acordo com o que tem que passar por ela! kkk Vi que que escrevesses no tópico do Geovani, e estou deixando a porta para o final para ter certeza que tudo passará por ela.

8 de julho de 2015 às 12:56

Chegou! Como não tenho garantia de um acabamento profissional, ao menos tento melhorar as minhas condições de trabalho.
No final de semana fui no shopping e fui numa loja comprar um disco para corte sem dentes para madeira, para usar nessas máquinas policorte.
Não tem risco de arrancar dedos sem dizer que não gera trancos na máquina e faz um corte muito mais limpo. Como estava namorando uma serra de esquadrias há meses, e a patroete quer que eu faça um janelão para o escritório dela, com a desculpa de necessitar de equipamento adequado, então eu ganhei esse robozinho aí! Não reparem a bagunça… rsrsrs Vou dar uma arrumada antes do Gustavo vir me visitar! kkkk

8 de julho de 2015 às 13:31

Pergunta 45: Buenas Edin!
Que beleza de equipamento, foi muito caro? E escuta vivente, não vão me convidar para o chimarrão com Gustavo?
Eu levo o Navarro Correas Malbec…é uma nova marca de erva
Abraços Edin!
Dardo.

8 de julho de 2015 às 14:53

Pergunta 46: Beleza de maquininha mesmo! Eu tenho um problema sério com equipamentos…
Toda vez que vou na Leroy Merlin a patroa quer fazer o meu fígado grelhado…
A última aquisição foi um aerógrafo e um compressor para acompanhar. Detalhe: apesar de fazer alguns rabiscos mais ou menos reconhecíveis, nunca usei um aerógrafo na vida…
Ah, me convidem pro mate também! Prometo que não vou falar mal do Grêmio (desde que não falem mal do meu Inter… Tá, eu sei, ele tá mal das pernas, mas não precisa tripudiar, né…
PS.: minha próxima mensagem será em homenagem ao Grêmio…

8 de julho de 2015 às 15:04

Pergunta 47: Legal mesmo, e é muito bom ter amigos por perto com esses equipamentos!
Quanto a bagunça, parece muito com a daqui. Vou me sentir em casa.
Dardo, Paulo, estão convidados pra um chimas aqui com certeza, e a erva Malbec vou ficar devendo Dardo, mas a Cabernet eu garanto!

Gustavo

8 de julho de 2015 às 15:13

Então está marcado galera!
Eu e o Gustavo esperamos vocês no Cassino para chimarrear no sábado! Paulo, pega o esquema de chegar e “vemtimbora”.
Vamos esperar por ti, Dardo, para continuarmos a montagem do Cavinete!
A máquina foi meio que salgada, 588,00, mas é barata pelo que ela faz e mais barata ainda pelo que pouparei de MO com ela.

8 de julho de 2015 às 17:26

Pergunta 48: Edin, meu caro, fiquei envergonhado…pois é, falei (escrevi) brincando, pois a loucura dos preparativos da nova firma está difícil (hoje estou “semi-fugido” (???), porque estamos esperando um equipamento aqui em casa, e a distância de Curitiba até tua casa me levaria vários dias com o Guanaquito entre ir, conviver uns dias com vocês e voltar.
Mas que quero muito ir, isso é verdade, já tinha escrito para Gustavo que tenho muita vontade de ir conhecer essa parte do Sul que não conheço ainda, especialmente a Estação Ecológica do Taim, e de quebra, visitar você e Gustavo.
Tomem um chimas dos bons por mim, e me lembrem na rodada do mate, que meu espirito Campista estará bem do lado de vocês, compartilhando a tertúlia Gauchesca.
Grande abraço Edin!
Dardo.

8 de julho de 2015 às 17:44

Pergunta 49: Barbaridade! Agora que dei conta que tu estás na Praia do Cassino! Mas vou dar jeito de aparecer sim, só não te garanto quando… Visitar o Dardo vai ser mais simples. A minha sogra mora em Colombo, do ladinho de Curitiba…

8 de julho de 2015 às 17:59

Pergunta 50: Olha aí, Ed… o pessoal se arrependeu rápido! :slight_smile:
Ficamos esperando para uma próxima.

Gustavo

8 de julho de 2015 às 20:01

Pergunta 51: Grande Eduardo / Edin! Meu caro, acompanho a sua jornada com a EFE lá no 4x4brasil (sou o titanium de lá) e agora me inscrevi aqui também com a intenção de construir meu próprio Off-road Camping Trailer. Ainda estou analisando de qual tipo será… se será um trailer-barraca (com revestimento em tecido), se será um Teardrop ou se avacalho logo de vez e construo um trailer propriamente dito… O problema de um trailer propriamente dito, como você está fazendo, é que eu teria que fazer um ELEFANTE para acomodar bem Eu, a patroa, os 2 filhotes que já estão grandinhos (6 e 11 anos) e o herdeiro que está por vir!! :smiley:
A pedida mais interessante seria o teardrop, pelo conforto ao dormir e a possibilidade de pingar me posto quando estivermos apenas eu e a patroa (e no máximo 1 dos pequenos)… O teardrop dorme só 2, eu sei… mas com uma barraca de teto em cima, as crianças poderiam se acomodar bem nela. O PROBLEMA de um teardrop é que não tem um item ESSENCIAL para o conforto em viagens longas: O Cantinho da Meditação (Banheiro)… :s
Eu também poderia fazer aos moldes do Jaisonk do fórum 4x4brasil e construir uma carreta que levasse os itens de conforto (mini-máquina de lavar, baterias, cozinha, geladeira, etc) e colocar 2 barracas sobre a carretinha. (ou quem sabe uma sobre a carretinha e outra sobre o carro). Bom, independente de tudo isso, eu estou passando mesmo é para dar os PARABÉNS pelo Excelente projeto do seu trailer offroad! Ficará muito confortável! Forte abraço!

Em tempo… também tenho uma máquina SKILL exatamente igual a sua! rsrsrs Comprei na esperança de usar um disco de policorte nela e economizar comprando apenas 1 máquina. Mas não consegui fazer encaixar com segurança o disco da policorte na serra-esquadria e também não consegui encontrar disco mais fino que o padrão de mercado… Segue guardada para o dia que for trabalhar com aluminio e madeira! rsrsrs Abraços

9 de julho de 2015 às 13:34

É Gustavo, foi eu falar que iriam me ajudar a colocar o teto e o pessoal sumiu! Querem só o chimarrão e o papo, mas trabalhar que é bom, NADA! kkkkkkk
Titanium, Eu comprei 3 discos de fibra para aço… Ainda não usei ela, mas depois de ler isso, penso que pelo menos os discos foram baratos… Mas manda bala no teu projeto! Um teardrop com uma barraca de teto é bem interessante. Mas um trailer pequeno dá para fazer um triliche pros 3 pequenos, pois até aprontá-lo o que está a caminho já está por aí.
Eu comecei a construção do meu no inicio de 2014. O que posso dizer é que atualmente estou a 60% da sua conclusão. Ainda tem um longo caminho a ser percorrido, principalmente nas questões de acessórios. Podes ter certeza de uma coisa, estamos no lugar certo! Aqui temos pessoas fantásticas que tem um conhecimento muito profundo da coisa e que estão prontos para ajudar quem aporta por aqui.
Pesquisa sobre o tipo de equipamento que e pretendes adquirir/montar e vamos trocar ideias! Eu inicialmente queria um camper, porém acabei parando no Trailer. A patroete queria um MH, mas por questões de custos operacionais e limitações dos acessos dos percursos que pretendo fazer, acabei mantendo o Trailer + Femil Blackout.

9 de julho de 2015 às 13:46

Pergunta 52: Edin, eu tenho insuficiência cardíaca, não posso ficar fazendo força… Ai você fica falando em colocar as visita pra trabalhar, me assustei…:feliz::feliz::feliz:
Mas eu vou te visitar sim… Pode demorar, mas eu vou.

10 de julho de 2015 às 11:13

Pergunta 53: Pois é Edin, Esses discos não irão encaixar adequadamente na meia-esquadria e fica perigoso usar. Procurei por uns mais finos, mas não encontrei nem na internet. Uma vez até encontrei eles em catálogo de um fornecedor, mas agora não lembro mais qual era o fornecedor e na prática nunca encontrei ele em lojas. Acho que vou ter que comprar uma outra máquina só para aço mesmo. =( … Já venho estudando há alguns anos sobre qual estrutura de camping me atenderia. Também venho fazendo testes.
Na Band CD que tinha, eu fiz um gavetão na caçamba. E sobre ele coloquei colchões… ficou FANTÁSTICO! Mas só dormia 3… rsrsrs A cozinha ficava em uma das gavetas e dava até para ficar sentado dentro da capota. Mas agora que estou com a Discovery, tenho que pensar num layout para caber essa turma toda num Trailer… e a ideia do triliche é MUITO Boa!
Vou colocar no 3D algumas ideias de layout e depois crio um tópico para compartilhar… De toda forma o que acho interessante de um Trailer é: – Poder pernoitar num posto de gasolina numa eventualidade. – Deixar ele no camping e ir conhecer a região. – Para viagens longas você leva alguns itens de conforto/comodidade que lhe farão se sentir em casa O que eu não gosto no Trailer: – É mais pesado. – Dificulta passeios e trilhas com obstaculos que não são tão dificeis para o carro… mas para um carro e um trailer pesado acho que fica impossível. – Velocidade de cruzeiro fica reduzida. … O seu trailer está ficando MUITO bacana! Sigo acompanhando! :smiley:
PS: já decidiu como vai ser seu sistema de energia? Quanto de autonomia quer ter longe das tomadas? Abraços

10 de julho de 2015 às 12:14

Titanium, o sistema de energia será por baterias e inicialmente um carregador ligado em linha com o alternador. Quando ligar no camping ligarei direto o carregador.
Vou tentar manter o máximo de coisas nos 12v, porém o que for 110v será num inversor ligado na bateria. Coisa simples para ser ampliado no futuro. Mantendo equipamentos 12v ganha-se em autonomia.
Começarei com um gerador pequeno e no futuro parto para um par de painéis solares de forma a garantir a autonomia. Realmente o peso extra a ser puxado gera um esforço muito maior para o rebocador. Aqui aonde temos muita areia fofa, e certamente estarão nos meus trajetos, conto com a ajuda do guincho elétrico.

10 de julho de 2015 às 12:52

Pergunta 54: A velocidade máxima para trailer e motorhome fica na categoria de veículos pesados sendo, geralmente, 80Km/h para fugir disso só mesmo com esse esquema de colchão na caçamba sem mudar nada no documento.

10 de julho de 2015 às 15:50

Pergunta 55: Titanium, Quando estávamos procurando nosso trailer visitamos um que tinha um treliche. Também achei muito legal a idéia, e o resultado ficou muito bom.
Tem algumas fotos aqui: Em busca da casa móvel

Gustavo

10 de julho de 2015 às 22:58

Pergunta 56: Fala Edu! Rapaz é verdade você já havia comentado sobre o conector ligado do alternador diretamente no trailer… Estou impressionado com o preço dos equipamentos do Sistema Elétrico… – Conversor = mais de 1.000,00 – Inversor 12v – 110v = mais de 800,00 um bom – 2 Baterias estacionárias 200A = 2.500,00 – Cabeamento e acessórios do Alternador ao Conversor = 650,00 Um gerador seria capaz de reduzir tudo isso… e um bom gerador custa 2.500 reais, de quase 3000w…
O problema do gerador é o barulho que faz!! Fico imaginando o problema que seria fazer um Camping Selvagem e ter um gerador berrando e chamando a atenção… rsrsrsr Tenso! E tudo isso fica ainda mais caro se pensar em placas solares! :-/
Mas enfim, vamos em frente com o planejamento! Abraços e obrigado pelo retorno!

11 de julho de 2015 às 00:07

Pergunta 57: Opa Leandro! Beleza? Obrigado pela informação!
Eu não sabia que era limitado Legalmente também não!? :wink: Achei que fosse apenas limitação prática, para evitar problemas de trailer sway (pêndulo).
Mas quanto ao problema de trailer sway já estou há alguns anos estudando as soluções possíveis…

Opa Gustavo! Valeu por mandar a foto! Vai cair como uma luva!!! Pois a patroa só entende as coisas quando mostro uma foto pra ela… rsrsrsrs
Abraços!

11 de julho de 2015 às 02:36

Pergunta 58: Então, muita gente desconhece e só aprende depois da primeira multa. Não lembro as palavras exatas, mas todo veículo tracionando outro veículo independente do peso é considerado veículo pesado para fins de fiscalização de velocidade. Então mesmo um fusca com carretinha é considerado veículo pesado e tem que seguir as placas de velocidade destinadas a caminhão e circular pela pista da direita quando o for determinado para “Veículos Pesados” e não somente “Caminhões e ônibus transitem pela direita”.
Mas não passa em balança nesse caso. Sobre o Sway, já tivemos relatos de um participante do fórum que usava uma barra “Sway control” importada, mas disse que não gostou muito pois ela atrapalhava um pouco o freio inercial.
Procure por “sway control for surge brakes” no google se for se aventurar a importar um. Da parte elétrica te sugiro já colocar no projeto tudo que vai querer e deixar as esperas; Montar o básico e ir acrescentando os painéis solares e os outros itens mais caros. O que mais me incomodou quando aluguei um gerador foi a fumaça, o barulho e o peso dele.

11 de julho de 2015 às 13:19

Ontem instalei o teto, hoje pretendo fechar a frente, a traseira e parte de uma lateral se der tempo. Mas da um gosto danado ver o bicho tomando forma!

11 de julho de 2015 às 13:55

Pergunta 59: Buenas Edin! Bom saber que agora está definindo a forma do Cavinete; daqui para frente, vais ver progressos importantes nele, o que vai te motivar mais ainda (como se isso fosse possível!) :smiley:
Escuta, não é totalmente verdade que sumi na hora de ir ajudar…mas na verdade, o interesse principal era mesmo a conversa boa e o chimarrão, claro :P, mas me aguarde, ainda vou para o Taim e passo procurar você e Gustavo para integrar a caravana, pode acreditar!
Curta muito a prosa com Gustavo, descansa um pouco da lida, e tira algumas fotos para ter de lembrança, especialmente agora que o Cavinete está coberto; grande abraço Edin!
Dardo.

11 de julho de 2015 às 18:50

Pergunta 60: Opa! valeu pela aula Leandro! Realmente eu não sabia desses detalhes… Na minha bandeirante eu tinha esse esquema de camper na caçamba. Era muito bom! Consegui ter conforto no momento de dormir. Mas sabe como é ne!? Sempre queremos melhorar, ne!? rsrsrs
Sobre o efeito pêndulo nos trailers a barra Sway Control tem boa eficiência nesse sentido… Mas lá nos EUA usa-se mais freio elétrico do que inercial. Bom, mas vou abrir um tópico para meu trailer e vou fazendo minhas ponderações por lá para não bagunçar o tópico do Edu. :smiley:
Abraços

11 de julho de 2015 às 22:06

Hoje o Cavinete ficou nesse pé das fotos. Recebi as ilustres visitas do Gustavo, do Otávio e do Dardo aqui em casa. Eu o Gustavo e o Dardo proseamos bastante numa ótima roda de chimarão. O Gustavo é um pessoa fantástica, excelente companhia para futuros acampamentos VQQ. Amanhã adiantarei mais alguns painéis e entro nos detalhes de vedação de frestas e alinhamento das emendas. Coisas que demandam tempo e trabalho mas pouco aparecem, porém definirão o acabamento e prevenção de infiltrações.

1 curtida

11 de julho de 2015 às 23:34

Pergunta 61: Maravilha, Edu! Cavinete tomando forma, heim!? E vai ficar robusto!
Me diz uma coisa, está usando perfil com quantos milimetros de espesura nas “colunas”, lembra??
Abraços!

11 de julho de 2015 às 23:45

Pergunta 62: Buenas! Hoje tive o prazer de conhecer o Ed, sua familia, o já famoso Cavinete, e também os simpáticos animais de estimação Charlote, Napoleão, e demais. Agradecemos pela prosa e pela receptividade que tivemos o Otávio e eu. Foi uma ótima tarde de Sábado. Quanto ao Cavinete, além de já estar com aparência de um trailer de verdade, uma das primeiras coisas que chamam a atenção no Cavinete é a altura.
Nas fotos não fica clara a presença que ele tem ao vivo, e ao menos nas nossas andanças em busca de nosso trailer, ainda não tinha visto um trailer tão alto do chão:

Estou ancioso para ver esse rapaz circulando por aí! Ah, também tivemos a oportunidade de homenagear o Dardo na nossa roda de chimarrão. Foi uma roda um tanto quanto linear, mas o Otávio estava presente para provar o chimarrão e tornar a roda um pouco mais redonda (provou e reclamou que estava quente, mas provou! :slight_smile: ).
Vou continuar acompanhando de perto a façanha do Ed de fabricar um trailer completo, e um trailer não usual, no quintal de casa.
Grande abraço,

Gustavo

12 de julho de 2015 às 01:57

Titanium, usei perfil U 4×10 com 3/16 no chassis, cantoneiras de 3/16 x 1 1/2″ nos cantos e bordas externas da plataforma-base e metalon 3×5 na estrutura restante. Ficou muito rígido. Eu planejei inicialmente para ser um baú de transporte que eu pudesse levar um carro dentro, e depois converteria em trailer, porém resolvi mudar os planos e construir direto um trailer. Gustavo, fiquei muito feliz pelo teu feedback sobre o Cavinete. A altura tem que acompanhar a Femil, e estou pensando que terei que colocar pneus maiores nele. kkk Valeu Paulo. Amanhã de manhã tem mais serviço me esperando.

12 de julho de 2015 às 14:58

Pergunta 63:
Buenas Edin, Gustavo!
Caramba, que consideração…com direito a cartaz com nome e tudo…serio mesmo, fiquei sensibilizado, vocês são demais! Que coisa fantástica o Campismo, faz você ter amigos que nem sabia que tinha, e nem conhece pessoalmente ainda…estou muito grato pela maravilhosa consideração de vocês; me senti mesmo na roda do chimarrão, e agora, virou uma questão de honra ir para o Taim com vocês dois, tem minha palavra de Campista!
Um grande abraço Edin, Gustavo, sou um cara muito afortunado de ter amigos como vocês!
Dardo.

13 de julho de 2015 às 00:43

Pertinho do Taim, tem a lagoa das Flores, que é um espaço de área excelente para parar os trailers e curtir um pouco de camping selvagem. Tem uns açudes ótimos para pescar. Tem cerca de 3km de estrada de areia de acesso. O resto é só asfalto da rodovia BR471, há 2km da entrada da reserva do Taim. Hoje coloquei os painéis traseiros e pintei a frente e a traseira para proteger da umidade da noite. Fiz a vedação final do box e está pronto para o teste de vazamentos. Amanhã de manhã vou comprar mais parafusos, bits philips para parafusadeira e sarrafos para continuar a montagem. Nessa semana pretendo comprar o resto das folhas de compensado para finalizar o fechamento assim que o tempo permitir.

13 de julho de 2015 às 20:14

Pergunta 64: Rapaz, esta parte do texto praticamente pulou da tela na minha cara! Vou ter que dar um jeito de ir pra ai…

13 de julho de 2015 às 20:18

Hoje comprei os parafusos que faltavam e um kit de bits da Bosch, mas a chuva pegou aqui no sul e se não aliviar ficarei de castigo dentro de casa chupando dedo e olhando o Cavinete por cima do muro…
Sou capaz de colocar uma cadeira dentro dele só para ficar namorando a minha casinha sobre rodas e sonhando com o dia que deixará o estaleiro para ganhar as estradas.
Hoje acordei as 4hs da madrugada e perdi o sono só pensando nisso! Ando ansioso pkct por isso. rsrsrsr
Já deixo as minhas ferramentas todas dentro da tulha para ganhar tempo cada vez que vou mexer nele. Só puxo uma extensão e mãos à obras!

13 de julho de 2015 às 20:58

Pergunta 65: É, meu caro, a paixão pega a gente e não solta mais; acho que agora entendes porquê sou apaixonado pelo Guanaquito…
E lembra que, para uma pessoa que fica na cadeia por 15 anos, o pior da espera são as três ultimas semanas, fato.
Sabes, quando estou para viajar, especialmente nessas viagens longas, acordo 3-4 da madrugada, e não adianta me virar na cama, é melhor levantar logo, que sei que não vou dormir mais…então, bem-vindo ao clube!
Abraços Edin!
Dardo.

Ed, muito obrigado novamente pelos comentários acima. Foi muito legal te conhecer e um prazer conhecer o teu trabalho de perto. Tenho grande respeito pelo tua habilidade e determinação em levar esse objetivo pra frente.

Tomei a liberdade de arrumar a orientação da última foto nesse post para ficarmos “de pé”. :smiley: Espero que não te importes.

Abraço!

Grande Edinho! Parabéns mais uma vez pelo Cavinete, e muito obrigado por me indicar este novo espaço.

Grande abraço!

Opa, seja bem vindo, Paulo!

Espero que gostes deste novo espaço, se precisares de algo será um prazer ajudar. Se for sobre o forum temos uma categoria para a secretaria do nosso camping aqui :smile:, e mensagens privadas também funcionam bem.

Abraço!

Dae Paulo? Qt tempo… Estes dias ainda estava me perguntando por onde andavas rsrs. Prazer te encontrar por aqui…

Abraços
Nazareno

Paulo, Naza, um prazer de encontrar vocês por aqui; grande abraco!

Dardo.

Paulo, Naza e Dardo! É um prazer ler os amigos nessas páginas.

Estou transcrevendo a montagem do cavinete para esse fórum também, com a vantagem desse aqui poder lançar nomes de marcas e relatos sem sofrer nenhuma “correção” ou “não recomendo” ou “não pode”. Já que o objetivo é trocar relatos, acho que devemos ser sempre o mais claro possível. Se a prática é “politicamente correta” ou não, não cabe a ninguém questionar, poiso que o forista posta não poderá representar nunca o que o dono do fórum pensa. Sendo assim, muitas coisas que fazemos para resolver problemas criados por usurpadores que ocupam cargos públicos eletivos a fim de beneficiarem a si e seus amigos, podem ser relatados aqui sem represálias.

Deixamos claro que o caminho correto seria diferente, mas a opção é de quem lê. Não impomos nada a ninguém. Conta e risco de quem lê é diferente de “não pode”!

E vamos que vamos!!!

13 de julho de 2015 às 22:21

Caro Dardo, sou muito ansioso por natureza, e não pretendo ficar 15 anos na cadeia não! kkkkkk Mas é isso mesmo, quando a coisa toma forma é que nos empolgamos mais ainda com o brinquedo. Me lembro da primeira viagem longa que fiz de carro sozinho. Ia a Canoas fazer a banca do DAC para o teórico do PC. Não consegui dormir a noite toda. No outro dia estava em frangalhos, mas ainda assim fiz a prova e voltei. Com 18 anos o cara faz muita coisa que hoje não tem como sair ileso.

15 de julho de 2015 às 16:02

Pergunta 66: Legal Edin, não sabia que eras Piloto também! Estais em atividade ainda? Eu já estou aposentado (por minha conta) da aviação, mas sempre que posso, faço um voo, embora já tenho um tempo sem voar. E tens razão, até eu mesmo duvido das loucuras que fazia com 18 anos…eita tempo bom…mas, agora, como Guanaquito, é melhor ainda! Grande abraço Edin! Dardo.

15 de julho de 2015 às 18:15

Dardo, infelizmente a crise da Argentina de 2000, com o risco brasil e a disparada do dollar em 2000 e 2001 me forçaram a desistir da aviação. Parei com exatas 100hs de voo, com teórico do PC na mão. Infelizmente eu tinha entrado na parte mais cara do curso para formar o PC, multimotor, IFR e noturna. Então a fase de AB115 e paulistinha não me serviria mais. Na mesma época houve um temporal forte em Bagé aonde eu voava paulistinha e planador e ficou fora de atividades por algum tempo. O Aeroclube de Rio Grande também reduziu muito as atividades pela crise da época. Então tive que desistir. Sempre quis trabalhar com aviação agrícola, mas o sonho foi ficando mais distante e a realidade se mostrou bem diferente… Mas vamos levando. Hoje passei colocando os reforços de madeira para alinhar os painéis de fechamento e fazendo a vedação com massa rápida, de linha automotiva. Essa massa não é catalisada e não fica muito rígida. Ela tem uma certa flexibilidade o que é necessário pela torção do conjunto.

Essa etapa o trabalho pouco se destaca, mas é fundamental que seja bem feito para evitar infiltrações no futuro. Ainda tem muito o que ser feito nesse quesito, antes mesmo de iniciar o fechamento lateral, pois como choveu dois dias sem parar e as noites são muito úmidas, a madeira não pode ficar exposta a esse tempo. O teto tem 4 demãos de tinta, e acho que terei que passar mais 3 ainda para garantir.



15 de julho de 2015 às 18:45

Pergunta 67: Rapaz, estou vendo que está ficando sensacional o seu trabalho. Parabéns. Continue assim. Aquele Abraço.

19 de julho de 2015 às 01:15

E o dia rendeu. Uma lateral está completamente fechada. Agora preciso montar a estrutura interna da porta e cortar direto no lugar. Depois que tiver porta poderei fechar o outro lado, pois é óbvio o que aconteceria se eu não preparasse a porta primeiro… kkk A porta precisará ficar mais baixa do que eu, pois pretendo instalar um toldo, e para ficar um vão livre para o toldo terei que deixar no mínimo 10cm, e como a porta precisa abrir para fora por conta da vedação, terei que cuidar a cabeça para entrar e sair. De qualquer forma, aceito sugestões e/ou críticas sobre o assunto.


A chuva aqui está castigando desde ontem de noite. O teto está com 4 demãos de tinta óleo e com massa nos parafusos e frestas de encaixe. Aproveitei a chuva e fui olhar o trailer. Encontrei 3 pontos de infiltração no teto. Coisa pequena mas que não pode existir. Pelo menos a chuva serviu para identificar esses pontos para trabalhar mais um pouco nesse aspecto. Em anexo está a minha planilha de despesas até o momento. Infelizmente muita coisa aumentou de preço e eu não tenho como fazer a atualização

20 de julho de 2015 às 01:34

Pergunta 68: Edin boa noite, vc está de parabéns pelo sua criação, o trailer está ficando muito bonito. quanto ao fato da porta ter ficado menor, eu já vi na internet, degraus que abaixam quando a porta é aberta (como uma rampa que se abaixa) tenho certeza que com a sua criatividade vc vai resolver este pequeno problema; um grade abraço.

20 de julho de 2015 às 01:41

Pergunta 69: Edinho, mesmo com valores não atualizados, o orçamento está MUITO interessante!

20 de julho de 2015 às 11:36

Paulo, MO e energia elétrica também impactam bastante no projeto, e esses dois fatores estão desconsiderados. Mas por ser hobby eu fecho os olhos para isso. Um reboque baú com a metade desse tamanho e sem a parte de encanamentos não custa menos de 10.000,00. A MO pode ser calculada por cima como o dobro do material. Essa relação de material = MO é muito próxima de construção civil e fabricação de móveis, embora ultimamente a MO tem ficado muito mais cara que o material, não obedecendo mais a proporção. Se eu fosse orçar MO, nesse trailer eu teria gasto mais de 10.000,00, pois tem muito tempo investido. Muitos dias e finais de semana de trabalho.

20 de julho de 2015 às 13:53

Pergunta 70: Isto é uma grande verdade, e é importante sempre se lembrar deste fato. Um dos meus hobies é a cutelaria (fabricação artesanal de facas). Pra mim é uma terapia anti-estress, nunca encarei como fonte de renda. Mas mesmo assim, quando vendo alguma peça, dou o valor “de mercado”. Mas sempre aparece alguém querendo comprar “pelo valor do material”… Chega a ser bizarro…

21 de julho de 2015 às 15:19

Pergunta 71: Buenas Edin! Sim, a ideia é boa, e vai ficar bem firme se a base for bem ancorada no assoalho do Cavinete; porém, tenho uma duvida…como vai ficar a distribuição de peso do Trailer? Lembra que a bateria é pesada, somada ao peso da geladeira cheia de Fanta Uva(:P), talvez cria um centro de pressão que fixa o peso maior sobre o assoalho num só ponto…e ainda, lembra que tem que ser de preferencia, este peso, sobre o eixo. Grande abraço Edin! Dardo.

21 de julho de 2015 às 15:22

Dardo, esse ponto fica logo atrás do eixo. Hoje ele tem peso bem dianteiro, e as caixas da água ainda aumentarão mais o peso dianteiro. A intenção de colocar as baterias atrás é para compensar um pouco essa gangorra. A geladeira em si é muito leve, e pretendo usar duas baterias de 150Ah. As baterias somadas creio que seja apenas 65kg no máximo, assim mal farão cócegas para compensar até 250 litros de água. Eu pretendia colocar as baterias bem para trás, mas o Gustavo me alertou quanto o afastamento do centro de gravidade do trailer, então a alternativa será adiantar o casal de baterias em cerca de 1 metro para frente e colocar debaixo da geladeira. Assim ganho mais espaço no baú de baixo da cama para carregar roupas de cama, lonas e cordas. Aproveitando ainda, alguém aqui tem cozinha externa de abrir aonde a pia e o cooktop fiquem fixados na própria tampa?

21 de julho de 2015 às 15:39

Pergunta 72: Certo Edin, se já tens uma distribuição planejada, então não vejo problemas; tenta, em contrapartida, ter algo pesado no mesmo eixo, mas no lado oposto, para balanceamento, de maneira tal que seja similar a carga sobre as molas de ambos lados. Gustavo está certo, o peso maior tem que ir sobre o eixo, de maneira de centralizar sobre o eixo o centro de gravidade, e pode deslocar um pouco para frente, cuidando que, embora mais pesada a dianteira do que a traseira, o peso na lança não ultrapasse 15% do peso total do Cavinete. Abraços! Dardo.

21 de julho de 2015 às 15:46

Pergunta 73: ó para constar, cada bateria de 150ah pesa 42kg SEM ÁGUA… Eu já fui representante da Moura e Ajax, esse é o peso que utilizávamos para abater no “casco” para reciclagem… Então são pelo menos 84kg aí Edin… p.s. Salvei o número mas não liberou o whats… anota o meu e veja se consegue enviar por favor rs…

21 de julho de 2015 às 15:57

Opa Tiago, melhor ainda então. Mais peso, mais lastro de contra-balanço! Só tenho que ver se esse peso não ficará muito “lateral”.

21 de julho de 2015 às 16:21

Pergunta 74: Ed, pelo que eu me lembro a geladeira é presa também em cima por pressão. A que vi era um sistema simples com aqueles pés que se utiliza para regular a altura de geladeiras, fogões, etc, mas presos em uma armário logo acima da geladeira feito para esse propósito. Eu teria medo de prender a geladeira só no chão. Um geladeira cheia forma uma boa alavanca, e se ela chega a se soltar pode dar um acidente bastante sério.

21 de julho de 2015 às 22:54

Pergunta 75: Verdade Edin, por isso a geladeira do Guanaquito vai escorada nas paredes que a cobrem, como se fosso uma espécie de armário, justamente para evitar ela sair do lugar, em especial em curvas que puxem “G” além do normal. Grande abraço! Dardo.

24 de julho de 2015 às 11:18

Ontem abri a porta, agora tenho que fazer vários arremates para fixar ela no lugar. A caixa de baterias também está saindo do zero. Ficou 50cm de largura x 25 de altura e 68cm de profundidade. Caberão duas baterias grandes sem dificuldades. A parte de cima da caixa que irá fixar o refrigerador farei com o mesmo plywood do assoalho. Já posso pensar em fechar o lado esquerdo agora. Se der tempo nesse final de semana, na semana que vem farei a laminação do teto e iniciarei a pintura externa definitiva. Só não pode chover.

24 de julho de 2015 às 13:13

Pergunta 76: Buenas Ed… o que pensou como será a iluminação? já 12v? E que tipo de lâmpada ou luminária?

24 de julho de 2015 às 15:12

Tudo LED Strip. A posição que ainda não pensei. Quero ver fotos para decidir se serão pelo centro ou pelos cantos.

25 de julho de 2015 às 23:00

Pergunta 77: Amigo muito legal sua construção, sera que nas emendas não seria legal usar a cola de para-brisa de carro, pq era é extremamente flexivel e gruda muito.

26 de julho de 2015 às 00:57

Daniel, agradeço a sugestão. Eu estou usando um sarrafo por trás de forma a unir as duas peças, formando assim um painel inteiro sem pontos de flexão. Uso massa para base da tinta que fará a impermeabilização final. Está dando bastante trabalho, mas serão 3 demãos de tinta a óleo, massa niveladora a base óleo, lixamento completo, mais duas demãos de tinta a óleo e finalização com esmalte PU. Essas 3 primeiras demãos de tinta a óleo formaram uma “pele” mais espessa que uma folha de papel, sendo que a primeira demão é toda absorvida pela madeira. A porta está fixada com dobradiças de inox, e a folha da lateral traseira já está no lugar. Infelizmente a patroete mandou sair com ela e a coisa ficou parada nesse ponto…

26 de julho de 2015 às 13:12

Pergunta 78: Edu, Bacana demais ver a coisa tomando forma! Parabens! Mas em relação as observações do meu xará Daniel, eu acho prudente vedar com KPO ou a tal massa de parabrisa que ele sugeriu… Isso por que por mais que você utilize camadas de tinta e massa, elas não são firmes e resistentes… Com o tempo e com o uso, por mais firme que esteja a estrutura, é possível que essa vedação sofra alguma fissura … E é por essa fissura que a umidade vai entrar… Se você usar KPO por baixo, cuidando de toda a vedação, como ele é flexível, impermeável e resistente, por mais que a estrutura trabalhe, ele não vai abrir fissura tão facilmente e a tinta que ficar por cima dele por mais que venha a dar fissura, não vai passar pelo KPO… ou pelo menos será BEM Mais difícil de passar pelo KPO. But TMHO! … Não tem jeito… a patroa mandou “levar pra passear”, desanda toda a programação… A minha tem o habito de querer ocupar toda a semana e o final de semana com mil e uma programações… ::desconfiado: Abraços!

26 de julho de 2015 às 22:32

Ok! Dois contra um! kkkk Eu tenho KPO em casa, então vou raspar a massa que coloquei e usarei o KPO nas frestas, pois é mais flexível que a massa que estou usando. Faltou muito pouco para finalizar o lado esquerdo. Preciso fazer duas emendas dos painéis e fazer os cortes inferiores. Amanhã e manhã finalizarei essa etapa e começarei a emassar todo ele para posterior lixamento.

27 de julho de 2015 às 03:23

Pergunta 79: Eu ainda prefiro a cola de parabrisas. Fixa muito bem, e depois que colar nao ira ter problemas por muitos e muitos anos.

27 de julho de 2015 às 17:09

Pessoas, vocês têm razão. Hoje calcei a emenda da parede de dentro pra fora e abriram “trincas” na massa que usei. Está muito evidente que essa massa que escolhi não serve para isso, embora essa flexão que eu fiz na parede não vá ocorrer em uso normal. A boa notícia é que para rodar só falta uma fechadura para a porta e a parte de sinalização. Com a umidade muito elevada aqui, não pude emassar nada e nem quis remover a massa que está no lugar pois está correndo água por tudo. A parte estrutural está pronta. Vou medir as janelas para encomendar e nesse meio tempo ainda farei a pintura definitiva e elétrica de sinalização.



Sobre a pintura, não estou muito convencido do branco. Acho que vou partir para um tom de areia com uma faixa verde oliva e filetes pretos.

27 de julho de 2015 às 17:31

Pergunta 80: Edin, obrigado pelas fotos, está ficando com cara de Trailer, e lindo! Escuta, assim como sugeri para Gustavo, a ideia de cor branca, azul e preta, é insuperável! :desconfiado::D:D:desconfiado::smiley:

Falando sério, boa ideia da cor areia, desde que clara, pois no verão, a cor clara será a que impede de esquentar tanto, mas repito, uma cor areia clara, somada aos filetes verde-oliva e pretos, vai ser um diferencial muito harmonioso. Grande abraço Edin! Dardo.

27 de julho de 2015 às 21:29

Kkkk Nessa semana passada a coisa foi punk com os colorados aqui do serviço! Com certeza não será vermelho e branco e muito menos tricolor! kkk Mas estou pendendo para essa cor desse Troller T4 série Desert Storm

Tem um desses aqui aonde eu moro. Desde que vi ele me chamou a atenção pois é de certa forma bem “elegante”, e no Cavinete quebrará o branco comum dos trailers. Como o desenho dele não é dos mais bonitos, preciso usar uma cor diferenciada para não deixá-lo muito “fundo de quintal”. Tanto que não usei chapas de alumínio no fechamento externo justamente para quebrar essa cara de trailer de lanche ou o “feito a machado”.

27 de julho de 2015 às 22:43

Pergunta 81: Edin, meu caro, para mim não aparece a foto do Troller. E sossega, teu Cavinete está ficando lindo…quer ver, para você desencanar que teu Trailer vai ficar “feito a machado” (Coisa feia de se falar do Cavinete, coitado!) Veja o que encontrei numa das minhas viagens como Guanaquito:




Edin, a minha reação quando vi este artesanal, foi esboçar um sorriso…mas, de repente, apareceu o dono, um senhor de idade mais avançada, junta com sua esposa; pedi permissão para tirar umas fotos, ao que o senhor, muito gentilmente, me autorizou, e começou a falar da sua criação…e fazia isso com orgulho, com um sorriso largo, de felicidade por seu logro, que após toda uma vida dura de trabalho, tinha conseguido realizar seu sonho, poupando centavo acima de centavo, até concluir sua obra…me senti envergonhado de ter coçado intimamente do “aparelho”…mais uma lição de humildade que aprendi, e vejo que mesmo com minha idade, ainda tenho muito para aprender… E lá vão eles!

Sim, lá vão eles, ébrios de liberdade e orgulhosos do seu sonho feito de metais e madeira…e a pergunta por um milhão de euros…seria eu mais feliz com um RV de um milhão de reais e roda quadrada, ou viajar sem destino nem hora, com este artesanal? Quando pronto o Cavinete, lembra de cada parafuso colocado, de cada martelada dada, de cada madeira serrada…e verás que és muito feliz, e que teu Trailer é lindo; grande abraço meu caro Edin!

Dardo.

27 de julho de 2015 às 23:58

Pergunta 82: Dardo Entendo o sentimento desse senhor citado no seu texto. Cada equipamento construído se torna um filho. Vc acompanha meses, ate ser concluído e no dia da entrega sente um vazio pois esta vendo uma cria partindo para outras aventuras. Ao mesmo tempo vc sente a alegria dos proprietários sonhando meses com esse dia. Cada equipamento tem uma historia. E por mais humilde ou sofisticado o importante e ele ganhar as estradas. Eu imagino o Edin, sentado a bordo do seu filhotão, desenhando na imaginação como vai ficar depois de pronto. Seus destinos e amizades que ira proporcionar. São nossos brinquedos de adulto e voltamos a ser crianças.
Abs Allex W Farias

29 de julho de 2015 às 17:43

Agora vai! Dardo, se eu faço algo nesse estilo do Hermano, a patroete nem chega perto! A coisa tem que ser bem feita, pois se não agradar ela, não adianta tentar que não tem o que a convença. Se ela está feliz todo mundo fica feliz! kkk

Eu sou feliz com uma barraca, mas ela não, então para tê-la ao meu lado preciso sempre aprimorar um pouco mais. É a garantia de aprendizado, esmero e capricho da minha parte, então de certa forma eu ganho bastante também. Pontos que eu pretendo me esmerar muito para fazer, são os cantos perfeitamente acabados na pintura, sem acabamentos sobrepostos de borracha. Preciso que fique a imagem de uma peça única, sem que as emendas fiquem muito evidentes. Não quero que dê impressão de chapa rebitada, assim como não quero que se percebam os parafusos. então todos os parafusos foram aprofundados nas chapas de laminado para receber o acabamento de massa. Com essa pintura fosca nessa cor do troller, acho que dará um aspecto semelhante.

Daniel, vou precisar rodar com ele primeiro para verificar como essas emendas irão trabalhar. Fiz ele bem rígido, mas se surgirem trincas na pintura, então terei que colocar perfis em L colados com cola de pára-brisas nos cantos. Antes de receber o interior pretendo rodar com ele para ver como se comporta.

Agora, humildade é tudo nessa vida. Humildade para reconhecer que cada um consegue realizar seus sonhos da forma que a vida lhe permite é um grande passo. Com certeza.

Sabes o que me deixa louco de furioso? Playboyzinho que se acha o dono da verdade, ou falta de educação. Falta de respeito e educação me tiram dos trilhos. Na quarta feira passada eu tive um incidente no trânsito que achei que a polícia militar fosse me abordar, mas como eles testemunharam o incidente desde o início, eles não se meteram. Um motorista me fechou feio num cruzamento. Buzinei na medida que agarrei os freios. O outro motorista que fez a M, me mandou o dedo médio! Fui atrás do imbecil e quando fechou o sinal interpelei ele. Disse que ele me mostrasse o dedo de novo se ele era homem! Xinguei ele tanto que ele só baixou a cabeça. O Detalhe é que tinha uma viatura da Brigada Militar atrás dele o tempo todo, o que evitou que ele furasse o sinal para fugir de mim, e garantiu que eu não passasse do verbo apenas. Como eles viram tudo desde o princípio eles ficaram de fora só olhando. Perdi as contas de quantos enredos desses eu já me meti. Parei em delegacias algumas vezes por esse tipo de coisa mas vamos levando a vida. Tenho muita história dessas pra contar, mas não cabe aqui.

29 de julho de 2015 às 18:37

Pergunta 81: Edintruder, dá uma olhada nesse site do link abaixo, eles tem uns produtos que podes usar, eu uso faz tempo, os preços estão bem mais razoáveis que em outros lugares e a marca é de boa qualidade reconhecida internacionalmente, o único detalhe é que pra pouca quantidade o frete pesa um pouco, é só uma dica a mais quem sabe pode te ajudar. http://sikaflex.com.br/index.php

29 de julho de 2015 às 18:47

Valeu Thomes. Eu conheço essa linha de silicones da Sika. Usamos muito na manutenção de containers. É um produto de qualidade excelente, e tem no mercado local daqui para vender. Nos pontos de vedação que fiz, usei um produto similar e mais denso que é conhecido como veda-calha. Ela tem uma aderência melhor e fica uma borracha bem mais densa. Ela adere bem que qualquer superfície e fica bem resistente, e com a vantagem de custar 1/3 do valor da borracha de silicone cinza da Sikaflex.

29 de julho de 2015 às 19:13

Pergunta 82: Edinho, agora vi o Troler. Realmente esta cor vai ficar muito legal. Se me permite, deixe-me tecer um pequeno comentário: Eu já fui muito briguento (a ponto da minha esposa ameaçar me largar se eu não parasse de arrumar confusão), e hoje eu cheguei a uma conclusão bastante simples: é muito mais fácil e saudável ser feliz que ter razão. Principalmente no trânsito.

29 de julho de 2015 às 19:59

Paulo, eu já fui pior. Mas não me considero briguento não. Sou tri de boa, só que tem coisas que não deixo passar. Não é da minha natureza faltar o respeito com ninguém, mas também não tolero falta de respeito. Tem gente que faz isso pois ninguém peita, daí quando alguém peita de frente, eles murcham rapidinho e aprendem a ter respeito. Errar e pedir desculpas é normal, mas errar e mandar o outro longe é o cúmulo. Fazem comigo pois estão acostumados a fazer com outros, e por isso a nossa sociedade está do jeito que está… Quando é comigo eu não deixo passar. Já peitei muita gente de farda também pelo mesmo motivo. Não aceito, simples assim. Tal como não consigo presenciar um abuso contra outra pessoa e ficar quieto. Sempre me meto.

29 de julho de 2015 às 23:04

Pergunta 83: Ed, fundo de quintal é elogio. Poucas pessoas tem a capacidade e a força de vontade de fazer qualquer coisa no fundo do quintal, que dirá algo tão complexo e trabalhoso quanto um trailer. Se alguém te disser que é de fundo de quintal, responde “Com orgulho!”. Eu tenho inveja (da branca! :-).
Grande abraço, Gustavo

30 de julho de 2015 às 00:49

Pergunto 84: Edi Essencialmente, existem três classes de selantes : Acrílicos, Siliconados e Poliuretanicos. Acrílicos (tipo os veda calha) tem boa aderência, bom elongamento, mas a durabilidade não é boa. São atacados por UV e microorganismos. Não possuem resistência quando expostos a água por muito tempo. Dentro dos base silicone, existem os silicones de cura acética e os reativos. Silicones acéticos, fuja deles, não duram e tem baixa qualidade Os reativos (modificados com silanos, que são moléculas de silicone bem pequeninas ) são os que possuem maior durabilidade e resistência a UV. Os bicomponentes são os melhores e são aplicados em estrutural glazing (aqueles prédios com pele de vidro usam este selante para aderir o vidro no quadro de alumínio). São caros, mas duram e tem maior resistência. Mas novamente, são caros. Os poliuretanicos tem boa resistencia ao elongamento, mas a durabilidade da aderência é limitada quando expostos ao ataque UV. Acabam soltando depois de um tempo. Os melhores atualmente são os poliuretanos híbridos (modificados com silanos). A Sika e outros fabricantes possuem e está disponível no mercado. É só procurar. Abraço Odair

30 de julho de 2015 às 02:11

Caro amigo Odair, fico feliz por ganhar essas explicações, mas desses um verdadeiro nó na minha cabeça agora! kkkk Qual deles afinal eu compro??? kkkk Não terá exposição UV pois ficam vedando frestas e selando espaços, precisam de uma elasticidade mínima por conta das vibrações e precisa de uma aderência excelente. Terão contato com água em dias de chuva. Um detalhe que me desanimou, vedei a parede do banheiro com esse veda-calha e posterior uma tinta impermeabilizante. Até agora toda água ficou contida que é um maravilha porém a pergunta após ler as tuas explicações é, por quanto tempo ficará impermeabilizado? Vou rever isso antes de montar as paredes internas do box. Amigo Gustavo, acho que isso vale um adesivo. “De fundo de quintal com muito orgulho!”

30 de julho de 2015 às 14:29

Pergunta 85: Descrição do KPO Brascoved da Brascola: Adesivo selante bicomponente à base de poliuretano. Fonte: http://www.brascola.com.br/produtos/brascoved-kpo/

Link com informações sobre os “Selantes de Fachada” da Sika: http://bra.sika.com/pt/solucoes-produtos/construcao/impermeabilizacao/fachadas/grupos-de-produtos-fachadas/selantes.html
Link com informações da PIZZANI http://www.selantedepoliuretano.com.br/site/?gclid=CJyD_9iHg8cCFYEIkQodMhECEA Abraços!

30 de julho de 2015 às 14:33

Pergunta 86: Buenas, no meu trailer o Bagualito costumo usar o sika 291 e o 256. Mas existem outros produtos da sika que se pode usar e também outras marcas, eu pessoalmente gosto da sika porque uso faz tempo a gama de produtos deles na construção civil e tenho obtido ótimos resultados. O Odair tem conhecimento no ramo e razão no que diz, o nome do produto nem sempre corresponde ao fim que se propõe o importante e ler a ficha do produto pra ver os componentes do mesmo, durabilidade, temperatura que resiste, em que materiais pode ser usado etc etc, enfim nosso engenheiro Odair explanou muito bem com sempre :D:D:D:D. Grande quebra costela a todos.

30 de julho de 2015 às 14:33

Pergunta 87: PENSO que Vale a pena também pensar na vedação das frestas externas, ou seja, nos pontos de junção de uma placa com a outra. Isso por que você segura boa parte da umidade do lado de fora, pois o importante é nem deixar entrar. E por cima das juntas, você fixa cantoneiras em aluminio, por exemplo. Provável já esteja até fazendo isso… Abraços!

30 de julho de 2015 às 19:58

Hoje comprei uma lata de 3,6 litros de massa a base de óleo e passei a manhã emassando o bichinho. O objetivo é esse mesmo Titanium, deixar a umidade no lado de fora. Se passar umidade, as folhas do laminado começam a trabalhar e criam ondulações na madeira. Por isso tem que ficar muito bem isolado de umidade. O pior é que está marcando chuva para amanhã e deverá continuar até semana que vem. Quando chove eu tenho que parar tudo até o tempo e a madeira secar. Embora tudo pintado, ainda não está com a espessura suficiente para proporcionar uma excelente vedação da umidade por um tempo muito prolongado de exposição. Só necessitarei dos poliuretanos híbridos quando for partir para a instalação das janelas e clarabóias, o que ainda falta muito…

31 de julho de 2015 às 18:48

Mais uma manhã de trabalho que não aparece… O pior é que ainda não cheguei na metade do serviço de emassamento. E tem que lixar tudo ainda! Hoje chegou a fonte chaveada de 30A. Falta o controlador de carga para controlar a saída para a bateria. Mais tarde eu vou ligar ela para medir a tensão de saída. Como a bateria do Escort está ruim, acho que vou experimentar usar a fonte para carregar essa bateria e medir a continuidade na medida que ela se carrega.

1 de agosto de 2015 às 01:25

Pergunta 88: Boa Noite Edin, vi estes anuncios e lembrei de vc: http://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/veiculos/pecas-e-acessorios/caminhoes-onibus-e-vans/vaso-sanitario-e-pi2a-para-motorhome-94971333?xtmc=motorhome&xtnp=1&xtcr=10 http://rs.olx.com.br/regioes-de-porto-alegre-torres-e-santa-cruz-do-sul/veiculos/caminhoes-onibus-e-vans/janelas-e-porta-motorhome-ou-trailer-76772055?xtmc=motorhome&xtnp=5&xtcr=45

1 de agosto de 2015 às 11:09

Valeu pela lembrança Carlos! Vou pedir mais informações desse sanitário, pois poderá até servir, e o valor está realmente atrativo. Se der para ser laqueado e pintado, nem parecerá o mesmo. Aproveitando o assunto, alguém conhece ou usa esse tipo de sanitário? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-676332007-vaso-sanitario-manual-tmc-p-embarcacoes-motorhome-_JM

1 de agosto de 2015 às 12:08

Pergunta 89: Estou a algum tempo querendo perguntar aqui no fórum sobre esse sanitário de louça… Teriam outras desvantagens além do peso?

2 de agosto de 2015 às 11:52

Rafael, ao meu ver o peso é o menor dos problemas, mas sim o consumo de água é o pior, pois mesmo em modelos econômicos, o mínimo serão 2 litros por descarga. Parece pouco, mas é bem mais de 3x mais água que um aquamagic consome. Andei pesquisando vários modelos e nenhum tem um consumo menor que 2 litros. Outro detalhe, se colocares um de louça o ideal é que seja de caixa acoplada no sistema monobloco, e precisar colar tampa para que não se quebre durante o deslocamento. uE só usaria um sanitário desses se eu tivesse um ônibus com uma caixa negra de 300l. Se colocar no papel, um sanitário desses custa metade de um Aquamagic, então espreme mais o porquinho e investe direto no aquamagic.

2 de agosto de 2015 às 14:06

Pergunta 90: Bom dia amigos, estava acompanhado um relato sobre a aquisição de um trailer e parei onde ele adquiri uma s10, ai como sou novo na manipulação do app, perdi de onde parei. Gostaria de saber se alguem pode ajudar.

2 de agosto de 2015 às 20:39

Pergunta 91: Ed… me referi a este modelo do link do ML que vc mesmo postou… Ele não é do mesmo material do aquamagic… a base é de louça e só o acento de plástico não é?

3 de agosto de 2015 às 11:15

Pergunta 92: Existem vários modelos de sanitários p mh parcial ou totalmente feito de louça. Ja vi pessoalmente o modelo citado instalado em um barco, achei prático, moderno e funcional. A parte negativa é o espaço que todo esse sistema ocupa no banheiro, é relativamente grande. Pelo preço anunciado, corre comprar pois está mais barato que um porta potti.

3 de agosto de 2015 às 12:46

Pergunta 93: Bom dia Gian, acho que você procura o tópico de GustavoN “Em busca da casa móvel” http://portal.macamp.com.br/forum/showthread.php?tid=5161
Abraços! Dardo.

3 de agosto de 2015 às 14:31

Rafael, sim, esse modelo que eu apontei é em monobloco, e reduz muito o risco de trincas na caixa acoplada. O consumo dele é de 3 a 5l por descarga. Mas para um trailer acho muito. Motorhome dá para usar por possuir espaço para uma caixa de detritos bem maior. Infelizmente a chuva chegou aqui novamente e tive que interromper os serviços. No sábado comprei uma lona de 6 x 7m e mais 12 tensores e empacotei o cavinete para encarar uma semana de chuvas por aqui. [attachment=6462] [attachment=6463] Nessa semana começarei as cotações das janelas. Já fiz as medições delas e posso começar a mexer nisso agora. [attachment=6464] A princípio usarei tudo em blindex com vedação por borrachas automotivas, no mesmo sistema das janelas basculantes traseiras dos carros hatchs da década de 80 (monza, escort, chevette e etc.) A fixação desse tipo de janela é muito simples pois tem muitos acessórios próprios para blindex a venda no mercado que propiciam uma abertura de até 90°. Uma janela de 80 x 30 para colocar em cima da pia da cozinha, uma janela de 55 x 35 para o colocar em cima da pia do banheiro e 4 janelas de 70 x 40 para colocar em cima dos bancos do dinete e nas extremidades da cama de casal. Se as janelas estiverem com medidas muito estranhas e que sejam desarmônicas, por favor me digam! Cantos superiores retos e inferiores redondos. Embora também aceito sugestões quanto usar os 4 cantos retos para combinar com o desenho do trailer. Estou aguardando medidas e fotos internas da bacia do sanitário do anúncio que o amigo Carlos Fanara apontou. http://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/veiculos/pecas-e-acessorios/caminhoes-onibus-e-vans/vaso-sanitario-e-pi2a-para-motorhome-94971333?xtmc=sanitario+motorhome&xtnp=1&xtcr=41



3 de agosto de 2015 às 16:06

Pergunta 94: Edin, meu amigo! O Cavinete tá ficando chique por demais! Não te preocupa que logo as chuvas passam e poderás voltar ao trabalho. Grande abraço.

4 de agosto de 2015 às 01:10

Atualizei a tabela de custos inserindo as últimas notas e compras, o valor está em R$8.010,81 já com o refrigerador. Estou negociando o sanitário que o Carlos indicou, e a vendedora me passou um vídeo com detalhes e medidas. Resultado é que ele tem uma tampa interna de descarga, sistema de água similar aos aquamagics, porém com um funcionamento muito mais simples. Terei que modificar para melhorar a vedação de maneira que não tenha cheiro ruim. Essa sanitário tem uma capacidade limitada de armazenamento de dejetos, que ao se encaixar na caixa de detritos do trailer, somam mais 20 litros de capacidade de armazenamento, ampliando de cerca de 110l para 130l de detritos. Já fiz o primeiro pedido de orçamento das janelas. Na quarta feira farei um orçamento local.

4 de agosto de 2015 às 02:30

Pergunta 95: Muito bom ver o projeto andando tão saudável, Ed. A chuva pelo jeito te botou pra dentro de casa mas não conseguiu te atrapalhar muito.
Grande abraço, Gustavo

4 de agosto de 2015 às 11:37

Gustavo, precisa de muita coisa pra me desanimar! A chuva com certeza não vai fazer isso. Fico inquieto dentro de casa mas não desanimo não. Ontem explodi outro pneu da caminhonete!!! kkkkk PQP! De um rolo que parecia bom, dos 4 pneus que comprei, já explodiram 3!
Um deles consegui que recuperar e está rodando no momento. Então se um pneu explodido numa tarde de chuva na rodovia cheia de soja podre não me desanimou, com certeza a chuva sozinha não fará! rsrsrsr
Se alguém souber de um ou dois pneus BF Goodrich 35″ aro 15 usados bons para rolo, me avisem que estou comprando! Se não encontrar colocarei novos mesmo, porém se optar por novos vou ter que reduzir os investimentos no Cavinete, coisa que não estou disposto a fazer.

7 de agosto de 2015 às 22:58

Hoje lixei a frente do Cavinete e pintei com cor palha, próxima da do troller, para ter um noção de como ficará. De instalações, ontem instalei o ralo do box. Parece pouco mas os dias de trabalho estão rendendo muito pouco…

8 de agosto de 2015 às 12:55

Essa cor sozinha fica estranha, mas com uns detalhes creio que ficará bem melhor. Francisco, vai com fé que o gasto final é uma fração do que comprar um novo. A minha conta passou dos 7000,00, mas ainda assim está relativamente barato. A documentação também será mais barata do que eu pensava. O que está complicado é o valor do material que está subindo. Tiveram coragem de me cobrar R$0,20 por parafuso que eu pagava R$0,08! Parafuso comum para madeira!!! Ainda tem alguns detalhes para fazer e mais alguns parafusos para colocar pois me nego a pagar um absurdo desses por parafusos simples. Os auto-brocantes pago R$0,10! Parece bobagem, mas para colocar mais de 1200 parafusos, o impacto na contabilidade começa a aparecer. Outra coisa que está subindo é a parte elétrica. Fios, disjuntores e conectores elétricos estão subindo também. Então Francisco, quanto antes der para ires comprando o material que irás utilizar, melhor será. Consegues diluir muito o custo antecipando o material. Ferros de chassis e suspensão, por exemplo, algumas tintas, fios, ferramentas e acessórios são itens que podes facilmente antecipar a compra.

10 de agosto de 2015 às 17:15

Final de semana foi bem trabalhoso por aqui.



A lixadeira trabalhou bastante. Ontem de noite deixei uma lateral pintada, embora ainda tenha muito retoque de massa para fazer e repintar mais duas vezes ainda.

E por fim, as emendas que gostaria de deixar invisíveis, já vi que não vai dar certo…

11 de agosto de 2015 às 02:59

Pergunta 95: Rapaz, está indo rápido! Edin, chegaste a pensar na possibilidade de aplicar uma fita de fibra de vidro nas quinas? Acho que iria aumentar a resistência do conjunto além de tornar a junta 100% impermeável.

11 de agosto de 2015 às 13:24

Pergunta 96: Edin bom dia, essa cor fica bonita e se vc adicionar detalhes em alumínio sem ficar muito chamativo, fica melhor ainda (minha opinião, dê uma olhada nesse mini trailer deste vídeo. Desert Dawg

11 de agosto de 2015 às 19:47

Paulo, fita de fibra ainda não conheço. Vou dar uma pesquisada. Estava até pensando numa silvertape e posteriormente uma pintura. Mas não sei se ficaria com cara de “gambiarra”. Mas a Silvertape aguentaria por muitos anos sob a tinta. O maior problema de usar cantoneiras são os painéis frontais e traseiros aonde o encontro deles não tem 90°, sendo assim teria que utilizar outro recurso que não casaria com os cantos, fugindo de um “padrão”. Francisco, Opções de cores são sempre muito bem vindas! Essa cor do trailer que postasses é bem semelhante ao meu. Essa cor é bem neutra, porém que tipos de detalhes para contrastar? Linhas horizontais, diagonais, linhas baixas, altas, finas??? E olha que não sou libriano! kkkk

Aproveitando o assunto sobre design de pintura, alguém sabe sobre a definição legal das faixas refletivas branca/vermelha? Vejo muitas fotos de trailers sem essas faixas refletivas.

Opa, me respondendo a mim mesmo, resolução 132/02 fixa para veículos acima de 4.536kg de pbt. Então não precisarei me preocupar com isso.

11 de agosto de 2015 às 21:07

Pergunta 97: Edin, eu só falei da cor, porque vc falou que a cor é estranha (“Paulo, essa cor sozinha fica estranha, mas com uns detalhes creio que ficará bem melhor”) eu quis mostrar para vc que a cor é bem neutra e que este mini trailer que a Joanne construiu é usado no deserto, e não deve esquentar tanto, quanto aos detalhes, eu me referí as tiras de alumínio que ela colocou na base, que deu um efeito a meu ver muito bom. Se vc ler o diário de construção dele, vc vai ver que tem muita coisa interessante, ATE ENTRARAM NA GARAGEM DELA E ROUBARAM AS FERRAMENTAS ELÉTRICAS. Não é só no brasil que tem ladrão, isso é um mal que assola o mundo. Um abraço, e meus parabéns, como diz o Dardo, o bichano está ficando lindo.

11 de agosto de 2015 às 21:21

Pergunta 98: Edin, dá uma olhada neste vídeo. Essa técnica é muito utilizada para construir pequenos barcos. E os materiais são fáceis de encontrar aqui no Brasil. Basicamente, tecido de fibra de vidro bidirecional e resina epóxy.

12 de agosto de 2015 às 00:03

Paulo, é laminação simples. No final das contas acho que não vou conseguir fugir da laminação… Francisco, gostei da opção sim, justamente por ser a mesma cor base do meu trailer. Esse revestimento inferior em alumínio eu já havia visto também, e acho bem interessante. Mas infelizmente essa chapa de alumínio está cada vez mais cara… Mas usar uma tinta opalescente dará o mesmo efeito visual.

12 de agosto de 2015 às 02:28

Pergunta 99: Daria para usar tipo um tecido de 100% algodão esticar ele inteiro na extrutura, e passar resina de fibra de vidro, vai impermeabilizar tudo.

12 de agosto de 2015 às 13:41

Pergunta 100: Daniel, a resina usada em laminação é poliéster ou epoxy, ambos plásticos. O tecido (ou manta) é que é fibra de vidro. Um tecido de algodão com resina até iria impermeabilizar (por causa da resina) mas não teria resistência para suportar os esforços.

12 de agosto de 2015 às 18:07

Daniel, essa era a minha opção inicial se eu fizesse o exterior com MDF, porém como utilizei o laminado naval, eu não pretendo mais fazer essa laminação pelo elevado custo da resina. Paulo, esse processo é muito comum e eu pretendia usar um tecido de algodão como base. No meu caso, a resistência estrutural não é problema, mas sim a própria impermeabilização mesmo. Então, poderia usar um tecido de algodão para esse propósito nos cantos também que me atenderá. E fica melhor de trabalhar do que a fibra pois a fibra de vidro tem uma resistência elevada às dobras de 90°, e acabam formando bolhas pois enquanto a resina não seca a fibra fica levantando.

13 de agosto de 2015 às 16:29

Pergunta 101: Fala Edin segue mais uma dica pra vc, no meu KC 450 eu uso um igual, muitos estão usando os cooktop mas esse tem um forno que assa uma pizza com tranquilidade, o preço esta muito bom, não conheço esse vendedor mas segue o link: http://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/eletrodomesticos/fogao-continental-2001-prince-em-aco-3-bocas-70976709?xtmc=fogão+3+bocas&xtnp=2&xtcr=50

13 de agosto de 2015 às 16:49

Grande Carlos, muito bom esse fogão. Eu estava planejando comprar um fogão barato e recortar ele para embutir no armário que farei. Mas esse daí está perfeito para o que eu preciso. Já mandei u a mensagem para o vendedor. Sobre o sanitário do outro anúncio, a vendedora não tem como me enviar pois ela não tem nota fiscal e disse que ela não consegue uma nota. Embora isso, eu teria que mexer no sistema da descarga dele pois aquele modelo é todo de plástico e não veda o sanitário de forma a não exalar cheiro. Vou torcer para dar negócio nesse fogão!

13 de agosto de 2015 às 17:32

Pergunta 102: Ed… nao consigo te mandar mp… meu trailer veio com um fogao 4 bocas de embutir que imagino ser original… Não penso em usar ele após a reforma… Caso seja possível posso enviar pra vc…

13 de agosto de 2015 às 18:30

Pergunta 103: Eu também espero que consiga, esse fogão é muito bom, troquei a minha pia para granito e quase coloquei um cooktop, mas graças a um amigo que tem um truckhome me aconselhou usar o original. No fim de janeiro devo passar na praia do cassino na volta de uma expedição para Ushuaia com um grupo de 12 carros do Niterói jeep club se der vamos nos conhecer pessoalmente + o canivete, Abç Carlos Fanara

13 de agosto de 2015 às 20:02

Vou contar os dias até Janeiro então! kkkk u vou utilizar fogão de qualquer forma justamente pela opção do forno a gás. Microondas pra mim é dispensável, mas o forno não. Pra quem gosta e cozinha como eu, forno a gás vale ouro!

13 de agosto de 2015 às 21:10

Pergunta 103: Edi Dá uma olhada no site da Texiglass. Eles tem a fita de fibra de vidro auto adesiva. Eu uso sempre e sempre tenho uns dois rolos em casa. http://www.texiglass.com.br/tecidos_construcao.asp Em um projeto que dei consultoria, as emendas dos painéis de fibrocimento estavam utilizando uma fita similar, mas de polipropileno. Nos testes de impacto corpo mole e corpo duro (NBR 15575) no Falcao Bauer, as paredes de fechamento estavam sendo reprovadas por apresentarem fissuras nas emendas após os testes. Como o polipropileno tem módulo de deformação muito baixo, ele deformava sob carga e fissurava o revestimento e a pintura. O projetista teimou que a fita era de fibra de vidro. Eu levei pro laboratório e coloquei na maquina de ensaios e tracionei até a ruptura. Além da carga de ruptura ter sido 1/4 abaixo da fibra de vidro, a fita de PP apresentou elongamento de uns 15% a 20%, claramente inapropriada para a aplicação. Foi só substituir por fita de fibra de vidro e resolvido o problema. O módulo de deformação da fibra de vidro é alto e não permite deformações no encontro das placas, preservando as emendas, o material selante e a estanqueidade. O pior que o projetista anterior adotou a fita de PP pq custava R$1,5 mais barata por metro linear. Economia burra. A “alma” das fitas silver tape originais eram de fibra de vidro, mas numa gramatura bem menor e trama mais aberta. Não sei hj como são feitas. Agora vem tudo da China. Se vc quiser, te mando um pelos correios. Tem de 50 e 100 metros. Abraço Odair

13 de agosto de 2015 às 21:59

Professor Odair! Não sabes como fiquei feliz em saber dessa fita. Vou procurar para comprar, pois não estou inclinado para fazer laminação e não quero colocar coberturas de alumínio. Vou deixar a opção da silvertape em aberto caso não encontre, pois o adesivo dela é muito boa e impermeabiliza a emenda externamente. Só restava saber se a silvertape daria aderência para a pintura externa.

13 de agosto de 2015 às 22:02

Pergunta 104: Ed Esquece a silver tape. A pintura não vai durar sobre o revestimento da fita. Estou na Alemanha até semana que vem. Eu te mando pelo correio um rolo destes qdo voltar pro Brasil. Tenho algum rolo de sobra. Se precisar, eu pego mais com a Texiglass. Vale lembrar que a fita é auto adesiva, mas somente para ela ficar quieta enquanto vc lamina sobre a fita. O adesivo da fita é fraco para estruturar as paredes. Faça um teste simples unindo duas placas pequenas (20 cm de aresta), coloque a fita e lamine resina epoxy ou poliéster sobre a fita. Faça dos dois lados. Deixe secar. Pinte . Depois fure as duas placas e passe uma barra em cada. Fixe uma placa de forma que ela fique suspensa e na outra vá adicionando pesos para ver qual a carga que as placas irão suportar antes que a emenda apresente ruptura. Acredite em mim. Emenda e cantos é onde a maioria dos problemas aparecem. Tenha paciência nesta etapa. Me manda o teu endereço em MP. Abraço Odair

14 de agosto de 2015 às 20:18

Odair, não precisas te incomodar tanto. Estou pesquisando aonde eu encontro à venda. Eu enviei um e-mail para a Texiglass e estou aguardando o retorno deles. Gostei muito do produto. Tenho muitas outras aplicações para ele inclusive. Se eu não conseguir om fornecedor daí eu te mando uma MP, podes ter certeza.

16 de agosto de 2015 às 21:49

Pergunta 105: O dono da Texiglass é meu amigo particular… Eles não vendem poucas unidades. Teria que comprar de um distribuidor… Sei que tem um aí perto de POA Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

16 de agosto de 2015 às 23:34

Odair, eles me passaram o contato de um fornecedor por e-mail, pois o pedido mínimo é de 500,00, sendo que os rolos custam 12,00 de 5cm e 24,00 de 10cm. A fita é bem barata. Se eu não conseguir comprar vou te perturbar com toda a certeza.

30 de agosto de 2015 às 22:23

Odair, vou aceitar a tua oferta. Ninguém quer enviar por correio… Aqui a chuva e o tempo instável deu uma trégua e consegui terminar de lixar e dar a primeira demão de cor areia no lado direito. Hoje de manhã coloquei os reforços inferiores das laterais, coloquei a fechadura da porta e abri a porta da caixa das baterias. Perguntinha besta, aonde arrumo uma tela para colocar na tampa das baterias, de forma que não entre água facilmente? A caixa será impermeável, mas preciso de um sistema de respiro eficiente. Alguém sabe se tem alguma matriz para fazer os recortes em chapas de metal?

31 de agosto de 2015 às 00:52

Pergunta 106: Boa noite Edin. Procure no Google por ventokit, tem varios modelos de venezianas.

31 de agosto de 2015 às 12:55

Carlos, mais uma vez, muito obrigado pela força! Essa fase é complicada pois o trabalho não aparece mesmo! Passo horas na volta fazendo uma coisa ou outra e o resultado é imperceptível!

31 de agosto de 2015 às 13:06

Pergunta 106: Edi Me mande o seu endereço para que eu envie pelos correios. Esta fita tem 10 cm de largura e 50 m cada rolo. Qtos rolos vc acha que são necessários? Sds Odair

31 de agosto de 2015 às 13:36

Pergunta 107: Buenas Ed, Estava sentindo falta das fotos do Cavinete. Tá ficando legal! Já começasses a trabalhar no interior? E a elétrica? Chegasse a testar os equipamentos?

31 de agosto de 2015 às 15:45

Grande Odair, apenas um rolo e ainda sobrará. Te passarei o meu endereço por MP. Caro amigo Gustavo, ainda não fiz os testes. Como o tempo estava muito instável, enrolei o Cavinete numa lona e não mexi mais. Como ainda tem muito trabalho no exterior, acabei não mexendo na elétrica ainda. Retomei no final de semana. Hoje pretendo mexer mais um pouco para aproveitar o tempo bom.

11 de setembro de 2015 às 21:34

Caro amigo Odair, a encomenda chegou! Infelizmente hoje estava mexendo num eixo dianteiro de uma Toyota Bandeirantes que em breve se transformará num eixo rígido para a minha F1000, então ainda não estreei a fita no trailer. Espero que amanhã eu consiga iniciar processo de laminação. Vai uma pergunta, retiro a camada de tinta até deixar na madeira em toda a área que farei a laminação ou posso laminar sobre a pintura?

12 de setembro de 2015 às 02:14

Pergunta 108: Retire a tinta. A adesão da resina tem que ser no substrato e a tinta tem baixa adesão. Se vc laminar sobre a tinta, vai delaminar em breve, soltando na interface da tinta com o substrato.

12 de setembro de 2015 às 02:14

Pergunta 109: Eu acho que seria melhor dar uma boa lixada onde a fita vai pegar, pq assim cria uma superfície mais porosa para ela aderir. Porem vamos ver os especialistas rsrs

12 de setembro de 2015 às 06:26

Vou meter disco flap sem dó! Valeu Odair! manda a conta por MP para te depositar!

28 de setembro de 2015 às 21:35

Depois dos temporais e chuvas de granizo, hoje finalmente tempo limpou e pude continuar os serviços. Então iniciei a aplicação do Texiglass. Odair, de fato esse produto é fantástico. Infelizmente o adesivo reage com a resina e acaba soltando um pouco até a cura da resina. Mas bastará passar mais algumas demãos de resina até aderir completamente sem deixar bolhas de ar. Infelizmente só conseguirei postar as primeiras fotos mais tarde. A chuva intensa de 8 dias ininterruptos castigou bastante a pintura nesses pontos de emendas, pois quando tempo secou o laminado encolheu, e na medida que o tempo ficou úmido o laminado estendeu. Com isso concluí que terei que pintar por dentro também antes de duplar a parede. Outro ponto que me chamou atenção é que aonde usei massa automotiva, a aderência com a madeira foi muito boa e não trabalhou da mesma forma que estava a massa base para madeira. Aonde a massa ficou bem fininha não houve alteração. Infelizmente durante os temporais o trailer ficou descoberto, então ficou exposto à chuva por 6 dias corridos. Surgiram algumas goteiras, mas nada demais. As casas por aqui sofreram muito mais, com destelhamento por granizo e inundações. Com tudo isso o trailer se saiu melhor do que muitas casas. rsrsrs

28 de setembro de 2015 às 22:20

Pergunta 110: Não é por nada, mas não seria melhor vc cobrir tudo com um laminado de alumínio?

28 de setembro de 2015 às 22:38

Daniel, justamente é isso que estou evitando. Não pretendo ter coberturas de metal. Quero algo diferenciado e com acabamento mais “suave”. Fotos:




29 de setembro de 2015 às 00:58

Pergunta 111: Entendi, só penso que madeira é uma esponja nata, em tempos de muita chuva até as portas que não recebem chuva direto somente por umidade elas expandem pela alta umidade no ar. Sera que esse trabalhar da madeira não poderá acarretar em trincas ou mesmo absorção maior da água? Porque, vc irá precisar de várias e várias camadas de tinta e algum verniz final para proteção da madeira, ja que toda tinta tem uma certa porosidade, e para impermeabilizar com eficiência, se aplica diversas camadas de tintas sobrepostas em demãos cruzadas. Ja a folha de alumínio OU fibra de vidro, ja impermeabiliza quase que 100% instantaneamente. Não estou colocando empecilhos, só alertando sobre a umidade em si. Tirando td isso ai, Cara que inveja boa que estou, ta ficando show seu trailer não vejo a hora do bichão ser inaugurado. Abraços

29 de setembro de 2015 às 01:48

Daniel, ele já tem 4 demãos de tinta e ainda não está bom. O que ocorre é que chapas de alumínio deixam cantos vivos e na madeira consigo deixá-los arredondados… Mas a porta esta justa com essa chuva toda! kkkk

29 de setembro de 2015 às 03:24

Pergunta 112: Edin, já estava com saudades das tuas postagens! Força nisso ai, que o Cavinete tá ficando bonito!

29 de setembro de 2015 às 11:16

Paulo, infelizmente esse ano com a crise a empresa que trabalho está passando por muitas dificuldades, então as horas extras estão bem magras. Sendo assim fui obrigado a pisar no freio… Junto com isso o tempo chuvoso não está ajudando. Parece que “empaquei” nesse estágio que está difícil em progredir. Mas agora a coisa vai voltar a progredir.

29 de setembro de 2015 às 12:38

Pergunta 113: Não perca a esperança meu amigo, minha avó dizia que não há dias bons que durem para sempre, nem dias maus que nunca acabem, o importante é manter e fé e controlar a ansiedade. um grande abraço.

29 de setembro de 2015 às 16:21

Pergunta 114: Nem me fale, meu amigo… Eu dependo única e exclusivamente da boa vontade do governo e as perspectivas não são das melhores. Se a presidAnta está cortando até o dinheiro daqueles que a elegeram (FIES, Minha Casa Minha Vida, e outros…), o que dirá dos aposentados… “Tamo no sal…”

29 de setembro de 2015 às 16:45

É que pra piorar, a minha esposa é professora do estado, e aqui no RS os salários estão sempre atrasados e cheio de descontos absurdos. Pra resumir, nenhuma conta em dia graças ao governo anterior que endividou o estado a ponto de não ter dinheiro para governar, graças ao governo federal que bloqueia mensalmente a conta do estado para extorquir o valor da divida que já foi paga 3 vezes em juros absurdos enquanto o governo perdoou dívidas externas dos países parceiros de roubalheiras, graças ao governo federal que desviou tanto dinheiro das contas da união a ponto de não conseguir pagar mais nada e cotação da nossa moeda cair em queda livre sem parar. Infelizmente só nos resta viver um dia após o outro…

19 de outubro de 2015 às 00:34

Pergunta 115: Boa noite Ed, como vai a obra? Poderia me passar a medida de distanciamento das 2 longarinas laterais do chassi (largura do chassi entre as rodas). Vou comecar a desenhar o meu brinquedo. To pensando em fazer o mesmo sistema de eixo do teu, com barra panhard, so que com bolsa de ar no lugar das molas. Abraco, Nazareno

19 de outubro de 2015 às 23:55

A coisa anda muito amarrada agora, pois o mau tempo não dá tréguas por aqui. Choveu um monte na semana passada e hoje começou a chover de novo… Estava emassando os laminados novos, mas ainda tem muito trabalho pela frente e muita chuva a caminho… Pelo menos não tem nenhuma infiltração no interior! O bom dessa chuva é que ficou fácil de procurar pelas infiltrações. O local que o trailer está fica debaixo da água, então quando preciso usar a lixadeira sou obrigado a esperar a água baixar. Passar massa é tranquilo. Hoje aproveitei e lixei a manhã inteira, mas falta metade e ainda tenho que passar muita massa antes de refazer a pintura. Estou estacionado numa etapa difícil de terminar… Ainda não mandei fazer nenhuma janela pois não adianta passar para a próxima etapa sem terminar essa. Naza, não lembro a diatância entre as longarinas, mas deve ser algo por volta de 1,40m por dentro. Ei fiz o mais próximo possível dos pneus mantendo uma bitola de 1,70m no eixo. O pneus tem uma distância externa de cerca de 2 metros e o trailer tem 2,10m.

0 de outubro de 2015 às 00:36

Pergunta 116: Entao to no caminho certo. Deixei uma distancia de 1,50 por fora, o que vai me sobrar 1,42 por dentro. Tambem pretendo fazer o limite das rodas com 2m e a carroceria com 2,10. Hoje entrei em contato com a Planefibra pra ver aquelas chapas de fibra. Eles vendem com 2,10 de largura. Calculei uns 15m corridos pra revestir todo o trailer. O melhor custo x beneficio eu achei a de 2mm de espessura. Vou colocar os valores que me passaram no meu topico pra concentrar as informacoes…