Nossa próxima casa móvel

Então pessoal, em resposta a pergunta do Giuliano e já para criar um tópico sobre o assunto, estamos em busca da nossa próxima casa móvel, que se tudo der certo será um motorhome. Inicialmente buscávamos um trailer novamente, mas depois de pesquisarmos um pouco e pensarmos muito a respeito percebemos que nosso propósito agora é outro. Queremos um veículo para rodar mais, para conhecer lugares e cidades, e as cidades antigas tem ruas tortuosas e apertadas. Então priorizamos mobilidade e agilidade.

Depois da pesquisa, a lista de requisitos fundamentais para o veículo que procuramos ficou mais ou menos como segue. Já preparamos sabendo que teríamos que ceder em alguns pontos devido ao tamanho, então organizamos mais ou menos por ordem de prioridade:

  1. Entre 6 e 7 metros e estreito para rodar e estacionar com facilidade
  2. Que seja confortável para dormirmos – dormir mal estraga qualquer viagem
  3. Que não tenhamos que fazer e desfazer camas diariamente
  4. Que a sala fique ao menos parcialmente disponível para quem acordar a noite
  5. Algum tipo de separação para o chuveiro de forma que não molhe todo o resto
  6. Que tenha algum conforto térmico – queremos andar no quente e no frio
  7. Uma autonomia razoável para podermos ficar desconectados por alguns dias

E é isso… parece muito, mas deixamos muita coisa de fora pois do contrário a busca se torna impossível. Por exemplo, não há forno, microondas, máquina de lavar, ou grandes exigências na cozinha, e nem pensar em chuveiro separado. Aliás, pelo que percebi a primeira coisas que sofre quando o espaço diminui é o banheiro. Há muitas opções onde ou não há área de chuveiro alguma, ou ela consiste em uma cortina que protege o resto. Acredito que o pessoal esteja acostumado a usar a infraestrutura dos campings, mas para nós é indispensável o banho autônomo.

Por essas razões estamos buscando opções de forno e de máquina de lavar que não sejam integradas, sejam leves, e também substituíveis.

Já vendemos o Balão e a camionete que usávamos para rebocá-lo, e gostaríamos de resolver isso meio em seguida, pois optamos por comprar um carro muito simples e barato para as voltas do dia a dia, já pensando que depois teria que vir algo apropriado para um trailer, ou um motorhome, para podermos viajar.

Mas, parece que o mundo tinha outros planos. Com todo esse caos não sei se vamos conseguir resolver isso a tempo do próximo verão.

Seguimos na luta, e depois voltamos com as cenas dos próximos capítulos.

3 curtidas

Buenas!
Torcendo para que dê tudo certo, e o Motor Home seja tudo o que vocês esperam dele.
Espero seguir teus passos, embora como você bem fala, o cenário está bem difícil…:thinking:
Um grande abraço!

Dardo.

2 curtidas

Atualizando aqui então, conforme como comentei na conversa do tópico do Dardo, demorou um pouco mais que o esperado mas no final deu tudo certo. Depois de muitas pesquisas como mencionei acima, nós havíamos encomendado o veículo de fábrica através do representante local em outubro do ano passado, e deveria ter chegado em março, justo quando a função da pandemia começou a apertar pela Europa. Acabamos por conseguir pegá-lo no final de maio somente, o que me deixou muito feliz pois já estava a ficar preocupado com a possibilidade de faltar equipamentos na fábrica devido a quebra da cadeia de produção.

A Felícia, como a batizamos, é um motorhome integral pequeno, de 7 metros, que preenche todos os requisitos principais que delineamos acima. Comparando com o Balão, o espaço interno é bem menor é claro, pois os 7 metros do Balão são todos para a casa, enquanto que na Felícia está ali tanto o veículo quanto a casa. É muito ágil, e também confortável para dormirmos todos, mas não é tão bom para ser uma casa estabelecida quanto era o Balão. Enfim, cumpre bem os objetivos que colocamos, e é claro que estamos gostando muito de ter uma casa móvel novamente, dois anos depois.

Aqui aparece ela no seu habitat natural. :smile:

Aos poucos vou comentando sobre as novas experiências.

Abraço a todos!

2 curtidas

Demais!
Parabéns, longa vida à Felicia!
Abraços Gustavo!

Dardo.

2 curtidas

Show…
Parabéns pelo esforço e dedicaçao , felicidades mil a família !!!
Abração

2 curtidas

Show @Gustavo!
Bota uma foto “de corpo inteiro” da Felicia aí pra não nos matar de curiosidade homi!!!

3 curtidas

Atendendo a pedidos então, @Giuliano_mo :smile:

Eis a menina Felícia de corpo inteiro em uma parada rápida que fizemos em uma viagem recente. Rápida mas muito oportuna! Bendita sombra em um dia de mais de 40 graus:

Olhando assim parece maior do que realmente é. São somente 7 metros de extensão.

2 curtidas

Belíssima! :star_struck:

2 curtidas

Show @Gustavo muito bonita a Felicia!!!
Aproveitem muito!!

2 curtidas

Lindíssima @Gustavo !!! Parabéns e felicidade a família !!! Aproveitem ao máximo e vai postando todas as aventuras !!!

2 curtidas

Muito obrigado pelos comentários!

1 curtida

Que legal, Gustavo!
A Felícia me parece muito bacana, inclusive fiquei curioso pra conhecer mais detalhes como interior da casa, mecânica, sistema elétrico, entre outros. :grin:
Se quiser nos contar mais, eu ficaria contente.
Desejo que a família vivencie belos passeios a bordo da nova casinha!
Abraço!

3 curtidas

Obrigado pela mensagem, Matheus. Com certeza vamos compartilhar mais detalhes conforme o tempo e as questões interessantes vão aparecendo.

O layout dela é relativamente simples, e como pode se perceber o espaço realmente é pequeno:

Para nós o que há de especial é que conseguimos neste espaço restrito reunir as questões mais importantes que mencionei acima.

Na parte elétrica também não há nada de muito especial. Temos até pouca energia solar (180W somente), mas como o frigorífico é dos chamados “three-way” a base de amônia, que funcionam a gás, 12V, e 230V, temos uma autonomia energética bem razoável pois quando estamos sem energia externa o gás nos permite ficar sem o consumo regular dos ~6A do refrigerador. Esses frigoríficos são muito comuns na Europa. É mais difícil ver um motorhome com frigorífico a compressor 12V do que destes.

O problema que temos atualmente em termos de energia é recarregar as baterias, pois infelizmente o local onde ela dorme não tem energia externa. Mas já estou bolando algo para resolver o problema.

E por aí, como anda o trailer?

Abraços!

2 curtidas

Legal Gustavo!

Antigamente praticamente todos os trailers brasileiros usavam também geladeiras que trabalhavam com esse sistema de absorção e essas três possibilidades de funcionamento 12v, 110 ou 220V e gás, mas hoje só se vê por aqui nos trailers importados.

Há um tempo atrás cheguei a ouvir histórias de campistas que tiveram problemas com essas geladeiras e até em função disso vi outros campistas abandonarem as suas geladeiras a gás.
Eu tive uma e testei varias vezes o sistema de segurança que cortava o gás caso a chama apagasse e sempre funcionou bem, então não via motivos pra me preocupar.
Meu tio também tem uma no trailer dele até hoje e gela super bem.

Quanto ao trailer, por aqui no momento não estou saindo com ele por alguns motivos, dentre eles a resolução que alterou as regras para reboque de trailer com a CNH categoria B. A ultima vez que saímos para acampar foi perto do carnaval desse ano.
Vou aguardar mais um pouco antes de mudar a categoria da minha habilitação para ver o resultado das ações que alguns já tomaram em relação a isso. Espero logo poder voltar a rodar com o trailer!

Abraço!

2 curtidas