Olá conterrâneo,
Sou de Pelotas sim mas faz um par de anos que saímos do Brasil, o que explica a venda do Balão no ano passado e a busca de uma nova casa. Mas ainda visitamos a região regularmente… ou visitávamos ao menos, antes da pandemia. Com alguma sorte podemos tentar nos encontrar por lá ainda.
Quanto ao gerador, a ideia pode ficar de reserva pois pode ser útil ainda, mas de fato eu primeiro me preocuparia com o sistema primário.
A configuração sugerida parece bem razoável para começar. Alguns comentários individuais sobre os equipamentos.
Placas solares
Se os valores forem aceitáveis seria bom instalar ao menos um conjunto de placas de forma permanente no topo do veículo, principalmente se for um trailer. As placas permanentes significam que haverá energia na chegada após uma viagem, e podem evitar a conexão do alternador do veículo ao trailer para o mesmo fim. Também significa que haverá sempre um pouco de energia entrando regularmente com esforço zero.
Então, se ainda for interessante para o perfil de viagens de vocês, as placas independentes são uma boa opção sim, pois permitem que o veículo fique a sombra enquanto as placas podem ser posicionadas em qualquer lugar.
Quanto a qualidade da Dokio, apesar de nunca ter as utilizado, parecem um custo-benefício interessante. Nos comentários que vi anteriormente sobre elas parece que quanto maior a potência das placas pior são os comentários, o que eu traduzo como sendo um problema do controlador: o controlador é PWM, então conforme a potência das placas aumenta o controlador simples que vem com elas não consegue entregar a potência à bateria de forma satisfatória. Então talvez seja bom pensar em um controlador melhor eventualmente, ou mesmo integrar as placas a um controlador único a ser utilizado com as placas permanentes.
Quanto a potência das placas, 100W é pouco. Se imaginarmos 30% de perdas para cabos, sujeira, etc, ficamos com uns 5A em 13V, e isso com sol bom. Para ter uma ideia do significado disso, se a geladeira consumir 6A quando ligada, e ficar ligada 1/3 do tempo, já se vão 48Ah por dia (6A/3 x 24h = 48Ah). A potência das placas precisam compensar esse consumo com uma boa folga para o resto do uso.
Bateria
105Ah é um bom começo, mas de fato uma segunda bateria é aconselhável se possível. No Balão nós começamos com duas de 63Ah, e após algumas experiências práticas optei por colocar mais uma, fechando os ~190Ah. Usamos por bastante tempo, com frequência desconectados da energia externa, e não sentia falta de mais. Chegamos a ficar 3 ou 4 dias estacionados a sombra antes de termos de sair para recarregar.
Nossas baterias eram da série Nobreak da Moura, e posso recomendá-las. Duraram muito bem, e recém esse ano o @Eugenio foi substituir as originais que compramos em 2015.
Vale uma atenção especial ao espaço das baterias. Na época optei por baterias de 63Ah porque eram mais fáceis de acomodar e transportar. Para fazer uma conta rápida, no caso de chumbo-ácido podemos dividir por quatro a capacidade: 105Ah são mais de 25kg.
Bombas Shurflo
Boa marca. Duas provavelmente significa que uma é para água quente e outra para fria, o que é melhor com os aquecedores de passagem. Essa opção também é interessante porque em viagens longas há uma forma emergencial de resolver um problema maior unindo as duas saídas e desabilitando uma das bombas.
Geladeira
93 litros é pequena mas imagino que seja compatível com o espaço disponível. Talvez o espaço restrito limite também a adição de mais baterias, mas por outro lado talvez a geladeira consuma menos também. São perguntas boas de se fazer ao fabricante.
Climatizador
Imagino que seja a base de evaporação de água? Como eu sempre morei em cidades úmidas toda a vida, não consigo imaginar o uso desse tipo de climatizador. O problema normalmetne é tirar a água, não colocar.
Inversor
1000W já vai dar para rodar muita coisa. Só é bom lembrar que equipamentos que tenham indução (com motores) precisam de um pico de corrente alto no início, que chega a 5 ou 7 vezes a potência nominal do equipamento. Se der tempo e a diferença de preço for pouca para um de 1500W, 1800W, ou 2000W, pode ser uma boa opção. Se não, também não é um grande problema e pode ser uma atualização futura se realmente necessário.
E acho que é isso…
Respondendo a pergunta sobre a autonomia, não vai dar para ficar desconectado por muito tempo com esse equipamento, mas são pequenos detalhes. Sem grandes consumidores (microondas, ar condicionado, etc), é fácil melhorar um pouco e ter uma boa autonomia.
Se precisar de mais alguma informação é só escrever que estamos sempre por aqui.
Abraço!