Legal, Eduardo! Um dia que fui a Pelotas te vi num posto de combustível ali no Povo Novo, junto com uma Ranger rebocando um KC380.
Parte do chassi do Rubi também já recebeu alguns cuidados, foi escovado com a retífica manual e pintado. Depois disso reinstalei as sapatas de apoio e a lança. O cilindro mestre de freio também foi recuperado.
Nesse meio tempo a bomba d’água apresentou um vazamento que foi resolvido com uma boa limpeza. O problema era uma oxidação na carcaça. Remontei aplicando silicone para preencher as imperfeições criadas pela oxidação e até agora não apresentou mais vazamentos.
Retiramos toda a vedação velha das janelas e depois de uma boa limpeza colocamos borrachas novas.
Onde originalmente ficava o Boiler agora é a caixa das baterias. Confeccionei esta caixa em alumínio e vedei ela com PU. Construí também um suporte para fixar as baterias utilizando perfis de alumínio e uma barra roscada.
Ainda falta fazer a porta da caixa das baterias, provisoriamente tapei com um adesivo.
Gaveta do ar condicionado:
Instalação dos para-lamas:
Acabamento para esconder as mangueiras do aquecedor:
Na última semana de janeiro iniciamos uma corrida para terminar o trailer em tempo com intenção de acampar no feriado de 02 de fevereiro. Conseguimos terminar tudo que era indispensável para sair às 14 horas do dia 03 e já saímos para o primeiro acampamento com o Rubi!
Em função da correria, não registrei mais fotos de nenhum detalhe da reforma. Segue então algumas fotos do nosso acampamento:
A reforma ainda não acabou, pois ainda tem diversos detalhes para fazer. Um dos detalhes que fiz foi transformar um lampião que eu tinha comprado pro antigo trailer e nunca usei, em um abajur 12v.
Depois desse acampamento já saímos algumas vezes só para rodar com o trailer. Isso rendeu mais algumas fotos, agora com o toldo e mais alguns perfis instalados:
Agora com calma vou terminar os últimos detalhes. Logo volto a compartilhar com vocês algumas questões que considerar relevantes.
Grande abraço!
Seu Rubi esta muito novo, acho que é o Rubi mais lindo que já vi!, estou agora com calma a caça de um novo rebocador, sua xterra vai bem? possui manutenção barata? seu conjunto esta muito top.
Bah, quanta foto legal… até já me dá saudade da estrada de novo.
Matheus, quanto aos detalhes da geladeira, fiquei um pouco chateado de fato. Como eu consegui deixar funcionando mais ou menos, eu nunca parei pra arrumar, e realmente achava que era alguma bobagem que havia ficado incorreta, e não uma matação proposital dessa natureza. Que pena…
Quanto aos 9.6V não me preocupa tanto… também tenho a geladeira ligada da mesma forma, na saída do controlador de carga, e mesmo se não tivesse deve ser fácil de ajustar.
Vou ter que dar uma olhada com calma. Se não achar uma alternativa boa, provavelmente vou tentar usar um sensor PIR dos pequenos, um LED, e uma pilha. Devido ao uso, deve durar bastante.
Eduardo, obrigado!
Em relação a Xterra, na época que comprei (dezembro 2014) ela foi a que mais me agradou dentre algumas opções. Eu queria uma camionete 4x4, diesel e com o mínimo de eletrônica na parte de motor e caixa.
A minha é 2004, equipada com motor MWM Sprint 2.8 com bomba injetora mecânica, mesmo motor utilizado em alguns modelos de S10, Blazer, Troller, Marruá… A partir de 2005 a injeção é eletrônica.
A seleção de opção de tração é manual e o sistema de roda livre original é automático, mas eu substituí por um sistema manual para poder utilizar a reduzida tracionando somente no eixo traseiro, o que me facilita em manobras com o trailer.
Na minha opinião ela reboca bem. Para o meu antigo eldorado ela tinha força de sobra, com o Rubi esta sobra diminuiu bastante, mas ainda assim tem um bom desempenho.
Quanto ao custo da manutenção, comprei ela com 110mil Km rodados e preventivamente substituí todos os filtros, fluído de arrefecimento, óleo dos dois diferenciais, da caixa de cambio, da caixa de tração e do motor. Na troca do óleo do motor já identifiquei um problema, o cárter é de alumínio e haviam danificado a rosca do bujão de escoamento do óleo. Contatei a revenda e eles cobriram essa despesa do carter.
Em julho de 2015 ela começou a demorar para ligar. Conversei com o mecânico e com alguns conhecidos que tem veículos com este motor e me explicaram que em função do desgaste, a bomba injetora começa a ter dificuldade para puxar o diesel do tanque na hora da partida e que neste caso algumas pessoas instalam uma bomba elétrica antes da bomba injetora para resolver este problema.
Eu preferi levar no bombista e realizar uma manutenção na bomba injetora. Ficou perfeita.
Depois disso fiz uma manutenção nos freios que estavam começando a apresentar desgaste e troquei a correia de acessórios e o tensor desta.
O arranque no meio do ano passado também entrou nesse baile é mandei dar um trato nele.
Considero todos estes problemas normais pela quilometragem e idade do veículo.
Não lembro os valores exatos de cada manutenção, não é das piores mas não dá pra chamar de barato.
Pra ter uma idéia, a cada 5mil Km eu troco o óleo do motor e o filtro, vai cerca de 7 litros de óleo.
Na minha antiga Ranger Sport 2.3 gasolina eu usava óleo semi sintético, trocava a cada 10 mil Km, ia cerca de 4 litros.
Não sei se consegui te ajudar em relação a Xterra, mas se tiver outras dúvidas é só perguntar!
Gustavo, acho que essa saudade da estrada é inevitável! Sempre que vejo fotos aqui no fórum sinto vontade de viajar.
A questão da geladeira me chateou bastante. Questionei a Refrináutica e eles não se deram nem ao trabalho de me responder. Preferi resolver eu mesmo o problema para evitar maiores transtornos.
Uma pena eu não ter relatado antes sobre este problema aqui no fórum, certamente teria resolvido de forma mais prática com tua dica do sensor PIR.
OLÁ Mateus, estou começando pesquisar fazer comprar uma pick up mas a gasolina por ter manutenção barata, seguro total mais barato e impostos, sei que o carro diesel é muito melhor em questão de torque e vida útil do motor, mas estou vendo algo como s10 a gasolina, ranger a gasolina, coisa deste tipo, mas parabéns pela xterra muito bonita, um conhecido de porto alegre tem uma diz ele que muito forte como um trator, abraço tudo de bom.
Estreia do Rubi pós reforma heim Matheus? Ficou uma verdadeira jóia! Meus parabéns pelo magnífico trabalho! Imagino o quanto foi gratificante para vcs as horas de trabalho dedicadas às melhorias efetuadas e após pegar a estrada com tudo nos conformes…
Show amigo!
Parabéns Matheus, lindo demais!
Fabuloso trabalho, uma obra de arte da recuperação de Trailer com maestria única; de novo, parabéns, e grande abraço!
Dardo.
Xará, se conselho fosse bom, se vendia, mas não lhe cobrarei nada por isso. Sugestão de quem viveu e vive veículos a diesel e gasolina. Picape a gasolina no Brasil não compensa, principalmente para rebocar um trailer.
Não aguentarás ela por um ano. Compensa mais pegar um modelo mais antigo e pegar a diesel com 4x4. Na hora de vender uma picape a gasolina, a desvalorização será absurda e a grande maioria das revendas não pegam para troca, e quem pega não quer te dar nada por elas. Para se livrar do consumo elevado, acabarás entregando a preço de banana. Manutenção de um MWM sprint 2.8 pode ser equivalente a um motor a gasolina 2.8, os impostos são pelo valor de mercado, pegando um modelo um pouco mais antigo com valor equivalente, terás o mesmo custo. O seguro não tem como fugir, mas o seguro de picape a gasolina também é caro só por ser picape.
Por “pior” que seja a picape a diesel, tu ficas com ela por pelo menos 5 anos de boa, já uma a gasolina não ficas por mais de 1 ano se botares para puxar um trailer e ver um consumo de 5km/l na gasolina enquanto se fosse diesel faria 8km/l.
Uma S-10, Frontier, Hilux ou Ranger com 10 anos de uso a diesel, ainda são superiores a modelos novos a gasolina.
Prezado Matheus vc já viu com era a iluminação das geladeiras duplex a gás originais dos trailers? Eram a pilha cheguei a adaptar uma lâmpada de led com uma bateria 9v e funcionou bem o problema é que a seguir a geladeira pifou uma pena. Abraço
Carlos, obrigado! Realmente ficamos muito felizes com o resultado da reforma. Abraço!
Obrigado pelas considerações, Dardo!
Grande abraço!
Carlos, não conheci este sistema das duplex a gás.
Valeu pela dica!
Gosto muito do fórum, justamente por compartilhamos as informações de forma que futuramente outros poderão se beneficiar delas. No meu caso resolvi de uma forma, mas lendo aqui no fórum outro campista já encontrará mais de uma ideia de solução.
Abraço!
Olá pessoal!
A fim de proteger a frente do trailer, vinha pensando em fazer para-barros para a X-terra, mas quando vi o tópico “Enlonamento de Trailers! Tire suas conclusões!” criado pelo @Carlos aqui no fórum, me veio a idéia de fazer uma proteção frontal para o trailer, tipo aquelas proteções que alguns colocam na frente do carro durante as viagens para proteger de insetos e pedrinhas.
Aproveitei que o friso superior da frente do trailer tem aquela canaleta para colocar toldo e iniciei a fixação da proteção por ali. Usei tecido napa, cola vinil e um plástico transparente no lugar das lanternas inferiores.
Fiz a proteção de forma que tapasse as sapatas de apoio para evitar que elas acumulem areia.
Não sei o quanto este tecido vai aguentar, mas gostei que não descaracterizou muito o trailer.
Segue algumas fotos do resultado:
Buenas Matheus!
Ficou muito bom, e não descaracteriza mesmo, além de proteger toda a parte dianteira do trailer, muito bem bolado!
Grande abraco Matheus!
Dardo.
Muito bacana, Matheus! Estava bem desatualizado da reforma do seu Rubi, me inteirei agora… rsrs. Que beleza! Que riqueza de detalhes! Parabéns!
Abraços!
Que idéia legal essa da proteção, Matheus. Além de proteger contra pedras da camionete, protege contra material jogado pelos demais veículos. Show!
Como andam as funções com o trailer? Curtindo o inverno com ele já?
Buenas Matheus!
Ficou muito bom, e não descaracteriza mesmo, além de proteger toda a parte dianteira do trailer, muito bem bolado!
Grande abraco Matheus!
Dardo.
Obrigado pelas considerações, Dardo!
Grande abraço!
Muito bacana, Matheus! Estava bem desatualizado da reforma do seu Rubi, me inteirei agora… rsrs. Que beleza! Que riqueza de detalhes! Parabéns!
Abraços!
Fala, @Davi ! Há quanto tempo não conversamos. Acho que a ultima vez que nos falamos eu não estava nem na metade da reforma! Não que a reforma tenha chegado ao fim, mas ta quase lá, tem só alguns detalhes pendentes. Isso se eu não inventar de mudar algumas coisas…
E aí, tens ido acampar com o brilhante!?
Grande abraço!
Que idéia legal essa da proteção, Matheus. Além de proteger contra pedras da camionete, protege contra material jogado pelos demais veículos. Show!
Como andam as funções com o trailer? Curtindo o inverno com ele já?
Então Gustavo, aproveitei essa proteção pra resolver também o problema da água que entra por essa tampa frontal em dias de chuva com o trailer em movimento.
A vedação da tampa não é perfeita e não consegui modificar muita coisa na reforma…
Tem o inconveniente de ter que desprender a proteção para abrir a tampa, então tenho procurado deixar neste maleiro as coisas que uso pouco, deixando as mais usadas no maleiro lateral.
Não tenho tido oportunidade de acampar, tem rolado no máximo umas voltas com o trailer na cidade no fim de semana, pra não perder o costume de rodar.
Agora em julho vou tentar fazer algum passeio de pelo menos uns três dias, vai ser o primeiro acampamento de inverno no Rubi…
Abração!